Yokohama, a capital da Província de Kanagawa no Japão, permite aos expatriados tirar proveito das imensas possibilidades de crescimento pessoal no Japão. Nesta edição, fornecemos informações úteis sobre as vantagens e desvantagens de morar em Yokohama, que é sem dúvida uma das melhores opções para se mudar para esta parte do mundo.
Tabela de Conteúdos
✅ Vantagens de morar em Yokohama
Se você decidir escolher Yokohama para um novo começo no Japão, esta é uma cidade onde você pode respirar um ar multicultural, ao ponto de ser considerado o berço da nova cultura japonesa. Além disso, podemos assegurar que é a mais ocidentalizada das cidades do país, onde os falantes de espanhol têm à sua disposição uma seção em espanhol no site oficial do gabinete do prefeito da cidade.
Outra das grandes vantagens desta cidade é, sem dúvida, tudo que tem a ver com a qualidade de vida de seus cidadãos. Aspectos como clima, serviços, baixa poluição, e especialmente o aspecto da segurança pessoal, com taxas de criminalidade quase imperceptíveis, não fazem nada além de ratificar como é agradável viver em um lugar como este.
Entretanto, por mais importantes que estes fatos sejam, nada se compara ao incomparável mercado de trabalho de Yokohama, que é o verdadeiro ímã que atrai milhares de imigrantes de todo o mundo para a cidade a cada ano.
Em nosso caso, basta ver o número de falantes de espanhol que começaram a construir um futuro para si mesmos neste destino, ensinando espanhol ou mesmo inglês e outras línguas, ao mesmo tempo em que aproveitam a renda para financiar as aulas de japonês. Isto garante que eles tenham mais chances de entrar no mercado de trabalho nesta ou em qualquer outra cidade do Japão.
Além disso, Yokohama é uma cidade futurista como poucas outras no mundo, da qual é perfeitamente possível tirar proveito dos benefícios de Tóquio, já que as duas cidades estão a uma curta distância a pé uma da outra. Mas talvez você nem precise deixar a cidade para ter tudo o que possa pensar ao alcance de seus dedos.
❌ Desvantagens de morar em Yokohama
A primeira desvantagem que você sem dúvida encontrará não é outra senão a dificuldade de conseguir um visto de trabalho nesta ou em qualquer outra cidade japonesa. Mesmo no caso de empresas multinacionais com escritórios no país, elas sabem muito bem o que estão arriscando quando empregam um estrangeiro em qualquer posição que possa ser ocupada por um nacional.
Sem mencionar o complicado processo de obtenção de uma autorização de residência, para o qual você precisa provar, entre outras coisas, que tem fundos suficientes para permanecer desempregado por pelo menos seis meses.
Você também terá que lidar com a dificuldade de encontrar um lugar para morar na cidade. Nós o advertimos porque Yokohama se tornou uma cidade residencial para muitas pessoas que trabalham em Tóquio, o que significa que o mercado de locação está sempre saturado, com o aumento habitual dos preços que isto provoca.
E, é claro, a cultura de trabalho no Japão talvez seja diferente de tudo o que você já conheceu. Isto, juntamente com a barreira linguística, fez com que muitos levassem o vôo de volta para seus países de origem na queda de um chapéu.
No entanto, é claro que Yokohama tem tudo o que é preciso para se tornar o destino dos seus sonhos para o sucesso. Portanto, nossa recomendação é pesar os prós e os contras, e você tomará a decisão correta.
No vídeo a seguir, Juninho Bcr nos mostra sua viagem a Yokohama como uma cidade de sonho. Se você quer viver no Japão, assista agora: