Morar no Japão

Se existe um país que criou uma sociedade com valores profundamente enraizados de respeito, compromisso, dedicação e senso de pertencer, é o Japão. Esta potência mundial ousou compartilhar um pouco de sua cultura e seus ensinamentos de vida com o Ocidente e, para sua surpresa, eles foram bem recebidos e aceitos. Se você é um deles, deixe-nos contar tudo o que você precisa saber sobre a vida no Japão, pois há muito o que aprender aqui. Pronto?

morar-no-japao

✅ Vantagens de morar no Japão

🔒 Segurança e proteção

Durante 12 anos consecutivos, o Japão foi classificado entre os 10 países mais seguros do mundo no Índice de Paz Global pelo Instituto de Economia e Paz. O Estado japonês está bem ciente de que não basta aplicar leis rigorosas para manter uma baixa taxa de criminalidade; também é necessário exigir das forças policiais atividades e palestras nas escolas, a fim de incutir nas crianças um discernimento claro do certo e do errado, do que é plausível e do que é desonroso.

🪥 Higiene

A cultura japonesa dá particular importância à limpeza e arrumação. Na verdade, eles a relacionam com a purificação da alma; a arte da perfeição só ocorre em ambientes impecáveis. Por esta razão, você ficará surpreso ao ver todas as ruas do Japão extremamente limpas. Você não encontrará uma única embalagem ou excremento nas ruas… mas também não verá caixotes de lixo em lugar algum, então sempre que comprar algo com uma embalagem, pense em levá-lo para casa com você.

⬆️ Alto padrão de vida

O Japão tem um padrão de vida de 176,46, o que o torna o 14º maior padrão de vida do mundo, logo abaixo dos Estados Unidos. O que isso significa? Basicamente, que você possa desfrutar de um bom salário, andar pelas ruas com segurança e respirar com facilidade sabendo que está em um país com um dos melhores sistemas de saúde do mundo.

🤝 Cortesia e excelente serviço

Se há algo que surpreende os estrangeiros, é o nível de cortesia e educação com que são tratados. Você também pode ter certeza de que desfrutará de um excelente serviço nos estabelecimentos, e se esbarrar em alguém, receberá um pedido de desculpas em resposta – mesmo que isso tenha sido devido a seu próprio descuido. Mesmo quando eles recebem um favor ou falam com você, eles lhe pedem desculpas, como se se sentissem mal por “ocupar seu tempo”. Tente não responder “de nada”, ou eles podem interpretar de forma errada.

🍂 Suas estações do ano

Esta é uma das coisas que farão você se apaixonar pelo Japão, e se você é um fã de anime você já deve ter notado: o Japão muda de cor com as estações do ano. Para dar uma idéia, na primavera as ruas são pintadas de rosa devido à flor de sakura; e no outono as árvores são vermelhas, alaranjadas e douradas, em vez do ocre pálido a que estamos acostumados.

❌ Desvantagens de morar no Japão

🤑 Custo de vida

Enquanto o Japão oferece bons salários, segurança e saúde, você também ficará um pouco sobrecarregado com os preços exorbitantes. O atendimento à saúde pública – como mencionado acima – é excelente, mas não deixe de fazer um seguro básico de saúde se não quiser que a visita de um médico lhe machuque o bolso. Além disso, planeje bem os recados de seu dia para otimizar o tempo e economizar um pouco no transporte, pois você vai precisar dele.

🌞 Verão

Na primavera e no outono você pode curtir passear pelas ruas e cruzar pontes entre lagos pitorescos… Mas tudo muda no verão, quando o clima se torna insuportável devido à mistura de calor e umidade que produz uma sensação desconfortável na pele. E se você pensou que era tudo, a estação nos diz adeus com fortes tempestades (produzidas pelo tempo quente e úmido), durante as quais os tufões podem se originar.

👨👩 Sobrelotação

Você ficará surpreso como é normal para os japoneses fazerem fila para tudo. Eles podem até mesmo esperar 40 minutos ou um minuto para serem servidos em uma banca de fast-food. E se falarmos de grandes cidades como Tóquio, os lugares públicos e especialmente os sistemas de transporte ficarão congestionados em quase todos os momentos.

😕 Como estrangeiro, você terá muita dificuldade para se encaixar em

Ser um homem estrangeiro aqui tem suas vantagens, já que as mulheres japonesas tendem a ser atraídas por ocidentais. Entretanto, aonde quer que você vá, sempre receberá olhares, e eles assumirão que você não conhece o idioma – mesmo que você esteja morando lá há 7 anos – então eles falarão com você em inglês. E a coisa mais surpreendente: às vezes você encontrará alguém que, mesmo que você fale com ele em japonês perfeito, ainda pensará que você está tentando dizer algo mais, e eles olharão para você com espanto até encontrarem a interpretação correta de suas palavras.

👤 Os japoneses não são muito sociáveis

Para lhe dar algum contexto: o cotidiano japonês está cheio de protocolos, sorrisos cansados e normas sociais demais. Portanto, não é de se admirar que sejam tão preguiçosos para conversar com alguém novo ou dizer olá aos vizinhos. E se você tiver a sorte de fazer um amigo, eles provavelmente concordarão em encontrá-lo uma vez por mês, se você estiver otimista.

🛒 Os alimentos

É verdade que os japoneses comem muito saudável e é fácil perder peso aqui. Mas uma coisa que você sentirá falta com sua alma será o alimento processado de seu país de origem, porque aqui as salsichas, os doces – e tudo realmente – têm um sabor muito simples. No início você não vai provar o presunto, e o queijo também não vai provar o queijo, pois nós, ocidentais, estamos acostumados a sabores mais concentrados.

💼 Como encontrar um emprego no Japão?

Nos últimos anos o Japão tem aberto cada vez mais suas portas aos estrangeiros devido à necessidade de encontrar uma força de trabalho. Antes de tudo, recomendamos que você leia os requisitos para viver e trabalhar no Japão, assim você saberá o que fazer, dependendo do seu caso.

Na internet você pode encontrar muitas empresas japonesas que estão principalmente à procura de estrangeiros para posições de tradutor ou professor de idiomas. Os melhores destes são o GaijinPot Jobs e CareerCross. Se você tem um bom nível de inglês e já tem experiência de ensino, é muito provável que você seja considerado para estes cargos. Eles também estão – embora em menor grau – procurando professores de espanhol, portanto, com um pouco de sorte, uma empresa poderá solicitar seus serviços e conseguir uma permissão de trabalho, o que facilitará a obtenção de uma permissão de residência se você ainda não a tiver.

Se você é um profissional altamente qualificado, temos boas notícias: o Japão atrai pessoas como você com um visto de residência especial para você e sua família. As áreas mais procuradas de atividades avançadas são a pesquisa acadêmica e a administração de empresas.