Morar no Porto

Portugal está crescendo e assim são suas principais cidades; Porto é a segunda cidade mais povoada do país e aqui você pode encontrar a combinação perfeita da história – expressa através de suas ruas calcetadas e pontes antigas – e um desenvolvimento econômico galopante que gera oportunidades constantes. O acima mencionado junto com sua incrível beleza fazem dele um lugar ideal para se estabelecer. No entanto, a cidade também tem alguns pontos negros que farão da vida no Porto uma das piores experiências de sua vida.

morar-no-porto

✅ Vantagens de morar no Porto

🚌 Transporte

A rede de transporte público do Porto é conhecida por ser extremamente confortável e eficiente, com muitas opções, e o metrô é o principal meio de transporte. Outras alternativas são os bondes e ônibus. Para utilizar estes três serviços você precisa obter um «cartão de caminhada», que é como um cartão de carteira que você tem que recarregar e é muito barato.

⛱ Belas praias e lugares de interesse

Uma das principais atrações do Porto são suas belas praias, que se estendem por quilômetros ao redor da cidade. Há praias para todos os gostos, de família a nudista, e são ideais para passar os dias de verão.

Porto é uma cidade muito dinâmica com muitas coisas para fazer e ver; tem muitas opções de entretenimento, tais como restaurantes, bares e viagens fluviais. As principais atrações são as Caves do Vinho do Porto, as ruas calcetadas do bairro da Ribeira – as mais antigas da cidade, as pontes do rio Duermo, os jardins do Palácio de Cristal e os impressionantes edifícios religiosos como a Catedral da Sé, a Torre dos Clérigos e a Igreja do Carmo com sua impressionante fachada em azulejos.

🍷🥖 Boa comida e bom vinho

Uma das marcas registradas da cidade é o vinho do Porto, conhecido mundialmente por seu sabor. O que o torna tão especial é seu método de preparação, no qual uma porção de álcool de vinho é adicionada antes da fermentação estar completa, com a intenção de preservar a doçura das uvas.

Vale mencionar também a ampla oferta gastronômica da cidade, que pode ser encontrada em seus numerosos restaurantes. No Porto, os níveis de qualidade excedem as expectativas. Entre os pratos emblemáticos não pode faltar o bacalhau e a francesinha, um sanduíche com carne coberta com queijo e um molho de tomate que é acompanhado por batatas fritas. Você não pode perder a churrasqueira e as deliciosas sobremesas.

💏 Pessoas muito calorosas

É praticamente impossível se sentir como um estranho no Porto, pois os locais são tão amigáveis e prestativos que, assim que você chegar, eles o farão sentir-se como um deles. O povo é tão quente quanto o clima, e você ficará tão impressionado com sua humildade e acolhimento caloroso que vai querer ficar para sempre.

❌ Desvantagens de morar no Porto

🚶 Ruas pouco amigáveis para pedestres

Embora seja uma das atrações da cidade, as encostas íngremes também podem ser um pequeno inconveniente quando se trata de locomoção (especialmente quando não se tem um carro). Para muitos pode ser um pequeno inconveniente, mas para outros que não estão acostumados a ele, pode ser um pouco desconfortável.

Embora não pareça ser um grande problema, a conveniência é um fator para decidir onde viver.

🚗 Tráfego excessivo

Uma característica não tão lisonjeira de se viver no Porto é seu tráfego congestionado. A primeira impressão de muitos estrangeiros na chegada é o caos, pois ficam chocados ao ver bondes, pedestres e carros tentando coexistir nas ruas estreitas da cidade. Sem mencionar que o estilo de condução dos moradores desta cidade não é necessariamente o mais prudente. Além disso, há muitas direções diferentes para navegar, o que às vezes pode ser confuso.

💰 Salários baixos

Como no resto do país, os salários que você pode esperar ganhar no Porto não são muito altos, embora existam muitos empregos em oferta. Você ganha um pouco menos da metade do que você ganharia em outras grandes cidades do continente. Enquanto em Hamburgo ou Paris as pessoas recebem bem mais de 1.000 euros por mês, no Porto os trabalhadores recebem pouco mais de 900 euros por mês.

O aspecto positivo deste fato é que, em relação aos salários, a vida é muito barata. Com o salário que você ganha, você pode viver bem e cobrir as necessidades básicas, embora a economia possa ser um pouco difícil.

Depois de tudo isso, valerá a pena viver no Porto? Deixamos um vídeo explicando isso: