Morar no Qatar

Morar no Qatar não é uma tarefa fácil, será necessário um longo processo de adaptação ao país e a seus costumes. Se conseguirmos fazer isso, poderemos desfrutar de todas as coisas boas que o país tem a oferecer, assim como de uma experiência sem igual. Continue lendo para saber mais sobre os prós e contras de morar no Qatar.

morar-na-qatar

✅ Vantagens de morar no Qatar

A primeira vantagem possível é que, se você conseguir um emprego bem remunerado, poderá desfrutar de um padrão de vida mais alto do que em seu país de origem. Os salários são geralmente muito altos, especialmente em cidades como Doha, onde profissionais qualificados podem ganhar até US$ 150.000 por ano. O Qatar deixou de ser um dos países mais pobres do mundo para se tornar a nação mais rica do mundo no espaço de um século.

O sistema de saúde pública do país conta com bons profissionais e médicos em seus hospitais e centros de saúde. Há alguns anos, os serviços de saúde aqui eram sombrios, mas a injeção de dinheiro do petróleo os tornou um dos principais prestadores de serviços de saúde do mundo. Eles têm centros de renome mundial, como o Aspestar, especializado em medicina esportiva.

O Qatar é atualmente um dos países mais seguros da Ásia. Os atos criminosos são raros, e isto se deve às severas sanções penais que os infratores podem enfrentar. Além disso, os infratores são geralmente presos mais de 90% das vezes.

O clima é uma das coisas que eu tenho hesitado em colocar na seção de prós ou contras. No Qatar, você terá 9 meses de verão, e os outros 3 meses de calor infernal. O bom é que todos os edifícios têm ar condicionado e outras infra-estruturas para lidar com este problema. A única coisa que eu recomendaria é que você não faça nenhuma atividade ao ar livre entre junho e agosto, pois corre um sério risco de insolação.

❌ Desvantagens de morar no Qatar

A pior coisa do Qatar é claramente o código de vestuário que a sociedade lhe impõe, especialmente se você for mulher. As senhoras devem se vestir modestamente; mini-saias, calças justas e decotes mergulhantes não são permitidos. Os cavalheiros também devem evitar usar shorts e camisas sem mangas. É evidente que em sua própria casa você pode se vestir como quiser.

Se você está em um relacionamento, você também deve ser muito discreto. O contato físico com seu parceiro também não é socialmente aceitável. Não é permitido beijar, abraçar ou mesmo tatear em público. Se você quiser iniciar um relacionamento com uma pessoa do Catar, haverá problemas, pois se você não for da mesma religião, o relacionamento estará sujeito a uma grande pressão social e familiar. Além disso, para casar-se com um Catari, você precisará da aprovação das autoridades e de sua família.

Dirigir no Qatar é um esporte arriscado. Travagens bruscas, mudanças repentinas de direção e engarrafamentos infinitos desafiarão sua capacidade de dirigir e sua paciência. As colisões entre carros são muito freqüentes, tornando-o um dos países com o maior número de mortes nas estradas.

Morar no Qatar é caro, especialmente quando se trata de aluguel. Nos últimos anos, o preço das casas dobrou e está aumentando o tempo todo. A única coisa mais barata do que em seu país de origem é a gasolina: neste momento é apenas $0,53 o litro.

Lizandra Costa, em seu vlog, nos diz como é morar no Qatar, especificamente em Doha, a capital: