Dicas para viver em paz

A preocupação em encontrar maneiras de viver em paz conosco mesmos e com os que nos rodeiam é freqüentemente um assunto negligenciado por muitos. Sabemos que o mundo está tão cheio de complexidades, onde todas as nossas preocupações estão focalizadas em questões como trabalho, dinheiro ou simplesmente gerenciar nossas atividades diárias da melhor forma possível. Entretanto, nada disso pode ser uma desculpa para deixar de lado a busca pela paz interior. Não pretendemos de forma alguma condicionar sua viagem pelo caminho que leva à harmonia espiritual, mas deixamos a você algumas idéias e dicas para viver em paz, que esperamos que o ajudem a dar os primeiros passos.

viver-em-paz

Dicas para viver em paz

Ao atingir esse estado individual de paz, você será capaz de projetá-lo para tudo ao seu redor, irradiando um sentimento virtuoso de que somente aqueles que o sentem sabem o que é.

Seja você mesmo

Para alguns, esta pode ser uma expressão tão vaga que já parece um clichê. Entretanto, o conceito nunca perderá sua força enquanto houver pessoas que procurem se conhecer, o que é o primeiro passo para a paz interior. Quando você faz isso, você não apenas projeta uma imagem de honestidade aos outros, mas também evita a tentação de fingir afeto. Mas seja gentil com você mesmo.

Viver tudo com alegria

Quaisquer que sejam as circunstâncias que surjam em seu dia-a-dia, há sempre algo por perto para lembrá-lo da beleza da vida. Quando você descobre isto, sua energia positiva recebe um grande impulso que o ajuda a se relacionar melhor com o mundo, um lugar que nunca deixará de ser bonito.

Amar, não controlar os outros

Tenha sempre em mente que as relações com aqueles ao seu redor em seu círculo interno nunca devem ser baseadas no controle do(s) outro(s). Quer você perceba ou não, esta é uma das formas mais comuns de fazer os outros sofrer, o que se traduz em sentimentos negativos que, de alguma forma, estarão chegando até você.

Mudança para o mundo

“Aquele que ama verdadeiramente o mundo, transforma-se para gostar dele”. Esta frase do ganhador do Prêmio Nobel alemão Thomas Mann não o convida a viver convencionalmente, mas a adaptar seu comportamento de modo a não causar desconforto desnecessário ao seu ambiente. Isto levará à empatia com muito mais pessoas.

Pratique o perdão

A prática do perdão é talvez a melhor maneira de viver sempre no presente. Quanto menos se olha para trás, menos razões se tem para olhar para o futuro. Você sabe que os sentimentos de vingança são um produto da constante lembrança de episódios desagradáveis.

Não procure descobrir as falhas de outras pessoas

Esta é uma das formas mais “eficazes” de se comparar com outras pessoas. Se você fizer isso com muita freqüência, não demorará muito para que você obtenha complexos que não o beneficiem de forma alguma em sua busca pela paz interior.

Prática de tolerância

O mundo moderno tornou possível que hoje praticamente nenhuma sociedade seja homogênea. Quando você aceita isto, aprende a viver sem aqueles preconceitos que têm sido a causa de muitos atos de violência, a começar por sua forma verbal. Isto é de vital importância para o crescimento espiritual e a paz de espírito.

Aprenda a ouvir

Poucas pessoas são capazes de perceber como é importante saber ouvir os outros. Se você pudesse ouvir todas as pessoas do mundo, você aprenderia bilhões de coisas. Cada um e cada um deles tem algo a dizer. Seja uma dessas pessoas.

Refletir

Cada novo dia faz questão de refletir sobre uma situação particular, não importa o quão simples ou complicada ela possa parecer. Isto o ajuda a aprender a pesar os diferentes ângulos a partir dos quais você pode tirar conclusões em diferentes situações.

Buscar a paz interior

Não há como argumentar que cada um pode ter sua própria maneira de alcançar a paz interior. Se você ainda não definiu um para colocar em prática, você pode começar evitando ações que criam remorso, um sentimento que leva muito tempo para ser superado.

Como dissemos no início, viver em paz dependerá em grande parte de se você está ou não disposto a fazer disso uma prioridade. Se você gostou de nossas sugestões, não há necessidade de fazer disto um guia passo a passo. Você é único, e portanto o único que pode decidir como iniciar seu caminho para a harmonia total com todos os seres vivos ao seu redor.