Vivendo em uma autocaravana

Você quer que sua casa tenha rodas? Bem, este artigo foi concebido para pessoas que, como você, têm brincado com a idéia de viver em uma autocaravana. Estas casas móveis têm evoluído com o tempo, e hoje em dia elas permitem desfrutar de confortos como cozinha, microondas, geladeira, televisão, quartos e até chuveiros, todos distribuídos em até três quartos diferentes. Aqui estão as vantagens e desvantagens que você encontrará ao escolher este tipo de solução de moradia.

viver-em-uma-autocaravana

✅ Vantagens de viver em uma autocaravana

Se você se pergunta se esta é uma maneira de economizar dinheiro, é porque você já sabe como alguns aluguéis são caros. Acrescente a isso toda a economia em serviços públicos como água, eletricidade e taxas de condomínio. E esqueça as hipotecas. Em resumo, a questão da economia de dinheiro tem levado cada vez mais pessoas a escolher esta alternativa como uma forma de evitar os altos preços do mercado imobiliário.

A próxima coisa a ser levada em conta é que você ganha muito em termos de mobilidade, o que é muito importante especialmente durante as férias, pois com uma autocaravana você pode viajar para qualquer lugar dentro ou fora do país. E aqui voltamos ao tema da economia, porque você não terá que gastar um centavo em hotéis.

Onde quer que você vá ou onde quer que esteja, você pode sempre preparar os alimentos a seu gosto e conveniência, pois não só tem uma cozinha como em qualquer outra casa, mas também tem uma geladeira para armazenar os ingredientes para suas refeições.

❌ Desvantagens de viver em uma autocaravana

É claro que viver em uma autocaravana também tem seus inconvenientes, e tudo pode começar com a necessidade de adaptar-se a viver em um espaço apertado, onde tudo parece estar amontoado. Isto faz você se sentir na melhor das hipóteses forçado a ser muito organizado, especialmente se você vive com outras pessoas, sejam elas amigos ou familiares.

Muitas pessoas desistiram da idéia apenas por imaginar alguns dos desconfortos da vida cotidiana. Por um lado, o fato de que você pode estar constantemente se deslocando de um lugar para outro o força a chocar e nivelá-lo, verificar o nível da água potável e nunca deixar de esvaziar o tanque de águas residuais e outros resíduos.

Outra coisa é que você tem poucas oportunidades de passar muito tempo em “casa”, e a maior parte de suas atividades será feita na área ao redor. Quando for sua vez de lavar a roupa, você será obrigado a permanecer vigilante, pois terá que pendurá-la para secar do lado de fora.

Na mesma linha, se você levar em conta que não pode estacionar sua casa móvel dentro de áreas urbanas, você será forçado a passar a noite em áreas não lotadas e isto cria preocupações adicionais de segurança.

Você pode sentir algum desânimo quando perceber que sua casa motorizada não está conectada a nenhum sistema de esgoto, nem tem um abastecimento geral de água ou eletricidade.

O custo de aquisição é freqüentemente alto e os custos de manutenção não são acessíveis para todos. Acrescente a isso outras despesas, como seguro anual e imposto de circulação, juntamente com outros gastos que você terá tempo para descobrir.

Há muitos que passaram por essa experiência e estão mais do que satisfeitos, mas há também aqueles que perceberam com o tempo que é melhor procurar um aluguel em uma área barata de sua cidade ou procurar uma casa rural quando vão de férias.

Como é viver em uma motorhome? No vídeo a seguir, este casal explica tudo sobre este modo de vida incomum, que está ganhando cada vez mais seguidores a cada dia: