Pesquisando na internet, vi que um dos países onde a maioria das pessoas quer ir morar é a Suécia e, portanto, decidi criar este artigo no qual darei a vocês todas as informações que precisam saber se quiserem ir morar lá. Este posto está dividido em duas partes, uma com os prós de morar na Suécia e outra com os contras. No final, você também encontrará uma lista com os requisitos para poder ficar e viver no país.
Tabela de Conteúdos
✅ Vantagens de morar na Suécia
Embora seja verdade que é bastante difícil encontrar um emprego (veremos isso na seção de desvantagens), os salários das pessoas que vivem aqui são muito altos. A maioria da população ganha mais de 2.000 euros por mês, o que ajuda a manter o estado social que existe hoje na Suécia.
Mesmo que você pague muitos impostos, você pode ver que este dinheiro não é desperdiçado. A maioria dos suecos está muito feliz com a forma como seu dinheiro é gasto. A qualidade de vida e de serviços na Suécia é invejada por muitos países.
Um dos setores onde o investimento é mais perceptível é o dos transportes. O metrô, trens, bondes, ônibus e até barcos… tudo está muito bem conectado aqui.
O sistema educacional na Suécia é outra coisa que funciona muito bem. As escolas, universidades e outras instituições educacionais oferecem uma educação de muito boa qualidade. Os professores são geralmente muito bem treinados.
Um dos flagelos de muitos países hoje é a corrupção, mas isto não é um problema na Suécia. Os políticos são investigados e mantidos sob minucioso escrutínio. É verdade que tem havido alguns casos de corrupção nos últimos anos, mas muito poucos em comparação com outros países. Aqui, se um político rouba, ele ou ela está fora do cargo imediatamente; deveria ser assim em todos os lugares, mas infelizmente todos nós sabemos que não é o caso.
❌ Desvantagens de morar na Suécia
A maior desvantagem de se viver na Suécia são provavelmente os invernos. Nesta época do ano, é até difícil chegar ao seu local de trabalho, pois há quase sempre muita neve. Se você estiver disposto a se mudar para a Suécia, você deve aceitar que por 3 ou 4 meses você terá que aguentar dias escuros e um tempo incrivelmente frio. Certamente quando o inverno chegar e você dificilmente poderá sair de casa você se perguntará… e o que eu estou fazendo aqui?
Ao que eu disse antes que os salários são muito altos, devemos colocar um asterisco, e isso é que, como eu disse, os impostos também são muito altos. Aproximadamente 30% do dinheiro desaparecerá do seu salário apenas para pagar estes impostos. Apesar disso, os salários suecos ainda são muito bons.
Encontrar um emprego na Suécia será um trabalho em si mesmo. É verdade que a taxa de desemprego não é muito alta (atualmente 6,8%), mas é muito mais difícil para as pessoas vindas do exterior conseguirem um emprego. E se você não for fluente em sueco, você terá ainda mais dificuldade para encontrar um emprego. É verdade que existem certos empregos para os quais você só precisa saber inglês, mas estes são poucos e distantes e geralmente não são muito bem pagos.
Os suecos são pessoas extraordinárias, mas no início eles têm dificuldade em se abrir, especialmente com pessoas que não conhecem. Você terá que fazer um esforço extra para se integrar com o povo sueco.
Se você já viveu em qualquer uma destas três áreas, notará uma grande diferença de preço em relação ao mesmo produto ou serviço em seu país de origem. Uma das coisas que você mais vai notar é quando fizer suas compras no supermercado. Por outro lado, a variedade de produtos é muito grande.
Encontrar um apartamento para alugar é bastante complicado, e se você pretende ir a Estocolmo tenho que avisá-lo que a dificuldade aumenta dez vezes. Além disso, mesmo se você encontrar um apartamento para alugar, eles colocarão muitas condições se você quiser ficar nele. As duas principais condições não negociáveis são que você tenha um emprego permanente (e possa comprová-lo) e que deixe um depósito de pelo menos dois meses. Além disso, é desnecessário dizer que o preço das casas é exorbitante neste país.
📄 Requisitos para morar na Suécia
Se você quiser morar na Suécia, estas são basicamente as exigências que lhe serão solicitadas:
- Seguro médico válido por pelo menos um ano ou um Cartão Europeu de Seguro de Saúde.
- Prova de que você tem os meios necessários para poder viver na Suécia por conta própria.
- Passaporte ou carteira de identidade nacional.
- Se você vai estudar, deve ter um certificado de admissão da universidade.
- E se você vai trabalhar, vai precisar de um certificado de emprego.