Uma experiência que nunca se apagará de sua memória é morar na China, mas esta potência mundial também tem seus solavancos. Se você estiver se perguntando como são os chineses com os imigrantes, como é difícil adaptar-se e como conseguir um emprego como estrangeiro, explicaremos tudo isso em detalhes abaixo. Explicaremos tudo isso em detalhes abaixo.
Tabela de Conteúdos
✅ Vantagens de morar na China
🚌 O transporte é eficiente
Os veículos estão sempre em bom estado, espaçosos, limpos e pontuais. E porque a China está comprometida com a energia renovável, você tem acesso a estações públicas de bicicletas e vários meios de transporte ecológicos (como scooters elétricos e motocicletas).
📱 Tecnologia
A tecnologia está altamente desenvolvida na China, especialmente nas grandes cidades. Você raramente terá que usar papel-moeda aqui, pois você pagará por quase tudo com seu telefone celular escaneando códigos QR.
🧧 Sua cultura
A música, os monumentos, os festivais e as tradições da China fazem dela um lugar único e divertido para se viver; sempre há algo acontecendo, e se você vive nas grandes cidades você encontrará algo interessante para se ver nas ruas o tempo todo.
🤝 A cordialidade do povo
O povo chinês é bastante hospitaleiro e amigável, especialmente nas cidades pequenas e remotas. Embora seja verdade que você possa encontrar pessoas rudes nas ruas das grandes cidades, em seu círculo social e de trabalho eles geralmente ficarão felizes em ajudá-lo com quaisquer problemas que você tenha sem esperar nada em troca.
🔒 Segurança pública
A China é um país muito seguro para se viver, e o governo chinês tem levado esta questão tão a sério que foram colocadas câmeras em quase todas as esquinas. Não importa o quão solitário você esteja na área ou a que horas você sai, é pouco provável que você seja vítima de crime aqui.
🛒 Alimentos
A comida na China é tão variada que muitos dizem que você nunca vai conseguir provar todos os pratos, e também é muito apetitosa, com sabores únicos.
❌ Desvantagens de morar na China
💨 Poluição ambiental
Embora tenha havido algumas campanhas recentes de conscientização e o ambiente esteja se sentindo um pouco mais frio, a atividade industrial não regulamentada na China tem levado os níveis de CO2 a níveis perigosos. Antes de se envolver em qualquer atividade ao ar livre ou mesmo pensar em sair, as pessoas nas principais cidades da China verificam o nível de poluição do ar em um aplicativo em seus smartphones, e às vezes têm que sair com máscaras faciais/máscaras faciais.
👩👨 Superpopulação
Para lhe dar uma idéia, só a cidade de Xangai é o lar da metade do tamanho da Espanha. Isto torna quase impossível fazer qualquer coisa nas ruas durante as horas de ponta, feriados e fins de semana, pois para quase tudo você terá que esperar em filas intermináveis ou sufocar em multidões de pessoas. E, é claro, o metrô será seu pior pesadelo se você tiver que usá-lo para se deslocar para trabalhar na China.
🚗 Educação sobre tráfego e segurança rodoviária
Uma das áreas em que a China realmente precisa melhorar é a falta de respeito às regras de trânsito. É muito raro quando um motorista decide dar-lhe o direito de passagem, e eles geralmente não têm a intenção de desacelerar ao atravessar a estrada, mesmo quando você tem luz verde.
📄 Burocracia
Para quase tudo, você tem que preencher muitos formulários e tudo tem que passar por uma série de regulamentações e aprovações governamentais que podem paralisar seus projetos, especialmente se você for um empresário ou empresário. Embora você encontrará obstáculos e limitações na estrutura legal, uma vez superados, você pode fazer parte de um mercado tão grande que qualquer negócio que consiga se consolidar terá um sucesso garantido.
👎 Os comerciantes que lucram
Não importa quantos anos você viva na China, será impossível esconder o fato de que você é um estrangeiro, e isto dá origem a alguns vendedores ou taxistas tentando cobrar-lhe 10 vezes mais do que o valor real das coisas. É claro que isto não acontece em todas as culturas orientais ou em todas as partes do país, mas você ainda deve estar atento a este tipo de coisa.
