Morar na Macedônia

Escondido no sul dos Bálcãs, um país exótico e atraente há muito tempo é de interesse tanto para viajantes quanto para profissionais. A Macedônia oferece uma infinidade de oportunidades, uma identidade cultural e histórica diversificada influenciada pelas culturas otomana, balcânica, grega e romana, assim como uma incrível beleza natural e locais acolhedores e amigáveis. Continue lendo para descobrir que tipo de aventuras você pode encontrar vivendo na Macedônia, para que você possa decidir se vale a pena recomeçar neste país pequeno e montanhoso.

morar-na-macedonia

✅  Vantagens de morar na Macedônia

Começaremos falando sobre a oferta gastronômica da Macedônia, com fortes influências da comida grega, eslava e turca, com partes dos Balcãs. A comida é muito boa e exótica neste país, e a maior parte dela tem carne nele. Na verdade, o mais conhecido e uma das primeiras coisas que você deve tentar quando chegar na Macedônia é o burek, uma torta com queijo, vegetais e carne picada. Passando às bebidas, encontramos a rakia, que é um licor tipo conhaque extraído de ameixas, vinho tikveš e cerveja skopsko.

A Macedônia e sua capital estão entre os lugares com maior diversidade cultural que você pode encontrar. A capital tem sido parte de muitos impérios ao longo da história, tais como os impérios romano, otomano e bizantino, para que você possa encontrar albaneses, turcos, sérvios e romenos em suas diferentes comunidades. Apesar disso, os edifícios que você vai encontrar são bastante modernos devido a um terremoto que levou cerca de 75% do patrimônio com ele.

Há vários lugares interessantes que você pode visitar durante sua estadia na Macedônia. De fato, falando sobre o terremoto que destruiu parte dos edifícios, um dos que sobreviveram e poderiam ser um lugar interessante a visitar é uma estação ferroviária cujo relógio parou e até hoje ainda marca o momento exato do fenômeno. Outros locais impressionantes incluem a Mesquita Mustapha Pasha, o Parque Nacional, o Lago Mavrovo e o Monte Korab.

Com relação ao idioma, pode não ser muito fácil para você aprendê-lo, a menos que seja de um país cuja língua nativa seja o eslavo. Entretanto, com isso em mente, existe um curso de idiomas que foi criado precisamente para estudantes estrangeiros. Você pode aprender muito nele, e é recomendado que você aprenda o alfabeto cirílico antes disso. Se você não sentir que está progredindo muito afinal, você conhecerá muitas pessoas que falam inglês com as quais você pode socializar nesse meio tempo.

❌ Desvantagens de viver na Macedônia

A locomoção pela Macedônia é um processo muito estressante por causa do mau estado das estradas. Você pode decidir alugar um carro por causa da barateza das estradas (embora a gasolina não seja tão barata), mas você tem que estar muito atento às brechas e é aconselhável não dirigir à noite. Por outro lado, o trem não funciona regularmente, não há muitos deles e os que existem não são pontuais.

Uma das desvantagens de visitar muitas partes da Macedônia acaba sendo o quanto o país está quieto por longos períodos de tempo. A menos que você se encontre na capital, a Macedônia está praticamente morta durante a maior parte do ano. Isto não é tudo ruim, dependendo do que você vai fazer ou do que você gosta de fazer. Por exemplo, algumas pessoas preferem o silêncio e a tranqüilidade, mas se você for uma pessoa ativa, provavelmente vai se aborrecer muito rapidamente.

A economia da Macedônia sofreu muito no passado, a começar pela desintegração da Iugoslávia, que afetou muito suas exportações e importações. É um país relativamente pobre, com um governo corrupto, aliado a baixos salários. A maioria dos habitantes do país foi forçada a trabalhar em dois empregos, e é um pouco mais fácil para as pessoas que vivem no campo porque têm acesso a terras férteis para cultivar seus alimentos.

O clima na Macedônia é semelhante ao da maior parte da Europa Oriental, indo às vezes a extremos. A diferença entre suas temperaturas mais altas e mais baixas é muito grande, pois podemos encontrar invernos com temperaturas subzero inimagináveis, assim como verões extremamente quentes. As temperaturas às vezes são insuportáveis, mas você deve saber que a melhor época para ir à Macedônia é entre abril e outubro.

Deixamos para você o vídeo de um youtuber que estava em uma viagem a este lugar pouco conhecido. Talvez isso lhe dê um empurrão e você decida morar na Macedônia: