Morar na Eslováquia

Morar na Eslováquia não é uma decisão fácil de tomar… “É uma boa opção?” “Há uma boa qualidade de vida?”. Estas são algumas das questões que inundam a mente da maioria das pessoas quando se fala em se mudar para este país eslavo. Se você está pensando em em emigrar para “O Coração Verde da Europa”, aqui estão as principais vantagens e desvantagens de se viver neste país.

morar-na-eslovaquia

✅ Vantagens de morar na Eslováquia

A Eslováquia é um país com uma cultura muito igualitária no que diz respeito às classes sociais. Este curioso fenômeno não ocorre na maioria dos países europeus onde você só pode ser rico ou pobre. Aqui você pode ter uma vida decente, trabalhando duro, mas sem ter que se explorar.

Como conseqüência do acima exposto, podemos assegurar-lhe que será muito fácil para você conseguir um emprego. Se você tem um diploma universitário (qualquer diploma) e sabe inglês ou alemão, você terá praticamente um emprego assim que chegar. Na verdade, o governo incentiva a entrada de imigrantes no país porque a demanda por profissionais é alta. Se você vier da Espanha ou de qualquer país da UE, a solicitação de residência permanente será muito fácil.

A qualidade de vida que você terá será boa. É um país onde os serviços funcionam muito bem e, ao contrário de outros países da Europa, você não terá que gastar a maior parte de seu salário para pagar por eles. Além disso, a qualidade dos serviços de saúde é boa; você terá acesso a medicamentos e serviços de saúde a preços acessíveis.

A Eslováquia é um país muito seguro, com uma taxa de criminalidade extremamente baixa. Embora os roubos aconteçam como em qualquer parte do mundo e, portanto, você deve tomar suas precauções, os crimes violentos são praticamente inexistentes, tornando-o um dos países mais seguros da União Européia.

Finalmente, você ficará satisfeito em saber que o custo de vida na Eslováquia é baixo. O salário mínimo é de aproximadamente 520 euros por mês, e isso será suficiente para cobrir suas acomodações, utilidades e alimentação. Se você tiver um bom CV ou decidir trabalhar como freelancer, você poderia facilmente ganhar mais de 900 euros, o que lhe permitiria ter uma vida muito boa.

❌ Desvantagens de morar na Eslováquia

O clima é possivelmente o fator que você mais detestará em viver neste país. A temperatura média por ano está entre 5°C e 8,5°C, e somente no verão o sol brilha o suficiente para elevá-la a apenas 15°C. No inverno você terá que se empacotar com muito calor. No inverno você precisará se embrulhar quente, pois as temperaturas estão abaixo de -5 °C.

A qualidade da educação não é boa. Existem poucas universidades de primeira classe na Eslováquia e a gama de profissões não é muito ampla; agora você entenderá por que é tão fácil conseguir um emprego. É possível que se você começar uma família, ao longo dos anos seus filhos terão que emigrar para procurar melhores opções de carreira em outras partes da Europa.

Finalmente, devemos falar sobre o idioma. Se você não se preocupou em aprender eslovaco desde cedo, provavelmente terá muita dificuldade em fazê-lo como um adulto. É uma linguagem bastante pesada para a qual você terá que ter vários meses de aulas se você espera entender pelo menos 50% do que os moradores locais lhe dizem na rua. Por sorte, outros idiomas como o inglês e o alemão são falados no país.

Quanto custa viver na Eslováquia – é barato ou caro? Tatiana explica abaixo: