Você sabia que você pode viver num bairro flutuante? Pouco a pouco, as ondas de pessoas que decidem viver num barco estão aumentando. Na Espanha, por exemplo, os números mostram um aumento na venda de barcos que podem ser usados como alojamentos. É claro que, antes de tomar tal decisão, você deve primeiro conhecer algumas das vantagens e desvantagens que acompanharão sua experiência a bordo.
Tabela de Conteúdos
✅ Vantagens de viver num barco
Tudo isso pode começar com o fato de que você não precisa pagar uma hipoteca ou aluguel, uma grande vantagem que está sendo aproveitada tanto por jovens quanto por aposentados. Você também desfruta do ar limpo e fresco do Mediterrâneo, o que lhe permitirá permanecer em boas condições físicas e mentais, pois a tranqüilidade o ajuda a esquecer o estresse, sempre longe do alvoroço das ruas.
Se você tiver alguma dúvida sobre o conforto antes de mergulhar, gostaríamos de informá-lo que estes barcos estão equipados com quase tudo o que você teria em uma casa em terra. Sua casa flutuante pode ser equipada com uma cozinha, churrasqueira, máquina de lavar roupa e até mesmo uma lareira a lenha. Naturalmente, tudo depende das capacidades do barco.
A isto você deve acrescentar a economia de não ter que pagar pela eletricidade, pois tudo pode ser alimentado por painéis fotovoltaicos, e até mesmo melhorar seu desempenho com um sistema de energia eólica.
Como você pode ver, você só tem que se preocupar com o custo dos alimentos, algo em que sua casa marítima será uma grande aliada. Dizemos isto porque você pode oferecer viagens de fim de semana para casais, ganhando cerca de 500 euros cada vez. Um grande lucro, se considerarmos que as despesas mensais com alimentação são geralmente em torno de 450 euros.
Se todas essas vantagens não forem suficientes, observe que seu local de residência pode ser tão grande quanto o mar, e você pode se mudar para qualquer lugar do mundo quantas vezes e quando quiser.
❌ Desvantagens de viver num barco
Como você tem que notificar as autoridades portuárias antes de iniciar a vida em um navio, você pode enfrentar alguns obstáculos administrativos. Eles sempre encontram maneiras de limitar as condições de vida dos navios nas áreas portuárias. Você deve tomar nota para certificar-se de cumprir absolutamente com toda a documentação e condições relativas à segurança marítima.
Você também deve estar ciente de que se você não tiver conhecimentos suficientes sobre mecânica e outros aspectos da manutenção de barcos domésticos, verá os custos destes serviços já caros aumentarem.
Outra desvantagem é que você terá que ficar de olho nos fenômenos relacionados ao tempo, especialmente se decidir navegar ao redor do mundo.