Morar no México

É evidente que o México é um país rico em cultura e oportunidades de crescimento. Sua capacidade de permitir aos estrangeiros uma boa qualidade de vida trabalhando como freelancers, freelancers e até mesmo ser capaz de subir rapidamente a escada dentro de uma empresa a torna única. Se você quer morar no México, tomou uma excelente decisão de vir aqui, porque abaixo revelaremos tudo o que você precisa saber para ter um lugar para si neste pequeno paraíso cultural!

morar-no-mexico

✅ Vantagens de morar no México

1. Desenvolvimento econômico

Não é segredo que o México é um dos países mais desenvolvidos da América Latina. Não é por nada que é o décimo terceiro país mais rico do mundo, com um PIB de aproximadamente 1,2 trilhões de dólares.

Deve-se lembrar também que o PIB de um país cresce inevitavelmente com sua taxa de população – assim como a riqueza de uma família aumenta conforme membros mais produtivos se tornam parte dela – mas não há como negar que o investimento do estado mexicano em tecnologia melhorou muito seu padrão de vida nos últimos anos. Isto permitiu que o país tivesse os sistemas de transporte mais modernos da América Latina.

2. O custo de vida

Viver no México é extremamente barato em comparação com muitos países europeus. Os serviços básicos, o preço do aluguel – dependendo da área onde você mora – e a alimentação são bastante acessíveis. Além disso, os mexicanos sempre têm dinheiro suficiente para sair com os amigos nos fins de semana, e até mesmo sair de férias com mais regularidade do que se poderia em qualquer outro lugar do mundo.

3. Sua gastronomia

A comida mexicana, assim como sua cultura, é bem recebida e reconhecida internacionalmente. Não há lugar no mundo onde você não encontre um restaurante mexicano popular, mas degustar seus pratos típicos dentro do próprio país é uma experiência que você vai querer fazer parte de sua vida diária. Quem ainda não provou ou ouviu falar dos deliciosos tacos, enchiladas, quesadilla, salada caesar e huevos rancheros?

4. A hospitalidade dos locais

Desde parar por alguns minutos para dar-lhe um endereço detalhado até oferecer-lhe ajuda e colocá-lo em contato com alguém que possa resolver um problema, a hospitalidade e a gentileza do povo mexicano é inigualável. Muitos expatriados, mesmo aqueles de culturas completamente diferentes, relatam que rapidamente se sentem em casa graças ao calor dos habitantes locais.

❌ Desvantagens de morar no México

1. Crime

Com uma taxa de criminalidade de 2,6%, o México está em 24º lugar na lista da World Population Review dos países mais inseguros do mundo, apenas alguns lugares abaixo da Venezuela e da Colômbia.

De acordo com estudos do CESOP (Centro de Estudios Sociales y de Opinión Pública) do México, os crimes com maior incidência são o roubo de pedestres. Concluem também que as causas mais importantes do aumento da taxa de criminalidade são a polarização econômica – que se refere à marcada segregação social – o desemprego e a “fraqueza dos órgãos encarregados de regular a previdência social e estabelecer a justiça”. Dito isto, recomendamos que você não chame muita atenção para si mesmo nas ruas e evite andar sozinho em lugares apinhados ou cheios de gente.

2. Superpopulação

Com aproximadamente 129 milhões de habitantes em um território de quase dois milhões de quilômetros quadrados, o México é o décimo país mais populoso do mundo. Desse número, cerca de 7% reside somente na Cidade do México, o que por sua vez gera outras desvantagens relacionadas à alta densidade populacional, como por exemplo:

  • Insegurança
  • Aumento do desemprego
  • Tráfego pesado (que também leva ao colapso dos sistemas de transporte)
  • Alto ruído e calor
  • Filas longas para quase tudo

3. A vingança de Montezuma

Popularmente chamado desta forma para se referir às doenças digestivas que os turistas sofrem quando visitam o México pela primeira vez. Geralmente é causado pelo consumo de alimentos que não foram devidamente processados ou não passaram por práticas higiênicas adequadas. Isso não acontece em todos os estabelecimentos ou com todos os alimentos, mas mesmo assim, certifique-se de escolher o local onde você come com muito cuidado e peça carne ou frango bem cozido.

Outra dica importante: tente sempre beber água engarrafada para beber ou ferver muito bem a água da torneira. Isto evitará que você fique doente enquanto seu sistema imunológico se adapta gradualmente aos microorganismos que são encontrados regularmente nos alimentos.

4. Terremotos

O México é um país com alertas sísmicos constantes, o que para seus habitantes pode ser bastante normal, mas para aqueles que não estão acostumados a estes lapsos de tempo pode ser extremamente estressante.

💼 Como encontrar um emprego no México?

Se você quer trabalhar no México, é essencial que você analise suas opções perto de onde você vai morar, especialmente se estamos falando de uma cidade tão grande quanto sua capital, a quinta cidade mais populosa do mundo, de acordo com a Forbes. Este é o primeiro ponto a ser levado em consideração se você não quiser que o tráfego arruine seu humor todos os dias. Entretanto, se você conseguir encontrar o emprego dos seus sonhos a meia hora de distância – que pode se transformar em um trajeto de três horas – então talvez valha a pena o sacrifício.

Agora, isto vale para aquelas pessoas que ainda não planejaram onde vão ficar e querem tentar a sorte em qualquer coisa enquanto encontram seu emprego de sonho: procure um lugar para morar perto de áreas turísticas ou industriais, e planeje sua viagem durante as épocas de pico de negócios. Isso geralmente acontece durante os primeiros meses do ano (janeiro a março) e no início do verão (final de junho a meados de agosto).

Aqui está uma lista das cidades mais recomendadas para trabalhar no México, seja por sua facilidade de mobilidade ou por suas variadas ofertas de trabalho:

  • Setor de Turismo: Cancun, Playa del Carmen
  • Profissionais da Tecnologia: Monterrey
  • Talentos criativos e setor industrial: Cidade do México
  • Comércio, mineração e bens imobiliários: Hermosillo
  • Indústria cosmética, farmacêutica e alimentícia: Centro Culiacán