O Egito é um país transcontinental localizado entre a África e a Ásia que oferece maravilhas naturais, assim como estruturas majestosas, vestígios – inquestionavelmente – do berço de uma das civilizações antigas mais influentes no desenvolvimento da humanidade. Entre outras coisas, o Egito é bem conhecido por sua rica cultura, a predominância do turismo, da agricultura e da indústria de mineração entre suas atividades econômicas, mas acima de tudo, a simpatia dos habitantes locais para com os estrangeiros. Tudo isso torna a vida no Egito uma opção viável para muitas pessoas.
Tabela de Conteúdos
✅ Vantagens de morar no Egito
🔌 Serviços básicos de baixo custo
Um aspecto da vida egípcia que é bastante atraente é como os serviços acessíveis – ou tudo em geral – podem ser para os estrangeiros. É um país com um baixo custo de vida graças à taxa de câmbio da moeda, que é favorável para aqueles cujos rendimentos são em dólares ou euros.
É importante notar que existem apenas duas classes sociais distintas no Egito que são determinadas por este fato, mas as oportunidades de investimento são promissoras, especialmente, mais uma vez, para pessoas ligadas à cultura e ao capital estrangeiros. A demanda no mercado é alta, mas não deve haver preocupação nessa frente, pois é possível viver um estilo de vida luxuoso com menos de US$1.000 por mês.
🌞 Bom clima
O Egito é um país quente, com céu azul claro, terra árida e fértil. Seu clima desértico é seco, com verões incrivelmente quentes e invernos suaves. Cerca de 90% de sua população reside nas margens do Nilo, concentrada principalmente no Cairo (a capital) e Alexandria.
🏞 Paisagens e arquitetura extraordinárias
Desde as dunas de areia, rios, oásis, mares Mediterrâneo e Vermelhos até as infindáveis pirâmides esplêndidas, o país africano é uma maravilha para os olhos e para os espíritos aventureiros com uma propensão para o exótico e o histórico. Como um país que sobrevive da receita turística, os passatempos, o entretenimento e o atendimento ao cliente são sua especialidade.
🛤 Um país rico em cultura
O Egito também é uma potência cultural de entretenimento. De fato, até hoje, é o primeiro país árabe com uma indústria cinematográfica, além da Casa Original do Cairo, o Teatro Municipal de Marionetes, a estação européia de rádio Cairo FM 95, entre outras instituições e programas.
📈 Bom desempenho econômico
São todas estas características e até mesmo a indústria de mineração (gás natural e petróleo) que fazem do Egito uma das partes economicamente mais estáveis da região e, portanto, uma das melhores opções se você quiser viver na África. Há viagens aéreas acessíveis, uma rota de ônibus que percorre todo o país (a preços bastante baratos) e o metrô, que é limpo, confortável e passa pelo centro do Cairo com paradas a intervalos de meio quilômetro.
❌ Desvantagens de morar no Egito
⚔️ Problemas internos
É importante notar que o Egito é um país semi-presidencial que sofreu muitos conflitos internos ao longo dos anos, além de ter uma estrutura social um tanto sexista e até mesmo abusiva. No Egito, a mutilação genital feminina é uma realidade para 90% das mulheres do país. Sim, é um país tolerante, pois os turistas vêm de todas as partes e as noções culturais são diferentes umas das outras, mas também é extremamente conservador.
🚗 Tráfego pesado
As conexões de transporte do Egito, por outro lado, são algo mais. O Cairo é uma das cidades mais congestionadas do país e encontrar estradas claras é um trabalho duro. Isto pode ser complicado se você precisar chegar a certos lugares rapidamente.
👩👨 Crescimento populacional desenfreado
O crescimento da população garantiu padrões educacionais deficientes. As salas de aula de escolas e universidades estão superlotadas, portanto, em alguns casos, não há o suficiente para se locomover. Uma pesquisa recente constatou que 83% dos homens e 59,4% das mulheres não sabiam escrever.
🦠 Riscos de certas doenças
As condições sanitárias também são, às vezes, rudimentares. O Egito tem médicos treinados, mas a área é caracterizada por doenças altamente contagiosas e há médicos profissionais que, caso o paciente não tenha seguro, exigem o pagamento em dinheiro e antecipadamente. Em outras palavras, de certa forma, sua saúde está garantida; os cuidados de saúde são caros para os estrangeiros.