Pensando em ir para o Japão sem um bilhete de volta? Neste posto lhe fornecemos todas as informações sobre os requisitos para viver no Japão, que esperamos lhe ajudar a conhecer os diferentes tipos de vistos e autorizações para permanecer na “Terra do Sol Nascente”.
Tabela de Conteúdos
📄 Autorizações de entrada e residência para morar no Japão
Quando você estiver prestes a entrar em qualquer outro país que não seja o seu, é importante ser claro sobre os procedimentos legais a fim de evitar problemas com as autoridades de imigração. Isto torna necessário conhecer a legislação particular de cada nação, portanto, você deve tomar nota dos seguintes aspectos antes de sua chegada ao Japão.
Como entrar legalmente no Japão
Para entrar no Japão, como em qualquer outro país, você precisa de um visto. Ao entrar, você deve informar as autoridades sobre os motivos de sua visita, com base nos quais você pode obter uma autorização temporária de permanência. Tenha em mente que para os costumes japoneses os termos visto e autorização de permanência são duas coisas diferentes. O governo emite três tipos de autorizações dependendo da duração da estadia (15 dias; 30 dias; e 90 dias).
Entretanto, existem acordos de reciprocidade com alguns países, que permitem aos nacionais desses países entrar no país apenas com um passaporte válido. Se você tiver um passaporte da UE, você pode ficar até três meses no país sem visto. Alguns países da América Latina, como Argentina, Honduras, El Salvador, Costa Rica e outros também têm este benefício.
Em ambos os casos, você deve ter em mente algumas coisas antes de iniciar sua viagem. É necessário ir até a Embaixada ou Consulado japonês em seu país para obter uma permissão de entrada no país, que deve ser apresentada na chegada ao aeroporto. Para obtê-lo, você deve apresentar os seguintes documentos:
- Apresente seu passaporte, que deve ter uma data de validade de pelo menos seis meses no momento da solicitação.
- Uma fotografia semelhante à que você tem em seu passaporte.
Você deve ter em mente que a permissão de entrada não permite que você trabalhe ou estude no país, portanto, você deve prestar muita atenção à seção seguinte.
Como obter uma autorização de residência no Japão
Existem até 27 tipos de autorizações de residência para viver no Japão como estrangeiro. Por razões de espaço não podemos enumerá-los todos, e nos limitaremos a informá-lo como obter uma autorização de residência para estudar e trabalhar no país.
Como primeiro passo, você deve primeiro tomar as medidas necessárias para obter um “Certificado de Elegibilidade”. Isto só pode ser feito diretamente com a autoridade relevante dentro do país, que é o Departamento de Imigração do Ministério da Justiça do Japão.
Embora não haja nenhum custo para este documento, quando você vier como estudante, a instituição educacional cuidará da papelada em seu nome, mas exige que você cubra o custo da papelada.
Se você tiver sido contratado por uma empresa sediada no país, ela se encarregará da papelada. Mas se você não tem um contrato, mas ainda quer vir aqui em busca de um emprego, é normal contratar os serviços de especialistas credenciados para realizar este tipo de atividade, o que logicamente requer o pagamento de taxas.
Autorização de Residência Estendida para Estudar no Japão
Se você decidiu se mudar para o Japão para estudos acadêmicos, a primeira coisa a fazer é solicitar um visto de estudante de longo prazo. Se, por exemplo, você quiser entrar em uma instituição especializada em treinamento de língua japonesa, você precisa ter os seguintes documentos em mãos:
- Passaporte válido (deve ter uma data de validade de seis meses ou mais).
- Uma fotografia recente em estilo passe-passaporte.
- Certificado de Elegibilidade.
O visto de longa permanência para estudantes de língua japonesa vem com algumas características que são importantes de se conhecer de antemão. Aqui estão os mais importantes:
- O visto especifica por quanto tempo o estudante pode residir no país sob esta condição.
- Com ele você pode alugar um apartamento, abrir uma conta bancária e contratar serviços que lhe permitam desfrutar plenamente de sua estadia no país, como a telefonia móvel.
- Você pode entrar e sair do país livremente, desde que o documento seja válido.
- Autoriza você a receber até 20 horas de aulas por semana enquanto o documento é válido.
Se tomamos este tipo de visto para estudantes estrangeiros no Japão como exemplo, é porque esta é uma das formas mais fáceis de se obter uma autorização de residência de longo prazo. Uma vez que você tenha dominado o idioma, fica claro que suas possibilidades de continuar os estudos acadêmicos aumentam.
Licença de residência estendida para trabalhar no Japão
Como seu nome sugere, este é um visto com o qual você pode permanecer no país por longos períodos de tempo, quer você tenha sido contratado por uma empresa no Japão, quer você tenha solicitado um emprego no país.
Como sempre, você deve ter muito cuidado para cumprir cada um dos requisitos exigidos, a fim de evitar atrasos e outros tipos de obstáculos. Tenha os seguintes documentos prontos:
- Passaporte válido, em boas condições e com páginas de visto suficientes.
- Um formulário de solicitação de visto preenchido (avisamos que formulários com perguntas não respondidas não serão aceitos).
- Uma foto recém tirada em tamanho de passaporte, afiada e em bom estado (como gorjeta, evite grampeá-la ou grampeá-la em papel).
- Original e cópia do Certificado de Elegibilidade.
- Marque uma entrevista na Embaixada ou Consulado japonês mais próximo (na entrevista você será informado se precisar de documentação adicional).
Uma vez obtido seu visto de longa permanência, é mais fácil obter um Cartão de Residência (Cartão Zairyu), que lhe permite viver no Japão como estrangeiro com mais tranqüilidade. Suas características incluem o seguinte:
- Ele será seu principal documento de identificação enquanto viver no país como residente estrangeiro (cuide dele).
- Ela pode ser renovada por até cinco anos.
- Ela beneficia tanto aqueles que vêm para trabalhar quanto aqueles que vêm para estudar.
- Você pode solicitá-lo em quase qualquer parte do país.
- Você pode entrar e sair do país desde que sua ausência não exceda um ano sem interrupção fora do país. Nesse caso, você precisará de uma permissão de reentrada.
- Você pode alugar uma casa, abrir uma conta bancária, ter acesso a telefones celulares e qualquer outra coisa que facilite a sua vida no país.
Como informação adicional, tenha sempre em mente que as autoridades japonesas são muito rígidas quanto à segurança interna. A este respeito, você deve saber que qualquer infração ou comportamento fora das regras pode ser motivo para a revogação de seu visto, independentemente do tipo de visto.
Também é interessante saber que o Ministério da Justiça japonês simplificou os procedimentos de solicitação de visto.
Entre outras medidas, os estrangeiros não precisarão mais solicitar pessoalmente o visto de trabalho. Da mesma forma, as empresas e outras organizações que empregam estrangeiros poderão se candidatar on-line em nome de seus funcionários.
Esta é sem dúvida uma boa notícia para aqueles que desejam tirar proveito das imensas possibilidades de desenvolvimento presentes neste grande país.