Morar no Kuwait

Kuwait, o pequeno país asiático no Golfo Pérsico, é considerado ao redor do mundo como sinônimo de conforto. Se você está pensando em trabalhar no Oriente Médio, é lógico que suas opções incluem o país cujo subsolo possui a sexta maior reserva de petróleo do planeta. Nesse sentido, é muito importante que você obtenha algumas informações úteis para ajudá-lo a compreender as vantagens e desvantagens de morar no Kuwait como um expatriado.

morar-no-kuwait

✅ Vantagens de morar no Kuwait

A primeira coisa que deve chegar ao seu conhecimento é que o Kuwait é um país com uma grande tradição quando se trata de receber imigrantes. Isto é comprovado pelo fato de que mais da metade de seus quase cinco milhões de habitantes são estrangeiros. Como uma nação pequena com tanto crescimento, é natural que eles precisem de capital humano e o importem de todo o mundo.

No Kuwait, você terá uma boa qualidade de vida. O PIB do país no ano passado foi superior a 120 bilhões de euros, o sistema de saúde é de bom padrão e a economia é geralmente bastante sólida. Na verdade, a moeda local, os dinares kuwaitianos, é a mais valiosa do mundo, no valor de cerca de 2,85 euros.

Em termos de educação primária e secundária, o Kuwait tem um dos melhores sistemas de educação da Ásia. Se você estiver mudando sua família ou planejando ter filhos, você pode ter certeza de que eles terão uma boa educação antes de chegarem à universidade.

O Kuwait é um lugar com muitas oportunidades de emprego. Enquanto os profissionais mais procurados e procurados são engenheiros petrolíferos ou qualquer coisa relacionada a combustíveis fósseis, bons empregos podem ser encontrados em outros setores, tais como desenvolvimento de negócios, administração ou vendas.

O Kuwait está atualmente implementando um ambicioso programa para diversificar sua economia, tornando-a menos dependente de hidrocarbonetos. Para este fim, tem convidado investidores de todo o mundo a se aventurarem diretamente em diferentes setores. Não admira que o país seja considerado um dos 100 melhores lugares do mundo para se investir.

❌ Desvantagens de morar no Kuwait

Você não poderá comprar uma casa no Kuwait, pois somente os habitantes locais e outros cidadãos dos países do Conselho de Cooperação do Golfo têm permissão para fazê-lo, portanto, você terá que se contentar com o aluguel. Além disso, os imóveis não estão amplamente disponíveis, e é um pouco difícil para os estrangeiros encontrar um lugar para ficar, especialmente se você não tiver um contrato de trabalho de uma empresa reconhecida.

Outro problema grave é a desorganização do país. Praticamente não há calçadas ou cruzamentos de zebra, o que significa que você tem que ter muito cuidado com os pés. As estradas não são bem pavimentadas (ironicamente considerando que é uma potência petrolífera mundial), o que significa que o transporte público não é de boa qualidade.

Por outro lado, há a questão do alto custo de vida. O gasto médio para uma família de quatro pessoas pode chegar a 3.000 euros, dependendo dos luxos desfrutados. Um apartamento bem mobiliado com três quartos pode custar mais de 1.500 euros e as despesas com alimentação podem facilmente exceder 400 euros. Isto deixa a classe média com pouco espaço para economia.

Finalmente, uma coisa para a qual você precisa estar preparado é o calor do verão nesta parte do mundo. O Kuwait é quase inteiramente coberto pelo deserto e as temperaturas nesta época do ano podem subir até 45°C – inferno se você vier de um país com temperaturas menos agressivas.

Andréia Simões nos conta tudo sobre a vida no Kuwait. Deixamos aqui o seu interessante vídeo: