Você está pensando em começar uma nova vida em algum outro lugar? A França pode ser uma opção muito interessante. Para ajudá-lo a decidir, selecionei para você uma lista dos prós e contras de morar na França.
Tabela de Conteúdos
✅ Vantagens de morar na França
Você quer estudar na França? Provavelmente não consigo pensar em um lugar melhor para fazer isso. A França tem universidades de prestígio onde o ambiente estudantil é excelente. Você pode ir para a pós-graduação por apenas $270 por ano, e obter um doutorado por menos de $400 por ano. Há também muitos subsídios e programas de bolsas de estudo para estrangeiros para ajudá-lo com os custos. Entrar na universidade é bastante fácil, basta apresentar os documentos relevantes e provar que você sabe francês (nível B1-B2).
A gastronomia da França é considerada uma das melhores do mundo. Os chefs mais renomados internacionalmente são encontrados aqui. Os pratos típicos que você NÃO pode perder são:
- Fondue de queijo: Um tipo de creme que se come como acompanhamento de outros ingredientes ou também se pode mergulhar pão nele.
- Aligot: Purê de batatas misturado com tomme fraîche, um típico queijo francês.
- Quenelle: pasta de sêmola de trigo misturada com leite, farinha e ovos. Trata-se de uma especialidade gastronômica típica de Lyon.
- Cassoulet: guisado feito com feijão e acompanhado com carne de porco, frango ou carne bovina.
Os franceses sabem como manter um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. É por isso que a maioria das empresas fecha às 7 horas, para que as pessoas possam aproveitar seu tempo livre. Eles também desfrutam de pelo menos 30 dias de férias pagas por ano. Mais tarde aprofundaremos mais o tema do trabalho.
França e arte são duas palavras que andam de mãos dadas. O museu do Louvre tem mais de 35.000 obras de arte de todos os tipos: esculturas romanas e gregas, relíquias egípcias e o melhor da arte islâmica. O Musée d’Orsay tem uma fantástica coleção de pinturas dos melhores artistas (Monet, Van Gogh, Renoir).
❌ Desvantagens de morar na França
A França é um alvo dos terroristas do Estado islâmico. Os recentes ataques no país fizeram com que muitas pessoas ficassem temerosas. Há uma atmosfera de insegurança e desconfiança nas ruas que nunca foi experimentada antes neste país.
Outra desvantagem de se viver na França está relacionada com o ponto anterior. As pessoas estão discriminando cada vez mais as pessoas que vêm do exterior. Isto também está sendo refletido nas urnas, onde cada vez mais pessoas têm o nome da Frente Nacional, um partido político de extrema-direita, em seu boletim de voto.
Também deve ser dito que o clima na França é estranho. Você pode acordar uma manhã com um sol radiante e 10 minutos depois começa a chover, o que vai deixá-lo louco quando se trata de escolher as roupas que você vai usar na rua.
💼 O que eu posso trabalhar na França?
Se você vive na União Européia, você pode trabalhar livremente em todo o país sem precisar de visto; se você é da América do Sul, você precisa de visto.
Como já mencionei, os franceses não se matam quando se trata de trabalhar. Eles estão trabalhando cerca de 35 horas por semana mais ou menos, 7 horas x 5 dias.
Estes curtos períodos de tempo não afetam os salários, que geralmente são bons, mas sempre dependerão de sua profissão e da cidade em que você se encontra.
Entre os trabalhos mais procurados estão
- Cozinheiros
- Engenheiros
- Empregados e ordenados
- Trabalhadores da hotelaria
- Agentes de Segurança
Se você quer uma experiência pessoal, Ingrid explica, através do vídeo a seguir, como tem sido viver na França. De como têm sido suas amizades, custo de vida, gastronomia e muito mais: