Morar na cidade pode nos trazer muitas coisas positivas, mas também algumas coisas negativas que podem minar nosso humor e até mesmo nossa saúde. Se você sempre viveu em uma cidade e não sabe se deve dar o mergulho, você deve primeiro ler este artigo sobre os prós e contras de viver na cidade.
Tabela de Conteúdos
✅ Vantagens de morar na cidade
É do conhecimento geral que a gasolina está hoje em dia a preços quase exorbitantes. É por isso que as grandes cidades oferecem serviços de transporte público que são facilmente acessíveis a todos os cidadãos. Por pouco dinheiro, você pode pegar o metrô, ônibus ou até mesmo um táxi se quiser gastar um pouco mais de dinheiro.
Uma coisa que pode ficar entediante em cidades pequenas é que você sempre tem que ir ao mesmo restaurante, à mesma loja de roupas, ao mesmo cabeleireiro… no entanto, morar em uma cidade permite que você tenha uma grande variedade de lugares para ir. Por exemplo, se você quiser sair para jantar você pode escolher entre restaurantes chineses, italianos, franceses, indianos…
Não é nenhum mistério que se você quiser ter mais oportunidades de trabalho é melhor ir para uma cidade, e quanto mais pessoas viverem na cidade, melhor. A vida urbana também permite que você amplie seu círculo de amigos, o que significa que você pode ter mais contatos e isto certamente o ajudará quando se trata de encontrar um emprego.
É evidente que a vida em uma cidade grande é muito mais divertida do que a vida em um lugar com menos habitantes. Em uma cidade você tem museus, teatros, espaços verdes, parques de diversão, ginásios… Você também pode assistir a concertos ou qualquer outro evento, seja ele cultural ou esportivo.
Deve-se ter em mente que os melhores centros de saúde e hospitais estão geralmente concentrados em grandes áreas urbanas, portanto, se você estiver doente ou muito preocupado com seu estado de saúde, seria aconselhável vir a um.
❌ Desvantagens de morar na cidade
O tráfego é claramente uma das maiores desvantagens das cidades. Na verdade, se você perguntar a qualquer habitante da cidade sobre seus problemas diários, eles provavelmente reclamarão sobre o trânsito. Os problemas de trânsito são devidos ao alto número de carros nas ruas e se acentuam quando há demonstrações, obras nas estradas ou acidentes. Se você está em uma fase de sua vida em que precisa de paz e sossego, é melhor ficar longe das grandes cidades.
É preocupante saber que as pessoas que vivem na cidade sofrem muito com problemas relacionados ao estresse. O ruído em uma vila é quase insignificante em comparação com o ruído em uma cidade grande. A alta poluição também não ajuda a aliviar o estresse, pois às vezes pode levar a problemas de saúde.
O alto custo de vida é uma das razões pelas quais as pessoas estão relutantes em se mudar para a cidade. Em uma metrópole, os preços de bens e serviços são geralmente muito mais altos do que em outro lugar com menos residentes. Comprar ou alugar um apartamento também pode ser um problema, pois há pouca oferta e muita demanda, o que torna os preços mais caros.
O crime é um problema que está presente em todos os cantos do mundo, mas é um fato que nas cidades há mais assaltos ou atos de vandalismo por pessoa do que nas cidades; os criminosos sabem que é aqui que podem encontrar um maior transporte. Nas grandes cidades, é preciso estar sempre de olhos abertos, seja na rua ou em casa.
Vico C. K. nos conta sobre sua experiência, de Toronto, de como é morar na cidade: