A Dinamarca é um dos países europeus com a mais alta qualidade de vida em todos os sentidos, assim como o resto dos países nórdicos. Boas ofertas de emprego, horários de trabalho mais curtos, possibilidades reais de conciliar trabalho e vida familiar, e uma busca contínua de talentos estrangeiros para preencher cargos e ter um futuro profissional promissor em grandes multinacionais. Se você decidiu que vai se mudar para este país, esta é uma boa oportunidade para descobrir quais são os requisitos para viver e trabalhar na Dinamarca.
Tabela de Conteúdos
Requisitos para morar na Dinamarca
O requisito obrigatório para poder residir na Dinamarca é registrar-se junto às autoridades dinamarquesas e provar que você não vai se tornar um ônus econômico para o país, já que ou você está procurando um emprego ou já tem um contrato. Também é possível declarar que a estadia se deve a razões de estudo, que temos nossos próprios recursos econômicos ou que vamos viver com nosso parceiro.
Para poder viver e trabalhar na Dinamarca é necessário obter uma autorização de residência, e se registrar no chamado Registro de Cidadãos da União Européia, no caso de cidadãos europeus, tendo em mente que todos os cidadãos da zona Euro têm direito à livre circulação e que podem viver na Dinamarca por pelo menos três meses. Se a estadia for prolongada, será então necessário justificar que estamos neste país desenvolvendo uma busca ativa de emprego.
Para os cidadãos latino-americanos existem, em alguns países, os chamados acordos de representação nórdica para o processo de solicitação de residência, e estes podem ser apresentados através das diferentes embaixadas na Dinamarca.
Trabalhando na Dinamarca e se tornando um residente
Uma vez que estamos no país com a intenção de buscar ativamente emprego ou com um contrato de trabalho anterior sob o braço, a primeira coisa a fazer é registrar-se como residente e obter este certificado do Registro Civil. Também devemos obter um cartão de imposto, necessário desde o primeiro dia em que assumimos um trabalho na Dinamarca, obter um cartão de saúde e o chamado NemID, necessário para realizar procedimentos on-line com a Administração.
Tudo isso pode ser feito através do Serviço ao Cidadão Internacional, no seguinte link: http://www.icitizen.dk/
É aconselhável fornecer todos os documentos necessários para se tornar um residente dinamarquês: carteira de identidade, no caso de europeus, cartão europeu de seguro saúde, carteira de motorista, qualificação acadêmica, referências profissionais e de emprego, e referências bancárias mostrando que temos fundos suficientes para nos apoiar até que possamos encontrar um emprego. A carteira de motorista de qualquer país europeu (para a área Schengen de livre circulação) não deve ser validada. No caso de outras nacionalidades, a melhor coisa a fazer é obter informações na Embaixada da Dinamarca em nosso país de origem, ou na própria Dinamarca se já estivermos lá.
Para prolongar sua estada na Dinamarca indefinidamente, você deve registrar-se na Previdência Social Dinamarquesa (CPR). Uma boa razão deve ser dada, baseada principalmente no fato de que nós trabalhamos ou vamos trabalhar neste país.
O trabalho na Dinamarca tem uma série de exigências. Em primeiro lugar, será necessário adaptar seu CV às normas dinamarquesas, declarando clara e concisamente seu histórico profissional. Quando um empregador lhe oferece um emprego na Dinamarca, o empregador é obrigado a deduzir uma porcentagem progressiva de impostos de seu salário: quanto mais você ganha, mais impostos você paga.
Iniciar um negócio na Dinamarca é relativamente fácil. Como qualquer país nórdico, as oportunidades de negócios são excepcionalmente boas, apesar do idioma, que em muitos casos não é obrigatório, já que o inglês é o idioma deste país.
O importante é saber que a Dinamarca é um país acolhedor onde há muitas oportunidades de residência e emprego real e garantido. Basta olhar os websites de suas embaixadas e consulados, que oferecem uma grande variedade de links, para poder consultar todas as ofertas de trabalho e ver que há muitas para trabalhadores qualificados, iniciar os procedimentos, que são mais fáceis para os cidadãos da UE, e começar a apostar em viver em um pequeno país com poucos habitantes, onde as oportunidades são muitas e variadas e onde nos é oferecida uma grande qualidade de vida.
Deixamos um vídeo com as vantagens e desvantagens de se morar na Dinamarca: