Morar na Polônia

Se você está considerando a idéia de morar na Polônia por um tempo, você veio ao lugar certo. Neste artigo eu lhe fornecerei todas as informações sobre as possíveis vantagens e desvantagens que você terá se quiser viver neste país.

morar-na-polonia

✅ Vantagens de morar na Polônia

É um país barato, especialmente se o compararmos com outros países europeus. Em Varsóvia, a capital, os preços são um pouco mais caros do que no resto do país, mas ainda é uma das capitais européias mais baratas.

Varsóvia é um país muito localizado centralmente, que está perto de tudo. Além disso, as passagens de trem são muito acessíveis; você pode passar um fim de semana visitando outras cidades polonesas sem ter que gastar muito dinheiro. A Polônia oferece uma grande diversidade de lugares a seus habitantes. Você pode desfrutar das melhores montanhas, florestas e lagos, mas também das melhores praias do norte.

É incrível como os poloneses podem conquistar uma pessoa em tão pouco tempo. Eles são geralmente pessoas muito tímidas que acham um pouco difícil se abrir, mas quando você os conhece bem, você vai perceber que eles são pessoas muito amigáveis e confiáveis. Eles o ajudarão em tudo o que você precisar, desde que você se sinta em casa.

E para terminar com as coisas boas de viver na Polônia, temos que falar sobre sua gastronomia. A cozinha polonesa tem influências do melhor da cozinha russa, alemã, ucraniana, húngara… isso é o que a torna única. Você não pode deixar o país sem provar estes deliciosos pratos:

  • Barszcz czerwony: Sopa de beterraba com cebola, batata, alho e repolho.
  • Bife tártaro: Carne moída servida com gema de ovo crua.
  • Pierogi: Pastelaria recheada com queijo, carne, batatas e ovo cozido.
  • Pierniki: Uma das sobremesas típicas daqui, geralmente oferecida aos estrangeiros como um presente de boas-vindas.

❌ Desvantagens de morar na Polônia

Se você quiser viver aqui terá que se acostumar a temperaturas abaixo de 0 graus Celsius. O clima é ruim, provavelmente o pior do país; as temperaturas só lhe darão um descanso no verão, com temperaturas médias de 17°C. O resto do ano você terá que usar um chapéu, um lenço e não seria uma má idéia comprar roupas térmicas.

É claro que o polonês não é um dos idiomas mais fáceis de aprender. A maioria dos estrangeiros que chegam ao país geralmente leva anos para poder se comunicar bem em polonês. As pessoas aqui não sabem espanhol, e a maioria delas também não consegue manter uma conversa fluente em inglês, então o ideal é que você se inscreva em uma academia antes de vir. A Polônia não tem as melhores estradas ou auto-estradas e às vezes é frustrante ter que passar várias horas em seu carro em uma viagem que você poderia fazer em outro país em 2o ou 30 minutos.

Em quase todos os lugares do mundo é preciso fazer muita papelada se se quiser requerer a cidadania, mas na Polônia a burocracia é multiplicada por dois ou três. Você pode passar horas e horas nos escritórios de imigração por causa das longas filas. Certifique-se de ter todos os seus documentos com você, pois se eles lhe disserem que falta algum documento, você terá que fazer fila novamente em outro dia. A burocracia polonesa é horrível!

No vídeo a seguir você pode descobrir como chegar a morar na Polônia: