A Espanha sempre foi uma das primeiras escolhas para os imigrantes dentro da comunidade de língua espanhola, uma vez que tem muito a oferecer. Entretanto, como qualquer país, também tem seus prós e contras. Você quer conhecê-los? Neste guia completo de como morar na Espanha, vamos lhe contar tudo sobre sua qualidade de vida, como é trabalhar e estudar na Espanha, dicas para economizar dinheiro e muitas outras dicas úteis. Fique até o fim!
Tabela de Conteúdos
✅ Vantagens de morar na Espanha
Segurança
Embora os roubos com violência tenham aumentado nos últimos anos, a Espanha ainda é um dos países mais seguros para se viver na Europa e no mundo, como indicam os relatórios da OCDE e do Eurostat. Se você vem da América Latina notará a diferença, pois aqui – em quase todas as áreas – você pode caminhar com segurança pela rua a qualquer hora do dia, assim como tirar seu celular em locais públicos sem se preocupar.
Bom tempo
O clima na Espanha é muito bom na maioria das cidades, com verões longos e quentes e invernos curtos e suaves. Entretanto, as temperaturas podem ser um pouco mais frias no norte do país, em cidades como Logroño, Pamplona e Bilbao.
Dieta mediterrânea
Outra das grandes vantagens de viver na Espanha é sua gastronomia, com pratos requintados como paella, omelete de batata, presunto Serrano e polvo à moda galega. Aqui você pode comer alimentos ricos em sabor, saudáveis e com preços razoáveis.
Qualidade em saúde pública
Em um relatório oficial da OMS, a Espanha ocupa a sétima posição no ranking dos países com a melhor saúde pública do mundo, à frente da Austrália e do Japão. A Espanha, em particular, sai-se bem em termos de qualidade de atendimento, equidade e acessibilidade de preços dos serviços de saúde.
Além disso, a taxa de mortalidade na Espanha é uma das mais baixas do mundo, superando a maioria dos países europeus.
Estabilidade econômica
Se você é da América Latina, viver na Espanha lhe dará uma sensação de estabilidade econômica que talvez você não tenha tido em seu país.
Principalmente a Espanha tem sido uma das opções mais escolhidas por argentinos e venezuelanos, porque aqui eles podem obter mais oportunidades e ganhar em euros, uma moeda estável que não desvaloriza com o tempo. Esta característica também permite que cidadãos naturais e estrangeiros façam investimentos sem correr grandes riscos. Ótimo, não é?
❌ Desvantagens de morar na Espanha
Alto nível de desemprego
Embora a situação econômica na Espanha seja melhor do que em outros países de língua espanhola, se a compararmos com o resto da União Européia, podemos ver que ela está claramente em desvantagem. A alta taxa de desemprego é um dos principais problemas para os jovens e imigrantes que querem trabalhar no país.
Problemas sociais
A Espanha está imersa em uma profunda crise social e política que causa divisão e confronto entre seus próprios cidadãos. Os debates sobre o controle da imigração ilegal, corrupção, monarquia ou separatismo catalão são um tema quente na sociedade espanhola.
Prioridade aos cidadãos europeus
Para uma latino-americana imigrar legalmente para a Espanha é muito mais difícil agora do que era há 10 anos, e – se você conseguir fazer isso – você tem que fazer muito mais papelada. Após os acordos alcançados com a União Européia, o país dá mais prioridade aos migrantes europeus do que aos da América Latina.
Você vai se sentir excluído
Embora a Espanha tenha um local privilegiado para turismo na Europa e na África, a distância dos países latino-americanos e as diferenças culturais farão você se sentir um pouco isolado. Isto, sem mencionar o custo do bilhete de avião toda vez que você quiser visitar seus parentes.
Altos preços de habitação
O principal problema se você quer viver na Espanha são os altos preços de aluguel, especialmente nas cidades maiores como Barcelona ou Madri. É por isso que a maioria dos expatriados opta por procurar companheiros de apartamento, o que pode ser um problema se você não estiver acostumado a compartilhar espaço com outras pessoas.
💖 Qualidade de vida na Espanha
A Espanha é um dos países com a melhor qualidade de vida do mundo. Na verdade, a US News classificou-a em #18 em seu ranking de países com a melhor qualidade de vida no ano passado. E um dos fatores que o país ibérico tem a seu favor é sua estabilidade econômica, que permite que a pessoa média tenha uma boa renda anual.
A renda média de uma família na Espanha é ligeiramente maior do que a média registrada pela OCDE. O relatório compara as condições de vida e estilos de vida entre a Espanha, os Estados Unidos, o México e o Chile. Também o horário de trabalho na Espanha é inferior à média dos habitantes dos países mencionados acima. Soa muito bem, não acha?
Portanto, levando em conta estas estatísticas e os prós e contras de viver na Espanha, podemos concluir que este é um bom país para emigrar. Mas antes de tomar esta decisão, é necessário que analisemos muito bem a questão do trabalho, portanto, convidamos você a continuar lendo.
💼 Trabalhando na Espanha
A maioria dos empregos oferecidos
Apesar do alto número de desempregados, a Espanha oferece oportunidades de emprego em uma grande variedade de setores, o que pode facilitar a busca de um emprego. Nesta lista, você poderá ver quais empregos foram mais oferecidos no ano passado:
- Comercial
- Telefonista de atendimento ao cliente
- Assistente geriátrico
- Operador de limpeza
- Empregado de loja e loja de departamento
- Armazenista
- Técnico de manutenção
O turismo e a indústria hoteleira são historicamente dois setores com muita força para encontrar trabalho na Espanha. Alguns trabalhos como cozinheiro, garçom, garçom, salva-vidas ou empregado de hotel são muito requisitados, especialmente nos meses de verão (junho a setembro).
Os imigrantes acham mais difícil conseguir empregos qualificados, mas mesmo assim, não seria surpreendente se você pudesse obter o reconhecimento de suas qualificações acadêmicas. Advogado, engenheiro, psicólogo, arquiteto ou administrador de empresas são empregos muito lucrativos na Espanha.
Como conseguir um emprego na Espanha?
Como em muitos outros países, os contatos são essenciais se você quiser encontrar um emprego na Espanha, especialmente se você não tiver um currículo extenso. Se você tem amigos ou familiares vivendo no país, seria bom se eles pudessem lhe dar uma mãozinha, pois conseguir seu primeiro emprego é sempre difícil.
Não existe uma fórmula mágica para conseguir um emprego na Espanha, basta ser constante e não se desesperar. É importante preencher seu perfil profissional em InfoJobs e outros sites de busca de emprego, pois a internet é a principal ferramenta para conseguir um emprego no país.
Se você já está na Espanha, pode publicar sua candidatura em quadros de avisos localizados em locais como hospitais, universidades ou mercados. Se você preferir fazê-lo online, Milanuncios.com é o site mais popular para isso.
📚 Estudar na Espanha: é caro ou barato?
Se sua intenção é viver na Espanha como um estudante estrangeiro, você está tomando uma excelente decisão. A Espanha está entre os 20 países com a melhor educação de qualidade do mundo. E embora sua qualidade seja um pouco inferior à média européia, seus baixos custos fazem com que muitos imigrantes de outras partes do continente venham aqui para estudar.
Em outras palavras, estudar na Espanha é muito barato (ainda mais do que em alguns países latino-americanos), tem um sistema educacional de qualidade, de fácil acesso e muito inclusivo para os imigrantes.
Tipos de bolsas de estudo
Embora mesmo com bolsas de estudo na Espanha não seja totalmente gratuito, você tem a possibilidade de escolher entre um grande número de universidades públicas com preços bastante acessíveis. Com isto em mente, aqui estão os três tipos mais comuns de bolsas de estudo disponíveis na Espanha:
- Bolsas de estudo do MEC, concedidas pelo Ministério da Educação, Cultura e Esporte.
- Bolsas de inserção laboral, que são financiadas por empresas privadas.
- Bolsas de estudo especiais para estudantes estrangeiros, mais conhecidas como bolsas Erasmus.
🏠 Onde morar a baixo custo na Espanha?
Em comparação com outros países europeus, viver na Espanha pode ser muito barato se, entre outras coisas, você escolher a cidade certa. As cidades universitárias podem ser um bom ponto de partida, mas também há outras boas opções para atender a todos os gostos.
Algumas das principais cidades espanholas mais baratas para se viver são:
- Zamora: histórico e cultural, ambiente limpo e tranqüilo, mais adequado para famílias com crianças ou pessoas mais velhas.
Orense (Ourense em galego): ideal para jovens casais ou pessoas solteiras. Esta cidade galega é uma das mais baratas e turísticas, com muito o que ver e fazer, e é especialmente famosa por suas termas e gastronomia. - Teruel: além de ser uma cidade universitária barata por excelência, é um lugar seguro, com vida noturna, boa comida e preços acessíveis de aluguel (quartos de 150 euros a 180 euros/mês).
- Palencia: é conhecida como a cidade mais barata de toda a Espanha, devido ao fato de que aqui você pode economizar muito em custos de transporte, alimentação, estacionamento e moradia. No entanto, você só deve vir morar aqui se ganhar suficiente renda passiva ou se for um investidor ou empresário, pois conseguir um emprego decente em Palência é uma tarefa muito difícil.
🇪🇸 O que eu preciso para viver na Espanha?
Uma pessoa que chega à Espanha com um visto de turista só pode permanecer legalmente no país por um máximo de 90 dias. Se você exceder esse tempo, você se tornará um imigrante irregular, e as autoridades poderão tomar medidas legais contra você.
Se você não é cidadão da UE, suas chances de se tornar um residente legal na Espanha dependem principalmente de ter uma oferta de emprego no país. As pessoas que estão prosseguindo seus estudos acadêmicos na Espanha também terão o direito de permanecer por toda a duração de seus estudos.
🇧🇷 Dicas para emigrar para a Espanha se você é do Brasil
- Considere o clima da cidade onde você vai morar: dependendo de como você está acostumado a viver, o clima de alguns lugares na Espanha pode parecer muito extremo ou mutável. Portanto, o melhor conselho que podemos lhe dar é procurar uma cidade onde seja mais fácil para você se adaptar às mudanças de temperatura.
- Tente obter sua autorização de residência de fora da Espanha: este é um dos requisitos essenciais se você quer viver legalmente na Espanha e não é um cidadão Schengen. Caso não corresponda ao perfil dos outros tipos de residência, você terá que provar que pode viver na Espanha sem trabalhar, ou encontrar um emprego permanente de fora do país.
- Contrate um advogado de imigração para aconselhá-lo sobre como pagar seus impostos uma vez que esteja estabelecido. Não queremos que você tenha multas ou qualquer outro problema legal devido à desinformação, não é verdade?
- Entenda que temos culturas diferentes: em situações tão comuns como filas para o banco ou pagar algo na caixa, na Espanha não nos preocupamos em estar fisicamente um atrás do outro. Você simplesmente pede o último e saberá quando é a sua vez. Além disso, você deve saber que na Espanha eles o tratarão da maneira como você os trata. Portanto, tenha em mente que, dependendo da atitude com a qual você se aproxima de alguém, você pode receber uma boa ou má resposta.