Apesar de ser um dos países mais bonitos e prósperos da América Latina, viver na Argentina nos últimos anos não tem sido fácil, a menos que você tenha uma grande oportunidade de trabalho ou uma boa idéia de negócios. Entretanto, se você decidiu mudar sua residência e mudar-se para este país, aqui estão os requisitos para viver na Argentina (legalmente).
Tabela de Conteúdos
Requisitos para viver na Argentina: Tipos de vistos
Os requisitos para residir na Argentina são muito mutáveis, e são renovados de tempos em tempos, portanto é necessário estar muito atento às notícias e solicitar informações às embaixadas, consulados, escritórios de imigração e ao Ministério do Interior argentino. Atualmente, existem 4 categorias: Vistos Temporários, Vistos de Residência Temporária, Vistos Permanentes e Nacionalidade.
Em geral, tanto o visto de trabalho quanto o de estudante devem ser solicitados na Argentina pelo empregador ou pela universidade. A paciência é necessária, pois os procedimentos podem levar tempo. Além disso, as leis de imigração são bastante complicadas, por isso é necessário descobrir passo a passo. Os documentos mais freqüentes exigidos para vistos são:
- Passaporte válido por pelo menos um ano a partir da data de emissão do visto.
- Fotos do tamanho atual de passaporte
- Uma certidão de nascimento válida internacionalmente
- Um certificado de boa conduta emitido pela polícia
- Um relatório médico completo
- Uma declaração juramentada de que você não tem registro criminal, que normalmente será assinada na frente do Cônsul.
- Pagamento de taxas de solicitação de visto.
Quanto aos Vistos Temporários, estes não são necessários para algumas nacionalidades, desde que as razões para visitar a Argentina sejam para turismo ou negócios. É necessário consultar quais países não necessitam de visto, e a Espanha está entre eles, assim como muitos outros países europeus e latino-americanos. Estes vistos de curta duração são muito variados e exigem procedimentos diferentes, embora os mais comuns sejam os seguintes:
- Visto de turista: para cidadãos de nacionalidades que estão sujeitos a exigências de visto. Eles são emitidos pela Diretoria Geral de Migração e uma série de documentos deve ser apresentada, incluindo um formulário de solicitação preenchido e assinado, um passaporte válido, um bilhete de retorno ao país de origem, duas fotografias de tamanho passaporte, prova de solvência financeira e a taxa correspondente.
- Visto para atividades artísticas, religiosas, culturais, técnicas ou profissionais: Este tipo de visto, para aquelas nacionalidades que necessitam dele, é emitido por um período de 15 dias, prorrogável por mais 15 dias. Os papéis exigidos são os mesmos da seção anterior, mais uma carta da instituição para a qual trabalham, especificando o motivo pelo qual estas pessoas são enviadas para a Argentina.
Os vistos de residência temporária são os mais solicitados e os mais emitidos, são válidos por um ano, e são emitidos pelas seguintes razões: trabalho, estudos, aposentados, investimentos, tratamento médico ou programas de intercâmbio cultural.
Todos esses vistos são emitidos pela Direção Nacional de Migração da Argentina, e seu processamento custará cerca de 300 euros entre as taxas de solicitação e emissão. Os requisitos para cada categoria são comuns em alguns aspectos (passaporte, fotos, solicitação, taxas, etc.), embora variem ligeiramente dependendo das circunstâncias sob as quais o visto é solicitado. Por exemplo, para um visto de trabalho, é necessário um contrato de trabalho. Uma vez que os trabalhadores chegam à Argentina, eles são obrigados a solicitar um DNI ou CUIL (Código Único de Identificación Laboral). No caso dos estudantes, é necessário registrar-se em qualquer instituição educacional oficial argentina e fornecer um certificado de admissão em qualquer instituição educacional, validado pelo Ministério da Educação argentino.
Para os investidores, é necessário ter investido um mínimo de 100.000 pesos argentinos em atividades comerciais. Os certificados para aposentados serão emitidos para aqueles com renda mínima mensal de 2.000 pesos, e para aqueles para tratamento médico é necessário um histórico médico completo, entre outras coisas.
Os vistos de intercâmbio cultural são emitidos por um período máximo de um ano, e a instituição que envia a pessoa para a Argentina deve certificar que todos os custos estão cobertos.
Vistos Permanentes e Nacionalidade
Os vistos permanentes são aqueles que permitem a residência permanente na Argentina, e geralmente são emitidos para membros da família de cidadãos argentinos. Os papéis e formalidades exigidas são as usuais: passaporte válido em vigor, carteira de identidade do cidadão argentino parente do requerente, fotos padrão e atuais do passaporte, certidão de nascimento válida internacionalmente, certificado de boa conduta, declaração juramentada de inexistência de antecedentes criminais e pagamento das taxas correspondentes.
Para solicitar a nacionalidade argentina é necessário ter vivido neste país por pelo menos dois anos e satisfazer certas condições que seriam, em termos gerais, as seguintes: ser maior de 18 anos, ter residido continuamente na Argentina por pelo menos dois anos (que serão credenciados pela Diretoria de Migrações), fornecer uma certidão de nascimento legalizada pelo consulado argentino, uma cópia do documento de identidade e/ou passaporte, comprovante de endereço e prova de solvência econômica, entre outros.
É importante saber que a dupla nacionalidade pode ser obtida na Argentina, já que este país tem acordos de dupla nacionalidade com alguns países, incluindo a Espanha.