Morar na Guiné Equatorial

Você já se perguntou como pode ser a vida de um expatriado no continente africano? Eis o que é viver na Guiné Equatorial, o país mais rico da África, do qual você deve ter ouvido falar muito, pois foi uma província da Espanha até 1968.

morar-na-guine-equatorial

✅ Vantagens de morar na Guiné Equatorial

O português, junto com o francês e o espanhol, é uma das línguas oficiais da Guiné Equatorial, o que é sem dúvida uma grande vantagem para os brasileiros e portugueses, que não terão a barreira linguística para iniciar sua adaptação neste destino cheio de possibilidades. Isto é especialmente importante para as novas gerações de profissionais.

Não é segredo que este país é governado por uma ditadura de ferro, mas isto é uma vantagem para os residentes estrangeiros, pois o controle policial inflexível faz das condições de segurança uma das melhores.

Aqueles que tiverem a sorte de chegar ao país e forem contratados por uma das empresas ali sediadas não acreditarão na riqueza de benefícios que usufruirão a partir do momento em que se estabelecerem nesta próspera nação.

Um desses benefícios tem a ver com os altos salários garantidos aos profissionais estrangeiros, que normalmente estão entre 1.200 e 1.500 dólares por mês, que tendem a subir para 2.000 dólares no caso do pessoal médico. Estes valores são mais do que suficientes para cobrir o custo de vida na Guiné Equatorial.

Não há dúvida de que o acima exposto é verdadeiramente atraente o suficiente para considerar a idéia de vir a este país para trabalhar sob contrato, e a isto devem ser acrescentadas as condições favoráveis à economia. Dizemos isto porque os custos de moradia, assim como os custos de quaisquer viagens que você possa precisar fazer para visitar sua família, são pagos pelo empregador.

Para completar as vantagens, você deve saber que os laços deste país com a Espanha ainda são estreitos, o que significa que é menos complicado encontrar trabalho contratado da Península do que de outras partes do mundo.

❌ Desvantagens de morar na Guiné Equatorial

A Guiné Equatorial é um dos países com as maiores restrições para aceitar estrangeiros em seu território. Se você não conseguiu ser contratado por uma empresa sediada neste país, é melhor pensar bem antes de embarcar na aventura. Se você não pensa assim, tente conseguir um visto de turista para ter uma idéia da odisséia.

Infelizmente, este é um país muito aborrecido para muitas pessoas, especialmente para os jovens profissionais. Há muitos casos de pessoas que, dois ou três meses após sua chegada, querem partir para destinos com mais atividades de lazer.

Os serviços de saúde na Guiné Equatorial estão longe de ser os melhores. Embora seja verdade que muitos médicos estrangeiros estão trabalhando no país, eles freqüentemente reclamam da falta de equipamentos modernos nas instalações hospitalares. O pessoal auxiliar que trabalha no sistema de saúde não parece ter um bom nível de treinamento, o que agrava o problema.

Outro grande inconveniente que você encontrará nesta parte do mundo é a acessibilidade da água potável para a população. Nesta área, o país tem a duvidosa honra de estar em último lugar entre todas as nações africanas. Você sabe o que isto significa em termos de qualidade de vida aqui.