Embora exista um acordo entre a União Européia e a Suíça sobre a livre circulação de pessoas, a verdade é que muitos estrangeiros que já foram viver para este país alpino dizem que as leis suíças de imigração são pesadas, complexas e uma das mais exigentes da Europa, e que é necessário começar a trabalhar o mais rápido possível, já que a papelada pode ser muito longa e pesada. Portanto, para ajudá-lo no processo, reunimos este artigo com os requisitos para poder morar (legalmente) na Suíça.
Tabela de Conteúdos
Requisitos para morar na Suíça: informações gerais
Dada a complexidade do processamento de vistos e autorizações de residência para o país alpino – uma vez que a Suíça não pertence à União Européia – é sempre útil simplificar os procedimentos a serem seguidos para obter residência na Suíça. De qualquer forma, vale a pena notar que há alguns anos foi assinado um acordo com a União Européia para facilitar os passos para a obtenção da autorização de residência, que agora é mais fácil para qualquer cidadão da União, mas mais complexa para os cidadãos de outros países. É de se esperar que a simplificação de todos os procedimentos e tipos de cartões de residência, assim como os prazos e a papelada, ainda seja um assunto pendente.
Para residir na Suíça, você precisará do seguinte:
- Visto: Os cidadãos da UE, assim como algumas outras nacionalidades de fora da UE, não precisam de visto para visitar a Suíça. Se for necessário um visto, ele deve ser solicitado no país de origem, já que os vistos nunca são emitidos na Suíça. As autorizações de residência também não são emitidas na Suíça, mas no país de origem.
- Autorizações de residência: As autorizações de residência são variadas, dependendo do tempo de permanência na Suíça, ou dos motivos de residência (para estudantes, para uma oferta de trabalho, reunificação familiar, etc.). Os cidadãos da União Européia não precisam desta autorização de residência. Quanto ao resto, e em termos gerais, eles são os seguintes:
– Licença «L» Violeta. De curta duração. É emitido para residir por um período inferior a um ano, e depende da duração do contrato de trabalho. Ela pode ser renovada.
-Licença «B» Cinza. Prorrogado para estadias de mais de um ano. São licenças de cinco anos de duração, que são renovadas para lustrums.
-Licença «C» Verde. Autorização de estabelecimento. Os espanhóis que residem ininterruptamente na Suíça há cinco anos terão o pleno direito de obter esta licença verde de caráter indefinido, embora ela tenha de ser renovada a cada cinco anos.
- Registro de residência: A partir da chegada na Suíça, qualquer candidato tem 8 dias corridos para se registrar na Prefeitura da cidade na qual pretende residir. Este registro é obrigatório para todos, tanto cidadãos suíços quanto cidadãos de outros países.
Razões para solicitar uma autorização de residência na Suíça
As razões para solicitar uma autorização de residência na Suíça são muitas e variadas, e cada uma delas requer procedimentos específicos. Como mencionado na introdução, é necessário preparar os procedimentos com meses de antecedência e ler cuidadosamente cada caso, pois este é um dos países com os procedimentos mais exigentes e complicados da Europa.
As razões podem ser as seguintes: residência para exercer uma atividade econômica ou residência sem exercer uma atividade econômica (pensionistas, estudantes, reagrupamento familiar, etc.). Para cada um dos casos é necessário ler em detalhes a documentação e as formalidades necessárias, pois cada caso é diferente do outro.
Documentos necessários para poder viver na Suíça
É muito provável que as autoridades suíças solicitem um grande número de documentos, por isso é melhor ser cauteloso e obter os seguintes documentos antes de viajar para a Suíça:
- Passaporte válido por todo o período de sua estadia na Suíça.
- Algumas fotos atuais do tamanho de um passaporte.
- Para aqueles que vão viver na Suíça para fins de estudo, é necessário anexar uma carta de admissão da universidade, faculdade, instituto, etc., ou uma confirmação de que o pedido de admissão já foi feito.
- Se você vier à Suíça para fins de emprego, precisará fornecer ou um contrato de trabalho ou uma carta de oferta de emprego.
- Visto, se necessário.
- Originais e traduções certificadas da certidão de nascimento.
- Exame médico e certificado de vacinação atual.
- Muito provavelmente, certificados escolares e documentação de seguro.
- Possivelmente uma carteira de habilitação internacional.
Os regulamentos e exigências estão em constante mudança, razão pela qual é necessário, antes de decidir viver na Suíça, informar-se com antecedência e consultar fontes oficiais freqüentemente, a fim de ter todos os documentos e formalidades prontos com pelo menos três meses de antecedência.
Conheça os dois lados da Suíça no vídeo a seguir: