Viver no presente

Para viver no presente, temos que deixar para trás o passado. A idéia não é apagá-la ou eliminá-la, pois assim como existem memórias desagradáveis, existem outras muito gratificantes que enchem nosso presente de prazer. Trata-se de deixar ir e aceitar que o passado se tornou um pensamento que evocamos espontaneamente, e não uma experiência real. Para ajudá-lo a fazer isso, aqui estão algumas dicas de como viver no presente.

viver-no-presente

🧘‍♀️ 8 chaves para viver no presente

Estabelecer metas a curto prazo

Isto o ajudará a perceber que você é capaz de atingir os objetivos que estabeleceu para si mesmo. É melhor estabelecer metas que você possa atingir rapidamente, pois à medida que as atingir, você fortalecerá sua auto-estima e melhor valorizará cada minuto de sua vida.

Melhore sua resiliência

Mostre ao mundo que você é capaz de superar as adversidades. Isto aumentará sua auto-estima, e será mais fácil para você entender que o que aconteceu é história, e o que você precisa fazer é concentrar-se no que está acontecendo neste momento.

Tenha sempre em mente os momentos de adversidade de seu passado.

Embora possa parecer contraditório, para viver no presente, você não pode bloquear os eventos vividos no passado, pois eles gerarão maus sentimentos em seu subconsciente. O que você deve fazer é aceitá-los e seguir em frente. Nunca os esqueça, mas também não os deixe ser um obstáculo.

Não julgue o passado

Marcar uma memória como «má» nos fará evocá-la no presente de uma maneira pior do que realmente era; é por isso que é melhor apreciá-la, lembrá-la e não julgá-la. Isto também o ajudará a se perdoar pelo que aconteceu e a seguir em frente.

Faça o exercício do perdão

Isto se baseia em deixar ir o ódio para o que aconteceu e para as pessoas envolvidas nele. Se você realmente quer ser feliz, você tem que aprender a perdoar. Lembre-se que o ódio é amor podre, e se você se agarrar a ele, tudo o que fará é apodrecer sua alma e, portanto, seu presente e futuro.

Criar uma rotina de exercícios

Não há melhor amigo do que a atividade física. Isto não só trará benefícios para sua saúde física, mas também para sua saúde mental, pois você elevará sua auto-estima e esquecerá todas as coisas ruins que aconteceram com você. Uma hora no ginásio ou praticando um esporte com seus amigos é suficiente para desconectar e reiniciar seus pensamentos, para que você possa se concentrar em viver e apreciar o que está acontecendo agora.

Esteja ciente de onde você coloca sua atenção

Viver no passado torna impossível aproveitar o agora. Concentre-se especialmente no que está acontecendo ao seu redor neste momento; pense nos toques que você recebe, nos bons amigos que você tem, e especialmente em você mesmo e em como você é valioso.

Pense que a vida é curta e que há apenas uma vida.

Pode parecer um clichê, mas a realidade é que a vida é muito curta para se perder o tempo que se tem pensando no passado. Você só tem uma chance e deve aproveitá-la ao máximo, e para isso deve viver cada segundo como se fosse seu último, sabendo que cada minuto é um presente e que não importa o quanto você tente, você não pode voltar ao passado. Portanto, esqueça de ontem e viva no presente.