Requisitos para morar na Islândia

De acordo com uma série de pesquisas realizadas pela empresa de pesquisa Gallup, a Islândia é o «país mais amigo do mundo» para imigrantes. Se por razões familiares, de trabalho ou para começar uma nova vida, decidimos que a Islândia é o país onde gostaríamos de mudar nossa residência, devemos saber que nesta nação reina o bem-estar social, excelentes salários e um sistema educacional e de saúde fora de série. Para ajudá-lo no processo, neste artigo mostraremos quais são os requisitos para residir legalmente na Islândia.

requisitos-para-morar-na-islandia

Requisitos para morar na Islândia: requisitos de visto e residência

Uma autorização de residência é, sem dúvida, um requisito indispensável para poder viver legalmente na Islândia, embora haja alguns pontos importantes a serem levados em conta sobre os documentos exigidos para a residência na Islândia. O Departamento de Imigração Islandês (Diretoria de Imigração) em seu website, oferece informações muito precisas sobre os requisitos para morar na Islândia, com traduções em vários idiomas, incluindo o espanhol. As suposições para visitar ou morar no país são as seguintes:

  • Vistos para visitantes.
  • Autorizações de residência para trabalho, reagrupamento familiar, estudantes, au-pairs, voluntários, missionários e outros casos, tais como asilo (chamado de proteção internacional).

Residência na Islândia, passo a passo

Para autorizações de residência é necessário atender a certos requisitos, de acordo com os casos mencionados na seção anterior.

As autorizações de residência para estrangeiros que residem fora da área européia e que desejam residir na Islândia por um período de mais de três meses são obrigatórias em todos os casos. Para os residentes do Espaço Econômico Europeu (EEA) ou da Associação Européia de Livre Comércio (EFTA) estas autorizações não são necessárias, entretanto, qualquer cidadão europeu é obrigado a se registrar no chamado Registro Nacional Islandês.

Há uma série de condições básicas, que podem ser consultadas em detalhes no Departamento de Imigração, e outras condições, que são específicas para cada categoria de autorização de residência, bem como uma série de condições especiais se você desejar obter uma autorização de residência por tempo indeterminado.

Quando as razões para desejar residir na Islândia forem Reunificação Familiar, as autorizações de residência, de acordo com a Lei de Estrangeiros, serão concedidas ao parente mais próximo da pessoa que reside na Islândia, que tem o direito de solicitar o reagrupamento familiar.

Os beneficiários desta autorização de residência podem ser cônjuges, parceiros não casados, filhos menores de 18 anos sob a custódia do requerente, pais maiores de 67 anos ou pais menores de 18 anos, todos eles parentes imediatos dos que já residem neste país.

Quanto às autorizações de residência para fins de trabalho, ou conforme especificado pelo governo islandês para «participação no trabalho», estas serão concedidas a pessoas que já trabalharam na Islândia e que tenham mais de 18 anos de idade, desde que sejam cidadãos de países fora do Espaço Econômico Europeu.

Outras autorizações de residência serão concedidas com base nos seguintes fatores: para empregos que exijam experiência prévia; por razões de falta de pessoal na Islândia; para atletas; para funcionários qualificados com base em um acordo de serviço.

Qualquer cidadão que solicitar uma autorização de residência pode ser elegível, desde que preencha os seguintes requisitos: ter mais de 18 anos de idade; provar, com a documentação relevante, que você tem uma oferta de emprego neste país, apresentando o contrato de trabalho; provar que você pode viver do emprego oferecido; ter seguro saúde com uma companhia de seguros islandesa ou com companhias de seguros em outros países que estão licenciadas para operar na Islândia; não ter antecedentes criminais nos últimos cinco anos, não ter sido processado em outro país ou ter sido condenado a uma pena de prisão superior a três meses; e, finalmente, ter um passaporte com um período de validade de pelo menos 90 dias, que é o período de tempo estimado para ser elegível a uma autorização de residência.

Todos os pedidos de autorização de residência, com os requisitos detalhados acima, devem ser apresentados ao Serviço de Imigração do governo islandês. A renovação da autorização de residência deve ser iniciada pelo menos 4 semanas antes da expiração do período de validade da autorização de residência. Enquanto esta renovação está sendo processada, o candidato pode permanecer no país com plenos direitos como trabalhador na Islândia.

A Islândia como país anfitrião

Como a Lei de Estrangeiros é completamente nova na Islândia, a imigração é um fenômeno novo que, para muitos, pode se tornar uma grande oportunidade. Começar uma nova vida neste país com padrões de vida muito elevados pode ser uma grande oportunidade.