Morar no Chipre

A República de Chipre está localizada na ilha do mesmo nome no Mar Mediterrâneo, 113 quilômetros ao sul da Turquia. É um estado membro da União Européia com sua capital em Nicósia, portanto, qualquer pessoa que não seja cidadão da União deve obter uma autorização de residência de acordo com sua situação. Aqui estão os prós e os contras de se morar no Chipre.

morar-no-chipre

✅ Vantagens de morar no Chipre

Um fato muito atraente para aqueles que olham para o Chipre como um destino para um novo começo é que, após a adesão à Zona Euro, o país passou por uma grande transformação positiva.

O setor industrial tem agora uma presença importante na economia do país, apoiando a maioria das exportações e proporcionando emprego para cerca de 30% da população. Este é um desenvolvimento notável, considerando que até apenas 20 anos atrás, a vida econômica cipriota dependia em grande parte da agricultura. Portanto, se você está procurando um emprego no Chipre, este é o melhor setor para se fazer isso. Se você é de um país não pertencente à UE, consulte a embaixada do Chipre em seu país sobre os requisitos para viver e trabalhar neste destino, onde você tem a oportunidade de desfrutar das melhores condições de trabalho com horários que não excedam 40 horas por semana.

O Chipre mostra o mais alto nível de crescimento econômico da Europa, e bons salários estão atraindo muitas pessoas. O país oferece boas oportunidades de emprego para especialistas no setor de turismo e profissionais com diplomas em áreas como finanças, telecomunicações, engenharia informática e energia.

Quando se fala das vantagens oferecidas por este país não se pode deixar de fora o programa especial de não-domínio cipriota, que está atraindo muitos empreendedores, empresários e investidores para se mudarem para o Chipre. Este programa sempre foi atraente para os residentes do Chipre, e agora o governo fez mudanças para simplificá-lo e torná-lo acessível a todas as escalas de negócios, permitindo que você registre seus negócios no país desfrutando de amplas vantagens fiscais.

O Chipre tem um dos sistemas de Seguridade Social mais completos do mundo, reforçado por acordos com a União Européia. Além disso, o seguro médico privado é muito barato, no qual você só tem que pagar cerca de 50 euros por mês para garantir-lhe tratamento médico estacionário e quarto privado, entre outras coisas.

Como demonstrado, o Chipre oferece grandes vantagens que lhe permitem fazer economias tributárias significativas, com programas fiscais aprovados pela União Européia para os próximos 16 anos, e uma qualidade de vida reconhecida entre as melhores do mundo. Tudo isso aliado a um clima excepcionalmente ameno durante a maior parte do ano.

❌ Desvantagens de morar no Chipre

Uma grande desvantagem que algumas pessoas encontram quando viajam para Chipre em busca de trabalho é a barreira linguística, que é oficialmente grega. Embora você possa entrar em muitos empregos simplesmente sendo fluente em inglês, a maioria dos melhores empregos exige proficiência em pelo menos uma outra língua estrangeira.

Embora o custo da educação e acomodação seja baixo, os bens de consumo têm preços comparáveis aos do resto da UE e podem ser considerados altos quando comparados com o salário médio do país. Portanto, a relação salário/custo de vida não é muito equitativa, dando a seus habitantes uma margem reduzida de poupança.

Quanto aos serviços, o transporte urbano é escasso e deixa de funcionar muito cedo, o que o obrigará a pegar táxis de vez em quando e estes não são nada baratos. Em geral, os outros serviços funcionam bastante bem, mas o transporte é um problema real. O ideal seria que você adquirisse seu próprio carro, que também não é barato de manter.

Você quer saber mais sobre o Chipre? Deixamos para você um vídeo com curiosidades sobre esta interessante ilha: