Se sua próxima parada for morar na Catalunha, e você não tem idéia do que vai encontrar, você veio ao lugar certo. Aqui vamos lhe dar um guia para as coisas boas e ruins de se viver nesta região como estrangeiro.
Tabela de Conteúdos
✅ Vantagens de morar na Catalunha
A primeira vantagem da Catalunha são seus mais de 700 quilômetros de costa. Esta região pode oferecer um número infinito de praias diferentes para visitar, desde enseadas escondidas até urbanas, como é o caso da praia de Port d’Alguer, em Girona. Nesta lista vou mostrar-lhes quais são, em minha opinião, as melhores praias da Catalunha:
- Aiguablava
- Praia de Castelldefels
- Enseada da Fonda
- Praia Morer
- Enseada de Montjoi
A Catalunha é, após as Ilhas Canárias, as Ilhas Baleares e Valência, a Comunidade Autônoma com clima mais equilibrado. No norte da Espanha, as chuvas são muito freqüentes e, no sul, é muito quente no verão. Por outro lado, a Catalunha desfruta de um clima mediterrâneo, onde as temperaturas são amenas na maior parte do ano, exceto nas cidades próximas aos Pirineus. A Comunidade Autônoma da Catalunha é composta por 4 províncias: Barcelona, Tarragona, Girona e Lleida.
Devido ao esforço de seu povo e à renda proveniente do turismo, a Catalunha é hoje uma das Comunidades Autônomas mais ricas da Espanha. Os salários auferidos pelos catalães só são comparáveis aos auferidos pelos trabalhadores da capital, Madrid. Nos centros urbanos mais importantes, tais como Barcelona, há muitas ofertas de emprego.
A gastronomia da Catalunha é composta por produtos do jardim, do mar e das montanhas. Graças a isso, comer nesta região não será apenas um prazer para nosso paladar, mas será também um tiro de energia para nosso corpo. Como se isso não fosse suficiente, a cozinha catalã vem incorporando pratos de diferentes partes do mundo ao longo dos anos. Alguns dos pratos típicos catalães que você não deve perder são:
- Xató
- Coca de recapte
- Empedrato
- Creme catalão
- Trinxat
- Esqueixada
❌ Desvantagens de morar na Catalunha
O custo de vida na Catalunha é, na maioria dos casos, excessivo. Dependendo da cidade para onde você vai, suas despesas mensais serão uma ou outra, mas não podemos dizer que seja um lugar barato. Se você pretende ficar em Barcelona, precisará de pelo menos 1.000 euros por mês. Esta quantia sem ter um salário é difícil de assumir, por isso recomendo que antes de se mudar para a Catalunha você tenha uma oferta de emprego anterior.
A situação política e social na Catalunha é desconcertante. Metade dos catalães quer independência para sua região, enquanto a outra metade opta por permanecer anexada à Espanha.
Seu próprio idioma, o catalão, será necessário para que você saiba. Não apenas para poder se comunicar com os nativos, mas também para ter acesso a alguns empregos, onde conhecer o catalão é um pré-requisito.
Você quer saber mais sobre a Catalunha? Deixamos para você um vídeo com 50 curiosidades sobre esta região: