Seja por razões profissionais ou familiares, ou porque decidimos mudar para outro país, mudar para outro país é sempre uma decisão difícil que envolve muito esforço e papelada de antemão, até conseguirmos tudo para realizar nosso sonho. Se escolhemos os EUA como nosso local de residência, há uma série de requisitos que devemos cumprir para nos tornarmos residentes de pleno direito, e aqui oferecemos as melhores dicas para que você não fique louco e resolva todas as formalidades o mais rápido possível. Aqui estão os requisitos para morar nos EUA (legalmente).
Tabela de Conteúdos
Requisitos para residência permanente nos Estados Unidos
Na Embaixada ou Consulados americanos de qualquer país, você pode encontrar informações detalhadas em seu website completo, onde os requisitos necessários para se tornar um residente neste país estão claramente estabelecidos, em virtude do que está estabelecido em sua Lei de Imigração, na seção «Serviço de Imigração dos EUA».
Aqueles que desejam residir permanentemente nos EUA devem obter um visto de imigrante, também conhecido popularmente como Green Card. Se é uma questão de residência permanente nos EUA para fins de trabalho, é possível que a empresa para a qual você trabalha se encarregue de todas as formalidades. No entanto, também é aconselhável descobrir em primeira mão o que você deveria fazer se fosse você mesmo cuidar disso.
O U.S. Citizenship and Immigration Service (USCIS), parte do U.S. Department of Homeland Security, é a agência encarregada de prestar todos os serviços relacionados à imigração e à obtenção da cidadania americana. O green card ou cartão de residência permanente implica o direito de viver e trabalhar legalmente neste país, e pode ser obtido de três maneiras que, naturalmente, serão explicadas abaixo: trabalho, família e a chamada loteria.
Residência permanente para fins de trabalho
A chave para obter este tipo de residência é ter uma oferta de emprego firme e permanente, ou porque decidimos estabelecer nossos negócios nos EUA. Anualmente, os EUA estabelecem um limite rigoroso no número de estrangeiros que serão aceitos para residência permanente e obterão o status de imigrante pleno, de acordo com os requisitos acima mencionados. Existem cinco categorias, como se segue:
- Trabalhadores prioritários: Esta categoria inclui aqueles trabalhadores que possuem habilidades muito excepcionais, tais como pesquisadores e professores, ou executivos e gerentes de multinacionais ou empresas locais, que se destacam por seu extraordinário trabalho.
- Trabalhadores profissionais: São trabalhadores que possuem diplomas ou doutorados, e que demonstraram, no decorrer de seu trabalho, dons excepcionais na ciência, nas artes ou nos negócios.
- Esta categoria inclui todos os profissionais qualificados com pelo menos dois anos de treinamento.
- Esta quarta categoria inclui certos trabalhadores com características especiais, e inclui trabalhadores com funções religiosas.
- Esta última categoria inclui pessoas que querem estabelecer negócios em solo americano, com várias condições: investimentos de pelo menos um milhão de dólares e a criação de pelo menos 10 empregos.
O empregador deve solicitar ao Departamento de Trabalho a certificação oficial conhecida como «Permanent Labor Certification», que especifica que não há funcionários americanos com as qualificações necessárias para preencher o emprego solicitado. Também é necessário fornecer toda a documentação sobre o trabalho, salário acordado, qualificações necessárias, experiência profissional, etc.
Residência permanente para o reagrupamento familiar
Todos os cidadãos americanos, assim como aqueles que já gozam de residência permanente, têm o direito de solicitar residência nos EUA para seus familiares imediatos (cônjuge, filhos, etc.). Os candidatos à residência permanente por reunificação familiar devem demonstrar que têm uma renda acima de 125% da linha de pobreza, bem como demonstrar um compromisso de apoiar financeiramente os membros da família que estão reunindo se eles não puderem se sustentar.
Enquanto os cidadãos americanos têm o direito de solicitar a reunificação de cônjuges, filhos, irmãos e pais, os migrantes residentes permanentes só podem solicitar a reunificação para seus cônjuges, e se permanecerem solteiros, para seus descendentes mais diretos.
Tendo em conta que os cidadãos americanos não precisam estar sujeitos a períodos de espera, a menos que sejam filhos maiores de 21 anos ou casados, a lei de imigração americana estabelece um sistema de preferências para todos os outros cidadãos e residentes que não são de origem americana:
- A primeira preferência é por crianças não casadas acima de 21 anos de idade.
- A segunda preferência é para cônjuges de residentes, seus filhos solteiros com menos de 21 anos de idade e seus filhos solteiros, sem limite de idade.
- A terceira preferência é para os descendentes casados.
- Finalmente, a quarta preferência é por irmãos e irmãs.
Loteria
Durante a última década, os Estados Unidos concederam 50.000 vistos através de um programa chamado «Diversity Immigration Visas» (Vistos de Imigração Diversidade). Os candidatos que desejam residir nos EUA são elegíveis para uma loteria anual. A atribuição de vistos será feita, através desta loteria, de preferência entre candidatos de países com baixa presença nos EUA.
A participação é totalmente gratuita, e só será necessário enviar um pedido com todos os dados necessários eletronicamente ou pelo correio para o Departamento de Estado. O formulário de solicitação pode ser baixado do site do Departamento.
Mudar-se para outro país, neste caso os Estados Unidos, pode ser emocionante e certamente pode levar muitos a um futuro melhor e mais seguro. As exigências são difíceis, mas estas informações ajudam a ser claras sobre o que são e em que consistem, e a paciência é essencial nos casos em que é necessário emigrar, pois pode ser uma experiência absolutamente única e fascinante.
Saiba mais sobre os requisitos para viver nos Estados Unidos no vídeo a seguir: