Antes de emigrar para outro país, há muitos fatores que você deve levar em conta, portanto, neste artigo vou lançar as bases do que significa morar na Hungria. Vejamos primeiro os pontos mais favoráveis.
Tabela de Conteúdos
✅ Vantagens de morar na Hungria
Uma das razões pelas quais você deve dar uma chance a este país é por causa de seu povo. Os húngaros são pessoas muito amigáveis que sempre estarão dispostos a lhe dar uma mão, especialmente quando você estiver em apuros.
O transporte público é uma das melhores coisas que a Hungria tem, já que você pode se mudar para a cidade em que vive de forma muito fácil, rápida e por um preço muito econômico. Os metrôs geralmente passam a cada 2 ou 3 minutos e os ônibus raramente têm atrasos, uma vez que têm preferência nas rodovias.
O sistema de saúde é outra das vantagens de se viver na Hungria, já que a maioria das vezes que você adoece ou tem que ser operado, você não pagará um euro. Em outros países, como os Estados Unidos, cada vez que você tiver que ir ao hospital, isso lhe custará um braço e uma perna, por isso muitas pessoas decidem não ir ao médico, mesmo estando doentes; aqui você não terá esse problema.
A gastronomia húngara tem uma mistura de sabores e texturas que fazem do comer aqui um privilégio. A cozinha húngara também se caracteriza por ser sempre servida em quantidades abundantes, portanto, você nunca passará fome. Meus pratos favoritos e que aconselho a experimentar se você estiver se mudando para a Hungria são:
- Meggyleves
- Gulyás
- Lángos
- Rakott Krumpli
- Nokedli
A Hungria é um dos mais belos países a serem visitados. Prepare sua câmera, pois a cada 100 metros de caminhada você encontrará um prédio ou uma paisagem que vale a pena fotografar.
A Hungria é atualmente um dos 3 países mais baratos da União Européia. Você pode dormir em uma pousada no centro de Budapeste por menos de 10 euros, tomar uma cerveja por 80 centavos ou comer em um restaurante por 6 euros ou menos.
❌ Desvantagens de morar na Hungria
Talvez a maior desvantagem de se viver aqui sejam os salários. Descontando impostos, o salário líquido médio para os húngaros é de apenas 500 euros por mês. Como o custo de vida na Hungria é muito barato, ganhar apenas 500 euros por mês será o suficiente para pagar as contas, mas também não espere economizar.
Outra desvantagem que você terá que enfrentar é o idioma, pois é muito difícil de aprender, especialmente para os latinos. Sem saber húngaro ou alemão será difícil se comunicar; há algumas pessoas que falam inglês, mas estas geralmente estão concentradas nas grandes cidades.
O clima na Hungria não é bom no verão e no inverno. No verão é muito quente, pois as temperaturas raramente caem abaixo de 30 graus Celsius. No inverno, porém, as temperaturas caem abaixo de 0°C, e a queda de neve é muito comum nesta época do ano.
Os partidos políticos de extrema-direita estão se tornando cada vez mais proeminentes recentemente, e o número de pessoas xenófobas está crescendo. Esteja avisado, nem todos os húngaros olharão favoravelmente para sua estadia no país, pois pensarão que você vai “roubar” seus empregos.