😔 Despromoção
A emigração é uma decisão e um processo difícil. Se você não está acostumado a viajar e não viveu em outros países antes, você deve estar ciente de que se sentirá muito deslocado por algum tempo se você vier morar na China. Esta sociedade tem coisas boas e não tão fáceis de digerir, e aqueles que não são capazes de estabelecer boas relações aqui partem mais rápido do que chegam.
📵 Bloqueio digital
Na China, as redes sociais ocidentais (como Facebook, Twitter, Instagram, YouTube…) são bloqueadas pelo governo a fim de controlar as informações consumidas por seus habitantes e promover suas próprias redes sociais. Assim, cada um deles – incluindo o TikTok – tem sua própria versão chinesa, e para acessar os outros você terá que usar uma VPN, o que torna a internet mais lenta e consome a bateria do seu celular mais rapidamente.
🤑 É caro viver na China?
A resposta a esta pergunta é muito matizada, pois estamos falando do país mais populoso do mundo, o que significa que existem infinitas possibilidades, e cada estrangeiro teve empregos mais bem pagos do que outros. Mas, na experiência de muitos, morar na China é bastante barato (especialmente para alimentos). Portanto, é quase certo que qualquer trabalho que você conseguir permitirá que você se sustente enquanto procura algo melhor.
É aconselhável não se aventurar no país com sua família ou ter uma família fora do taco se você não vier com um contrato de trabalho em tempo integral e bem remunerado. Os aluguéis aqui são um pouco caros, e você pode ter que se contentar com apartamentos que são muito apertados e sem comodidades (como aquecimento) durante os primeiros anos.
Como sempre, o custo da moradia dependerá em grande parte da cidade onde você vive, mas a China tem a vantagem de cada localidade ter seu próprio salário mínimo. Por exemplo, o salário básico em Xangai é de cerca de US$330, enquanto em Guangxi é de US$152 – o suficiente para pagar seu aluguel e suas compras mensais. Entretanto, a maioria das pessoas na China ganha muito mais do que o salário mínimo.
🗣 Mudança para a China sem conhecer o mandarim
Mudar-se para um país como a China sem conhecer o idioma é um risco que não recomendamos que você corra, a menos que esteja viajando para estudar e conheça um pouco de inglês (você sabe, para que possa se defender enquanto isso). Na internet você pode encontrar muitas bolsas de estudo para estudar na China que lhe proporcionam acomodação com outros estrangeiros, portanto o processo de adaptação será muito mais fácil do que se você for por conta própria.
Fora desses círculos sociais internacionais, o inglês pode não lhe ajudar muito na comunicação, pois a maioria dos chineses não o fala muito bem, devido ao fato de que é um investimento que o Estado considera desnecessário. Por este motivo, aconselhamos que você baixe um tradutor inglês-chinês em seu smartphone e aprenda as frases mais essenciais.
Algumas palavras em mandarim mudam de significado dependendo do tom em que você as pronuncia. Assim, enquanto você desenvolve este aspecto, aprenda a escrever os mais essenciais (os que o ajudarão a pedir orientações e a pedir comida), e leve sempre consigo um lápis e papel.
💼 Como conseguir um emprego como estrangeiro
Em cidades pequenas é difícil conseguir um emprego como estrangeiro, mas há outras onde há mais oportunidades de emprego devido ao fato de que elas são a sede de empresas internacionais. Algumas das cidades mais fáceis de se conseguir um emprego na China são Pequim, Xangai, Shenzhen, Guangzhou e Kaifeng.
A melhor opção é conseguir uma empresa chinesa para contratá-lo do exterior ou a empresa para a qual você trabalha tem acordos com outra empresa na China. Se você optar pela primeira opção, você deve ter um bom domínio do inglês, já que as empresas que contratam estrangeiros geralmente são internacionais.
Mia Mamede dá sua reação a morar na China: