Você está considerando a possibilidade de começar uma nova vida na Austrália? Para isso, você deve ter as informações necessárias e neste artigo vou lhe dar o básico para que você possa começar bem na terra dos cangurus. É por isso que sugiro que você continue lendo se quiser saber os requisitos para viver na Austrália.
Tabela de Conteúdos
Viver na Austrália em uma base temporária
Só há uma maneira de permanecer legalmente na Austrália, e que é obter um visto. Há 2 tipos de vistos, o visto temporário e o permanente. Caso você não saiba do que estou falando, vou entrar um pouco mais em detalhes e explicar o que você pode ou não fazer com cada um desses dois vistos.
O visto temporário, como seu nome sugere, tem uma data de expiração, portanto, quando ele expirar, você terá que deixar o país. Você também não terá direito a assistência médica gratuita (na maioria dos casos), portanto esteja preparado para gastar muito dinheiro toda vez que precisar ir ao médico, pois a assistência médica aqui é cara.
Existem muitos tipos diferentes de vistos temporários, mas os 3 principais são:
- Estudante: Este tipo de visto lhe dá o direito de permanecer na Austrália durante a duração de seus estudos, mas você só pode trabalhar um máximo de 20 horas por semana para pagar seus estudos.
- Working Holiday: O visto WK permite que você fique no país por um ano com a possibilidade adicional de trabalhar também, mas você só pode ficar por um máximo de 6 meses na mesma empresa. Ele só pode ser aplicado por jovens entre 18 e 30 anos de idade.
- Visto de estágio: Como o nome sugere, ele permite que você permaneça na Austrália durante o período de seu estágio, e você só pode trabalhar para a empresa onde está fazendo o estágio.
É muito importante que você não fique no país nem mesmo por um dia após a data de expiração de seu visto, pois as leis de imigração australianas são muito rigorosas, e você provavelmente nunca mais poderá colocar os pés em solo australiano.
Requisitos para viver na Austrália por tempo indeterminado
Se você quiser ficar na Austrália por um longo período de tempo ou mesmo para toda a vida, você precisará de um visto de residência permanente. É muito difícil de obter, mas os benefícios são muitos, pois além de poder ficar indefinidamente no país, você também terá o direito de trabalhar, educação e assistência médica nas mesmas condições que qualquer outro cidadão australiano.
Para obter este visto, as autoridades australianas desenvolveram um sistema de pontos. A idéia é bem simples, se você atingir X pontos você é elegível para ficar e viver na Austrália e se não, você não é. O número mínimo de pontos necessários para se qualificar para um visto de residência permanente é de 60. Os 4 fatores-chave que são mais valorizados são:
- A demanda por sua profissão na Austrália e o nível técnico de sua profissão.
- Sua idade
- Nível de inglês
- Qualificações acadêmicas
Vamos falar agora sobre o menos complexo, a idade. A idade que você tem no dia em que solicita seu visto é a idade que lhe será estabelecida. A pontuação é a seguinte:
- De 18 a 24 anos ——– 25 pontos.
- De 25 a 32 anos ——– 30 pontos
- De 33 a 39 anos ——– 25 pontos
- 40 a 44 anos ——– 15 pontos
- 45 anos ou mais ——— 0 pontos
O domínio de idiomas é outro requisito para se viver na Austrália. Para avaliar seu nível de inglês, você receberá 4 testes: leitura, audição, fala e escrita. Dependendo do seu desempenho, você será avaliado a um nível profissional ou proficiente. Os nomes podem ser confusos, então tenho que esclarecer que o nível de proficiência é o melhor.
- Nível de proficiência ——— 20 pontos
- Nível profissional ——— 10 pontos
Também tenho que adverti-lo que se eles virem que você não tem uma pista sobre o inglês, eles nem mesmo o deixarão solicitar um visto.
A experiência de trabalho é outra das coisas que dão mais pontos, mas somente a experiência em profissões especializadas e nas quais se trabalhou pelo menos 20 horas por semana conta. Para obter sua pontuação, eles analisarão seu histórico profissional nos últimos 10 anos de acordo com estas regras:
Experiência de trabalho australiana:
- Entre 1 e 3 anos ——– 5 pontos.
- Entre 3 e 5 anos ——– 10 pontos
- 5 a 8 anos ——– 15 pontos
- Entre 8 e 10 anos ——– 20 pts
Experiência de trabalho no exterior:
- Entre 3 e 5 anos ——– 5 pontos
- Entre 5 e 8 anos ——– 10 pontos
- Entre 8 e 10 anos ——– 15 pontos