Morar na Lituânia

A Lituânia não é um dos lugares em que as pessoas lutam para residir, na verdade neste momento há mais pessoas saindo do país do que entrando nele. No entanto, há também uma série de vantagens em viver aqui. Vamos analisar mais de perto os prós e os contras de se viver na Lituânia.

morar-na-lituania

✅ Vantagens de morar na Lituânia

Sendo um país europeu, podemos entrar e sair para outros países europeus sem passar pela alfândega ou ter que solicitar um visto. A moeda oficial aqui é o Euro, portanto não teremos que trocar de moeda se quisermos ir passear pela Europa. Portanto, uma grande vantagem de ser um cidadão lituano é que podemos nos mover pela Europa sem ter que nos reportar a ninguém.

O baixo custo de vida na Lituânia é outra razão pela qual você deve pensar em vir para cá. Com cerca de 500 euros por mês você poderá viver perfeitamente bem sem ter que gastar muito dinheiro, mas também não terá muitos luxos. Os aluguéis não são tão asfixiantes como em outros países europeus como Alemanha, Holanda ou França. Para o aluguel de um apartamento de um quarto você não pagará mais de 300 euros/mês.

NOTA: Embora você possa achar estranho, há pouca violência na Lituânia. Na verdade, uma das principais razões pelas quais muitas famílias com crianças escolhem viver aqui é o alto nível de segurança pública.

A Lituânia não é um dos países mais populares da Europa. Os turistas que vêm ao velho continente preferem viajar para a Espanha, Itália ou mesmo Inglaterra. Isto pode nos trazer mais 2 vantagens no verão: as ruas não estão lotadas e os preços nos supermercados, bares, restaurantes… não vão subir.

❌ Desvantagens de morar na Lituânia

A primeira desvantagem clara de se viver na Lituânia é o clima. As temperaturas de verão são amenas com uma média de 17 graus Celsius, mas infelizmente para os lituanos esta é a única época do ano em que as temperaturas lhes dão uma pausa. Geralmente está frio ou chuvoso, ou muito freqüentemente ambos ao mesmo tempo. No inverno, por exemplo, as temperaturas são quase sempre abaixo de zero, e é raro que um floco de neve não caia.

O lituano é uma língua muito complexa, o que provavelmente levará algum tempo para você aprender. A partir do momento em que você sai do avião, você deve ter sempre em mãos o seu dicionário lituano-inglês. Se você quer aprender lituano, é melhor ter algumas aulas antes de vir, para que uma vez que você esteja aqui você possa se tornar mais confortável.

Para integrar-se com as pessoas você terá que fazer um esforço extra, pois os lituanos são pessoas muito frias. Por frio quero dizer que eles têm dificuldade de se comunicar com os outros, especialmente quando lidam com estranhos. Eles também têm dificuldade de expressar seus sentimentos, mesmo com pessoas de sua própria família.

O caráter lituano é um caso à parte e vai levar algum tempo para se acostumar. Ao conhecê-los, você notará que eles têm maus hábitos, tais como não permitir que idosos, deficientes ou grávidas se sentem no metrô. Se você tem um problema com algo como não saber onde fica uma rua, não espere que um lituano o ajude, pois eles seguem seu próprio caminho muitas vezes.

Enquanto você pode viver aqui com pouco dinheiro, os salários são muito baixos, mesmo comparados com o custo de vida. Por exemplo, uma pessoa que trabalha em um supermercado ganha cerca de 400 euros por mês, o que significa que você terá que apertar o cinto para conseguir pagar as contas.

Quer saber mais sobre a Lituânia? Aqui está um vídeo com sete fatos bizarros!