Morar no Haiti

Você já se perguntou como é morar no Haiti? Este país caribenho, que compartilha a ilha de Hispaniola com a República Dominicana, não está sem algumas atrações para aqueles que vêem esta parte do mundo como um possível destino de expatriados. O Haiti foi o lugar onde Colombo pisou pela primeira vez em solo americano, portanto sempre fará parte da história hispânica. Agora nos voltamos para as vantagens e desvantagens presentes na nação afro-caribenha.

morar-no-haiti

✅ Vantagens de morar no Haiti

A realidade deste país não é segredo para ninguém, e isto paradoxalmente se torna uma grande vantagem para aqueles que chegam do exterior. Isto porque existe a certeza de que todos eles vêm com a intenção de colaborar na resolução dos problemas existentes.

Dada a grande presença de organizações internacionais que trabalham no terreno, você terá a oportunidade de estar em contato permanente com pessoas de muitas nacionalidades. Além disso, há cerca de 3.000 espanhóis e mais de 20.000 nacionais de países latino-americanos que vivem no país, que podem ajudá-lo em seu processo de adaptação.

O país está em processo de recuperação dos danos deixados pelo furacão que atingiu em 2010, portanto, arquitetos, engenheiros e profissionais relacionados têm boas oportunidades quando procuram um emprego. Além disso, vários parques industriais têm sido reativados, o que representa boas perspectivas para outros tipos de profissionais.

Entretanto, é no setor do turismo que se encontram as melhores oportunidades, pois o Haiti tem vantagens invejáveis que o tornam muito competitivo. Fatores como o clima, as praias deslumbrantes e a melhor gastronomia do Caribe confirmam isso. Se esta é a sua especialidade, você tem sucesso garantido no país.

❌ Desvantagens de morar no Haiti

As desvantagens começam a partir do momento em que você inicia seu estabelecimento no país. Isto ocorre porque o terremoto destruiu grande parte das habitações. Hoje em dia, encontrar um apartamento para alugar em Porto Príncipe levará algum tempo, e depois há o preço, que é de cerca de 980 USD/mês em média. Os aluguéis são ligeiramente mais baixos em outras localidades haitianas.

O alto nível de agitação social no Haiti resultou na militarização de suas principais cidades. Entretanto, isto não se traduziu em melhores condições de segurança, com taxas de criminalidade muito altas. Enquanto o governo tenta fingir o contrário, fornecendo dados enganosos às instituições que mantêm essas estatísticas, a realidade no terreno leva a conclusões desfavoráveis.

Os problemas de corrupção afetam muito a vida diária de todos aqueles que ganham a vida neste país. Apesar dos programas implementados para aliviar a enorme crise alimentar que os haitianos estão sofrendo, é comum ver que uma grande quantidade de alimentos acaba no mercado negro, tornando-a tão cara que só pode ser comprada por uma minoria.

Mairanny explica porque ela se mudou para o Haiti neste vídeo: