Você gostaria de morar na Bélgica um dia? Se a resposta for sim, eu recomendo que você dê uma olhada neste artigo para ver quais são os principais prós e contras de se viver neste país europeu. Vamos começar com o bem.
Tabela de Conteúdos
✅ Vantagens de morar na Bélgica
A variedade de culturas que existe neste país é uma das coisas que o torna único. Você pode encontrar pessoas do México, Espanha, Austrália, Estados Unidos ou mesmo do Japão. Muitas pessoas que optam por se mudar para a Bélgica acabam tendo um grupo de amigos de seu próprio país. Ter pessoas que falam a mesma língua que você e estão na mesma situação que você é uma grande vantagem quando se trata de se adaptar a um novo país.
Se você tem menos de 26 anos de idade terá muitos benefícios quando se trata de acessar certos lugares, especialmente aqueles relacionados à cultura. Por exemplo, se um bilhete de museu custa em torno de 9 euros, apenas por ter menos de 26 anos, você o receberá por 1 euro. Existem também diferentes cartões de transporte para jovens, que permitem viajar mais barato dentro do país. Para os estudantes também há preços muito acessíveis, já que a mensalidade universitária pode custar cerca de 300 euros por ano.
Algo que irá agradavelmente surpreendê-lo no final de seu primeiro mês é o preço da eletricidade. Você pagará em um ano o que em seu país pagaria em 3 ou 4 meses, o que terá um efeito positivo em seu bolso, especialmente se você for uma pessoa que gosta de passar o dia inteiro com o computador e a TV ligada como eu.
Um aspecto favorável do trabalho na Bélgica são as condições de trabalho a que os trabalhadores estão sujeitos. Uma idéia que eu acho ótima é que o horário de trabalho é flexível, você pode ir e vir como quiser, mas você tem que trabalhar 8 horas por dia. Além disso, um dia por semana você tem o direito de trabalhar a partir de sua própria casa.
E para terminar com as coisas boas da vida na Bélgica, o salário médio neste país é de 47.000 euros, e o salário mínimo é de 1.500 euros.
❌ Desvantagens de morar na Bélgica
Para começar com as desvantagens, a primeira coisa que tenho a dizer a vocês é como são as relações pessoais aqui. Os belgas são pessoas que não se abrem muito para os outros, mas especialmente têm mais dificuldade com os estrangeiros. Eles preferem se dar bem com outros belgas nativos do que com pessoas que vêm do exterior. Além disso, se você quiser encontrar um belga, você tem que avisá-los com pelo menos uma semana de antecedência; não é possível ligar para você e nos encontraremos em 5 minutos.
Outro ponto negativo na Bélgica é o clima. É difícil se acostumar ao clima tão ruim quanto aqui. O clima não é tão extremo como nos países nórdicos, mas é muito irregular, pois é possível experimentar todas as quatro estações em um dia. Há muitas pessoas que vêm aqui e adoecem nos primeiros dias devido às mudanças climáticas.
Algo que vai deixá-lo louco é a maneira como os belgas dirigem, pois são pessoas muito imprevisíveis ao volante. É uma pena, pois a Bélgica tem estradas muito boas.
Devo também advertir que a Bélgica é atualmente um dos países mais inseguros da Europa, porque várias células terroristas islâmicas atacaram neste país.
E o último fator negativo de se viver na Bélgica são os altos impostos que você paga aqui. Embora seja verdade que os belgas têm bons salários, é somente quando se trata de pagar impostos que uma grande parte de seu salário vai embora.
Quer mais razões para viver na Bélgica? Tamara lhe explica um a um no vídeo a seguir: