Se sua intenção é morar na Bolívia agora ou no futuro próximo, você não poderia ter vindo a um lugar melhor, porque aqui eu lhe falarei sobre as vantagens e desvantagens de se estabelecer permanentemente neste país sul-americano.
Tabela de Conteúdos
✅ Vantagens de morar na Bolívia
Todos os que estiveram na Bolívia sabem que é um país muito acolhedor, onde as pessoas se tratam como se fossem sua própria família. Longe do frio e do tratamento distante que você pode receber em alguns países europeus, as pessoas aqui recebem os forasteiros de braços abertos. No início eles tendem a ser mais reservados, mas assim que o conhecerem, você descobrirá que eles são pessoas com quem você pode falar sobre qualquer coisa.
Outra vantagem de morar na Bolívia é que é um lugar barato, onde você pode sair para almoçar ou jantar em um restaurante e comer seu recheio por 7 dólares americanos ou menos. Para sua referência, isto é cerca de 3 vezes mais barato do que a Espanha. Gastando aproximadamente US$550 por mês (contando o aluguel do apartamento) você poderá viver e viver bem.
A Bolívia é um país tranqüilo, onde a pressa e o estresse não existem. Eles dão importância ao trabalho, mas não é sua prioridade na vida. Durante minha estada lá pude ver que a maioria dos trabalhadores bolivianos tem tempo suficiente para passar com suas famílias mesmo em dias de trabalho, algo que é utopia em outros países.
A gastronomia boliviana é invejada, não só pelos pratos típicos de cada região, mas também pela grande variedade de legumes e frutas que podemos desfrutar durante todas as estações do ano.
Se você é um amante da natureza em seu estado mais puro, você deve saber que a Bolívia é um dos países com a maior diversidade biológica. Destacam-se os ecossistemas da Amazônia, a Floresta de Chiquitano e os Yungas. Além disso, La Paz foi recentemente nomeada uma das 7 cidades-maravilha do mundo.
❌ Desvantagens de morar na Bolívia
Um dos problemas deste país é o alto nível de corrupção que existe em todos os lados, desde funcionários públicos, policiais e advogados até altos funcionários do governo. Nos últimos anos foram feitas tentativas para combater isto, mas o problema persiste e não parece ter uma solução fácil. Portanto, não fique surpreso se alguém lhe oferecer um «esquema» fora da lei.
Outra razão pela qual as pessoas não querem morar na Bolívia é por causa da insegurança nas ruas. Recentemente foi publicada uma lista que mediu a eficiência das forças policiais e da segurança cidadã, e a Bolívia não estava em um lugar muito bom, uma vez que dos 127 países que entraram no estudo, ficou em 114º lugar. É verdade que há pessoas que vivem no país há muito tempo e nunca sofreram uma altercação, mas em geral não é um lugar seguro.
O clima que tenho hesitado até o final se vou incluí-lo na seção de prós ou contras, pois depende muito da área onde você vai ficar. No final, decidi colocá-la em desvantagem porque é um clima muito exigente, especialmente no inverno; lembre-se que a Bolívia é um país que está localizado em alta altitude. Se você tiver uma pele muito clara, precisará usar protetor solar quando sair, porque o sol é muito quente e faz comichão.
Por último, mas não menos importante, a Bolívia ainda é um país pobre e subdesenvolvido, com falta de bens e serviços que funcionam mal. Um exemplo é o sistema de saúde pública, que é bastante pobre. Outro é o serviço de telefonia móvel, que, além de não funcionar corretamente, é bastante caro.
Vanderlandes Oliveira nos diz 5 vantagens de se viver na Bolívia: