Sevilha, a capital da Andaluzia, é um dos destinos mais bem classificados para iniciar uma nova vida na Espanha. Embora haja alguns aspectos negativos a serem levados em conta (que você verá neste artigo), morar em Sevilha pode acabar sendo uma grande idéia, dependendo de quais são suas prioridades.
Tabela de Conteúdos
✅ Vantagens de morar em Sevilha
☀️ Clima
O clima de Sevilha, com uma temperatura média anual de 19 °C, é uma das grandes atrações da capital andaluza. A primavera e o outono são o equivalente ao verão em qualquer outra cidade européia, enquanto os invernos são bastante amenos, com temperaturas raramente caindo abaixo de 6 °C (43 °F).
🥘 A gastronomia sevilhana
A gastronomia andaluza é conhecida em todo o mundo por seus pratos ricos em sabor, e a cozinha sevilhana é um de seus maiores expoentes. Soldaditos de Pavía, huevos a la flamenca, rabo de toro (rabo de boi) ou pescaíto frito (peixe frito) são algumas das iguarias que você pode desfrutar 365 dias por ano.
👫👫 Você conhecerá muitas pessoas
Os Sevilhanos são pessoas muito abertas e faladoras que não hesitarão em sugerir qualquer plano, mesmo que o conheçam há apenas alguns dias. Quer você seja extrovertido ou mais introvertido, em Sevilha você pode fazer amizades que durarão uma vida inteira.
🏙️ Uma cidade como um filme
Não há dúvida de que a capital andaluza é uma das mais belas cidades da Espanha, o que é demonstrado pelo grande número de turistas que vêm todos os verões de todo o mundo. Poder desfrutar de caminhadas ao longo do rio Guadalquivir ou de edifícios e construções históricas é um prazer que você só pode ter se morar em Sevilha.
🥳 Diversão 24 horas
Se você é uma pessoa que não pode ficar muito tempo em casa, você vai se encontrar em Sevilha como um peixe na água. Além de sua animada vida noturna, Sevilha é conhecida por sediar dois dos festivais mais importantes do mundo: a Feria de Abril (Feira de Abril) e a Semana Santa (Semana Santa).
❌ Desvantagens de morar em Sevilha
🥵 Calor de verão
Embora tenhamos incluído o clima na seção das vantagens, você deve saber que os verões não são feitos para todos os tipos de pessoas. As temperaturas nos meses mais quentes do ano (julho e agosto) excedem facilmente 30 °C, podendo chegar até 40 °C.
🌊 Sem mar
Com o tempo quente durante os meses de verão é bastante normal que você queira pegar seu guarda-chuva, calçar as sandálias, colocar seu protetor solar e… surpresa: aqui não há praia. Ao contrário de outras cidades andaluzas como Cádiz, Málaga e Almería que têm acesso ao mar, em Sevilha você terá que se contentar em ir à piscina ou utilizar em excesso o ar condicionado.
👎 Um pouco de paz e sossego
Se você quiser encontrar aquele momento de tranqüilidade e relaxamento que lhe permita recarregar suas baterias, você terá que se afastar muito da cidade. Seja por causa das festas constantes, do barulho da obra ou por alguma outra razão, em Sevilha é difícil encontrar espaços e momentos de calma e descontração.
🚶 É difícil se locomover
Um dos principais problemas em Sevilha é contornar a cidade. A má infraestrutura de algumas estradas, os engarrafamentos e a qualidade duvidosa do transporte público (com muitos atrasos) são alguns dos inconvenientes que você terá ao se locomover.
🤦♀️ Alto desemprego
Embora a situação esteja melhorando nos últimos anos, a taxa de desemprego ainda é muito alta em comparação com outras cidades espanholas. Em Sevilha há poucos empregos disponíveis e os mais desfavorecidos são os jovens, muitos dos quais têm que emigrar para desenvolver suas carreiras profissionais.
💼 Trabalhando em Sevilha
Como mencionamos, a taxa de desemprego em Sevilha é bastante alta, portanto a tarefa de procurar um emprego se torna ainda mais complicada. Entretanto, há muitos empregos para vendedores e telemarketers, e embora os salários não sejam muito altos, pode ser um bom ponto de partida.
Historicamente, os setores de hospitalidade e turismo têm sido os principais setores de trabalho em Sevilha, mas nos últimos tempos eles perderam um pouco do seu impulso. Os hotéis também são relativamente fáceis de encontrar um emprego, especialmente se você souber idiomas.
O setor imobiliário, a agricultura/pecuária e os empregos na administração pública são fontes muito importantes de emprego na cidade. O porto de Sevilha também tem uma grande demanda de pessoal especializado na indústria da construção naval.
Os trabalhadores da área de saúde têm muitas opções para conseguir um emprego em Sevilha, embora a maioria dos contratos que lhes são oferecidos sejam temporários. Os empregos relacionados ao setor tecnológico estão começando a decolar, com grandes previsões para os próximos anos.
Se você quiser encontrar um emprego em Sevilha, aplicações como InfoJobs ou LinkedIn podem ser realmente úteis.
🌆 As melhores áreas para se morar em Sevilha
Bairro Triana: é uma das áreas mais recomendadas se você quiser desfrutar de toda a história e arte que uma cidade como Sevilha pode lhe oferecer. Restaurantes, bares e clubes de flamenco compõem a essência do Triana, um dos bairros mais animados de Sevilha.
Sevilla Este: embora esteja um pouco longe do centro, esta área é uma das mais populares entre as famílias com crianças. Os membros mais jovens da família podem desfrutar de um ambiente tranquilo e seguro, repleto de parques e áreas verdes.
Isla de la Cartuja: este é um dos lugares preferidos dos jovens profissionais que acabam de chegar à cidade. O grande número de negócios e empresas localizadas na área fazem deste o lugar ideal para encontrar um emprego.
Alameda de Hércules: esta é a área mais procurada por jovens e estudantes que querem experimentar ao máximo a fabulosa vida noturna de Sevilha. Bares de tapas, boates e locais de música ao vivo são as principais atrações do distrito mais fraterno LGTBI da cidade.