Você está pronto para deixar tudo para trás e começar uma nova vida? No artigo de hoje vou ajudá-lo, porque somente aqui você aprenderá em primeira mão quais são os prós e os contras de morar na Costa Rica, e também os requisitos que você terá que cumprir para obter seu cartão de residência permanente.
Tabela de Conteúdos
✅ Vantagens de morar na Costa Rica
Os costarriquenhos ganham melhores salários que o resto de seus vizinhos da América Central. O salário médio dos costarriquenhos é de US$830 por mês (menos impostos). É verdade que se o compararmos com a Espanha ou outros países europeus é um salário bastante baixo, mas aqui esse dinheiro vai longe.
Apesar do que todos pensam, a educação universitária aqui é de um bom padrão. O Instituto Tecnológico de Cartago e a Universidade da Costa Rica são duas das instituições de maior prestígio no país. Além disso, tenho que acrescentar que mais de 98% da população é alfabetizada, o que é uma das taxas mais altas do mundo. Você não vai para um país de ignorantes.
Outra coisa boa sobre este país é que você não precisa necessariamente ir para a capital (San José) para encontrar oportunidades de trabalho. Em todas as províncias, você terá a oportunidade de progredir no mercado de trabalho. Cada província, por assim dizer, tem um ou dois setores onde o número de empregos oferecidos é maior, por isso é importante que você escolha seu destino com base em sua experiência de trabalho.
Os costarriquenhos são pessoas que sempre enfrentam a vida com um sorriso; eles estão sempre de bom humor mesmo quando as coisas não seguem seu caminho. Eles também são muito solidários com as pessoas ao seu redor e não hesitarão em dar uma mão com qualquer problema que possa surgir. Eles estão sempre dispostos a conversar com qualquer pessoa, especialmente se você falar com eles sobre um de seus assuntos favoritos, o futebol.
Na Costa Rica você pode desfrutar de paisagens majestosas, tanto nas montanhas como na praia. Nas costas, os termômetros são sempre agradavelmente quentes (entre 28 e 35°C), tornando-o o lugar ideal para dar um mergulho em uma dessas praias cristalinas que só se pode desfrutar neste país. Recomendo que você vá a pelo menos uma destas 5 praias:
- Santa Teresa
- Manuel Antonio Beach
- Avellana
- Tamarindo
- Conchal
E quanto à gastronomia típica daqui? Esta é uma das principais (se não a principal) vantagem de se morar na Costa Rica. Os produtos e pratos típicos não só são deliciosos, como também são muito baratos em termos de qualidade/preço. Você não pode deixar o país sem experimentar Ceviche ou Gallo Pinto.
❌ Desvantagens de morar na Costa Rica
Embora disséssemos antes que é o país com os melhores salários da América Central, é também o mais caro para se viver. Aluguéis, educação, preços de carros e assistência médica são geralmente muito mais caros do que no resto do país. são geralmente muito mais caros do que em outros países vizinhos.
As estradas não poderiam ser piores. Eles foram construídos há mais de 50 anos e desde então as renovações ou melhorias têm sido evidentes por sua ausência. Para um estrangeiro é quase impossível encontrar seu caminho, pois as direções são muitas vezes confusas.
A infra-estrutura de transporte público também é muito pobre. Há muito pouco no caminho do transporte público, portanto, a maioria dos veículos de transporte público está superlotada. Tanto a condução quanto o transporte público são caóticos; às vezes você terá vontade de caminhar até seu destino, não importa a distância, ou ficar em casa.
Mencionamos na seção sobre vantagens que a educação universitária é de bom nível, mas o mesmo não acontece com a educação pública. Se você optar por ir em particular, você terá que gastar muito dinheiro e não terá garantia de obter uma educação de qualidade.
Andando pelas cidades, você verá alguns dos edifícios que são terríveis. Algumas cidades são bastante feias, para não se enganar, com San José no topo da lista. Algumas ruas também estão sujas, e o problema do lixo está começando a preocupar as autoridades do país.
📄 Requisitos para morar na Costa Rica
Se você entra no país como turista e solicita um visto de residência permanente, deve primeiro ter 200 dólares, que é o que é necessário para iniciar os procedimentos. Você também terá que depositar o dinheiro em colones, que é a moeda oficial do país. Você não poderá solicitar a residência se seu visto de turista tiver expirado, em outras palavras, se você for ilegal.
Além de pagar, você também terá que fazer uma grande quantidade de papelada. Você terá até mesmo que escrever uma carta explicando em detalhes porque você quer morar na Costa Rica. Uma certidão de nascimento, uma certidão de registro criminal e uma fotocópia de todas as páginas de seu passaporte são alguns dos requisitos.