Morar nos Emirados Árabes Unidos

Morar nos Emirados Árabes Unidos (EAU) é, com suas vantagens e desvantagens, uma grande opção para aproveitar todo o potencial de crescimento nesta região do mundo. O país é formado por sete emirados, começando pela capital Abu Dhabi, mais Dubai, Ajman, Sharjah, Fajairah, Umm al-Quwain e Ras al-Khaimah, espalhados ao longo da costa do Golfo Pérsico.

morar-nos-emirados-arabes-unidos

✅ Vantagens de morar nos Emirados Árabes Unidos

A população dos EAU é de cerca de 9,2 milhões de pessoas, com uma alta porcentagem de expatriados. Isto deve lhe dar uma idéia de quão atraente o país é para os imigrantes de todo o mundo, onde Dubai se destaca com seu ritmo acelerado de imigração sustentada nos últimos anos.

Isto se traduz em uma grande vantagem para os recém-chegados se adaptarem, pois além do árabe é possível se comunicar em inglês, francês, farsi, hindi e até espanhol, graças aos mais de 500.000 hispânicos e latinos que já residem no país.

Uma das principais razões pelas quais este é o destino que abriga a maior porcentagem de expatriados no mundo é sem dúvida representada pelos altos padrões de qualidade de vida que podem ser desfrutados aqui.

Embora o país seja conhecido em todo o mundo pelos altos volumes de petróleo que produz e exporta, tem sido relegado em importância na economia do país, com os setores financeiro e empresarial competindo com outros para liderar o setor produtivo nacional.

É assim que vemos que o turismo, a reexportação de todo tipo de mercadorias, os movimentos portuários e aeroportuários e várias empresas dos setores industrial e tecnológico representam oportunidades de emprego para profissionais de diferentes ramos.

Sem mencionar que este é um dos países com maior demanda de mão de obra por seus ambiciosos planos de infraestrutura e construção para atender ao grande volume de turistas que vem recebendo nos anos anteriores.

Todas as vantagens podem ser resumidas no projeto Masdar Eco-City livre de carbono, que abriga 40.000 residentes, mais 50.000 funcionários em suas aproximadamente 1.500 empresas verdes.

❌ Desvantagens de morar nos Emirados Árabes Unidos

O calor. Certamente não é fácil habituar-se a viver em uma região onde os termômetros sobem a 48°C durante os meses de julho e agosto.

O clima também é responsável por problemas de abastecimento de água no país, que vê a água evaporar rapidamente com o calor intenso. Isto forçou a instalação de dessalinizadores caros, que alguns vêem como uma ameaça ao ecossistema.

À noite, quando as temperaturas são sem dúvida mais amenas, outra séria ameaça espreita sob a forma de nevascas e tempestades de areia, estas últimas muito freqüentes e responsáveis pelo desbaste do ar.

É inegável que este é um dos países mais seguros do mundo, com taxas de criminalidade próximas a zero, mas alguns estão menos tranquilos com a descoberta de uma célula terrorista, o que é verdadeiramente inquietante para qualquer pessoa que viva nesta parte do mundo.