Morar no Marrocos

A porta de entrada para a África, como é chamada, não só porque está separada do continente europeu apenas pelo Estreito de Gibraltar, mas também por sua predominância cultural, econômica e turística em relação a outras nações africanas. E o que se sabe sobre o Marrocos? Que é um belo país árabe, e que a culinária aqui é uma arte baseada em especiarias. Mas isso é tudo o que há para saber? É claro que não. Morar no Marrocos é viver com riqueza cultural e paisagens únicas, mas também há uma série de adições importantes que veremos a seguir.

morar-no-marrocos

✅ Vantagens de morar no Marrocos

🛤 Diversidade climática e geográfica

Graças à sua localização no mapa, Marrocos tem uma variedade geográfica excepcional que lhe permite ter litoral atlântico (toda sua região ocidental), áreas montanhosas e terras desérticas com o Saara. O clima é principalmente mediterrâneo, ou seja, temperado e agradável, mas mais próximo das montanhas o clima pode tornar-se mais frio e próximo do deserto, árido e seco.

👳‍♂️ Cultura

Marrocos tem uma grande diversidade étnica, assim como uma história e cultura maravilhosas que permanecem intrinsecamente ligadas à vida cotidiana. Também tem um grupo diversificado de pessoas, desde fenícios, saharauis, cartagineses, judeus e árabes até romanos, andaluzes, mouros e franceses. Toda esta diversidade se traduz em uma ampla gama de pinturas, esculturas, produções cinematográficas e teatrais, música popular e estruturas arquitetônicas de tal significado estético e histórico que foram declaradas Patrimônio da Humanidade.

Além disso, o Estado marroquino é um dos poucos territórios islâmicos que pode ostentar uma tolerância social bastante forte, tanto como destino turístico quanto por sua proximidade com a Espanha e suas influências históricas. Há um pouco de tudo, e desde que os costumes locais sejam respeitados, os costumes dos outros também serão respeitados.

👩‍🏫 Educação de boa qualidade

Apesar de ser um estado africano, o Marrocos é um lugar internacional e, como tal, tem escolas do mesmo tipo. As escolas francesas são as mais comuns, com uma comunidade de cerca de 28.000 franceses vivendo em Casablanca. A educação é obrigatória para todas as crianças menores de 15 anos, o que ajudou a reduzir o analfabetismo em 50%.

Naturalmente, estas escolas são privadas e disponíveis apenas para aqueles que vivem nas cidades e têm o poder de compra para pagar por elas, de modo que as áreas rurais são freqüentemente marginalizadas a este respeito.

👳‍♀️ Marroquinos

Os marroquinos são extremamente hospitaleiros e tão calorosos quanto suas crenças permitem, portanto não é raro que as famílias o convidem para uma refeição ou um chá de menta. Mesmo nas próprias lojas, o chá de menta é frequentemente oferecido aos clientes.

❌ Desvantagens de morar no Marrocos

💼 Desemprego

A menos que você esteja disposto a se tornar um professor de espanhol, inglês, francês ou ter um contrato comercial, o Marrocos não é um lugar para crescer profissionalmente. A remuneração marroquina é relativamente baixa em comparação com o custo de vida, e as oportunidades não são as mais variadas. Por outro lado, se você está procurando criar uma empresa, o Marrocos poderia ser uma opção para aqueles que se sentem confortáveis com políticas trabalhistas que estão distintamente fora das administrações do primeiro mundo: poucas regulamentações ambientais, zero penalidades por horas extras de trabalho e baixos salários para os trabalhadores.

🏥 Instalações médicas

Os hospitais públicos deixam muito a desejar, tanto em termos de equipamentos, infra-estrutura e até mesmo de pessoal. Mesmo os hospitais públicos têm apenas atendimento médico básico e estritamente necessário, com poucos departamentos especializados em diferentes doenças. É claro que existem clínicas privadas que estão em melhores condições, mas são acessíveis apenas a estrangeiros de alta renda ou habitantes locais que se movimentam em círculos poderosos.

Ao todo, o Marrocos é um lugar exótico e atraente para aqueles que amam a história, a cultura e o calor humano. Como em muitos lugares, o contraste entre urbano e rural, classe alta e classe baixa, é acentuado; entretanto, seus atributos são bastante atraentes e para um estrangeiro com uma boa renda isto não deveria ser um inconveniente pessoal. Ousar experimentar morar no Marrocos é uma oportunidade que não deve ser perdida.