Morar na Grécia

No artigo de hoje veremos porque a Grécia é uma escolha tão popular para os estrangeiros não apenas como destino turístico, mas também como um lugar para se viver. Aqui estão os prós e os contras de se morar na Grécia.

morar-na-grecia

✅ Vantagens de morar na Grécia

Uma das coisas mais importantes para avaliar um lugar como um bom ou mau lugar para se viver é a segurança, e a Grécia preenche este requisito. Aqui você pode sair a qualquer hora do dia com total tranquilidade, já que os riscos de ser roubado ou sofrer qualquer outra altercação são mínimos.

Uma das coisas que mais me impressiona neste país é a maneira de ser de seus habitantes. Os gregos têm uma atitude positiva e descontraída em relação a todos os conflitos que enfrentam. Eles estão cientes da delicada situação econômica que o país está atravessando, mas não desesperam diante desses problemas, mas tentam relaxar e pensar de uma maneira mais positiva do que nós.

Outra vantagem de se viver na Grécia é poder comer refeições mais saudáveis e equilibradas sem perder o sabor. É bem conhecido que o Mediterrâneo é um ótimo lugar para se comer, e a Grécia não é exceção. Aqui as frutas e legumes têm gosto de frutas e legumes, ao contrário de outros países, onde não têm gosto de nada. Além disso, encher o carrinho de compras é muito mais barato do que em outros lugares.

Na Grécia você pode aproveitar o verão como nunca antes, pois tem as melhores praias de todo o continente europeu. E não estou falando apenas dos três ou quatro a que todos os turistas vão; aqui você encontrará praias imaculadas com areia branca e água cristalina em lugares que você nunca teria imaginado.

Na Europa, supermercados e outros lugares geralmente fecham suas portas às 10 ou 11 horas da noite, no entanto, aqui muitos lugares ficam abertos 24 horas por dia.

Em comparação com outros países europeus, a Grécia tem preços mais baratos quando se trata de alugar uma casa, transporte público ou alimentos em supermercados.

Mas talvez o mais importante seja ter a experiência de viver em um país que passou por tantas épocas históricas. Aqui você pode encontrar tudo, desde aquedutos romanos e igrejas da era bizantina até edifícios construídos sob a ocupação otomana.

❌ Desvantagens de morar na Grécia

A primeira barreira que você encontrará é o idioma. Se você vier sem saber uma palavra de grego, vai passar um mau bocado, especialmente nos primeiros meses. Além disso, aprender grego não é fácil, pois trata-se de uma língua muito complicada. Se você pretende vir aqui, eu o aconselho a fazer um curso on-line ou em sala de aula com antecedência para ter pelo menos algum conhecimento básico do idioma.

Como você já deve saber, o país vem passando por uma grave crise econômica desde 2008, da qual eles não conseguiram se recuperar completamente. Isto tem uma conseqüência direta na falta de emprego, especialmente se você for estrangeiro. Se você não é membro da União Européia, você também terá o problema de precisar de um visto de trabalho especial, que não é dado a todos.

Quando você estiver dirigindo ou como passageiro, você ficará surpreso com o quanto os gregos dirigem mal. Eles não respeitam os semáforos e outros sinais de trânsito, dirigem nas calçadas para ultrapassar, vão à velocidade máxima para frear no último momento… Tudo isso torna a condução ou ser um pedestre na estrada um esporte arriscado.

A burocracia é outro dos problemas do país, pois tudo o que em outro lugar seria feito em 2 etapas aqui é feito em 6, o que implica uma perda de tempo desnecessária toda vez que você tem que formalizar algo.

E, finalmente, aviso-os que as grandes cidades (Atenas, Tessalônica, Corinto…) estão muito sujas, porque os gregos estão um pouco sujos e geralmente jogam o lixo no primeiro lugar que encontram.

Como é a vida neste paraíso? Deixamos para você o vídeo de Luke explicando tudo: