Morar em São Petersburgo

Você está pensando em se mudar para esta cidade fria? Então, convidamos você a ler este post com informações úteis sobre as vantagens e desvantagens de morar em São Petersburgo, que é apresentado como uma ótima opção para tentar uma expatriação bem sucedida na Rússia. Esta cidade histórica está localizada no noroeste do país e é a segunda mais populosa, com cerca de 5.500.000 habitantes.

morar-em-sao-petersburgo

✅ Vantagens da vida em São Petersburgo

São Petersburgo é um dos melhores destinos do mundo para pessoas em busca de oportunidades de desenvolvimento nos mais diversos setores. Tal é a diversificação da economia desta cidade de importância estratégica para a Rússia, que podemos assegurar que aqui é sempre possível encontrar emprego na área industrial, tecnologia, inovação e desenvolvimento, comércio e serviços pessoais ou serviços associados ao turismo.

Sem dúvida, o acima exposto contribuiu decisivamente para fazer de São Petersburgo o que é hoje, uma grande metrópole multicultural e multiétnica, onde os expatriados são percebidos como parte importante do impressionante ritmo de desenvolvimento e crescimento alcançado nos últimos anos. O fato é ainda mais importante para aqueles que chegam da Espanha ou de países latinos, pois a cidade é considerada a mais ocidentalizada da Rússia.

O baixo custo de vida em São Petersburgo, nos obriga a dizer que viver nesta cidade é uma verdadeira barganha. Conseguir um apartamento estúdio não só não é problema algum, como tem um preço médio de 305 euros/mês, e se você tomar seu tempo, poderá consegui-lo por ainda menos que isso.

Se falamos de comida, basta ver que o preço de uma refeição para uma pessoa em um restaurante raramente chega a 8 euros. Enquanto isso, no transporte público o preço é mais simbólico do que qualquer outra coisa, já que custa apenas 0,55 euros por bilhete.

Além de ser uma cidade bastante segura, está bastante longe das áreas de conflito deste imenso país. Isto facilita o aproveitamento de todas as opções de entretenimento e atividades recreativas presentes no que é considerado a capital cultural da Rússia.

❌ Desvantagens de viver em São Petersburgo

Para aqueles de nós que cresceram em países com climas mais ou menos quentes, a mudança para um lugar como São Petersburgo geralmente traz problemas quando se trata de se acostumar com os invernos frios nesta parte do mundo. Você só precisa saber que a cidade está localizada muito perto do Círculo Polar para ter uma idéia do que você tem que suportar durante cinco ou seis meses a cada ano.Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro é comum ver os termômetros caírem tão baixo quanto -8°C, com frio ainda mais drástico.

Aprender russo não é exatamente uma tarefa fácil, então você pode achar um pouco difícil adaptar-se à vida lá. Além disso, você terá alguma dificuldade para encontrar um emprego, pois os russos são muito rígidos quando se trata de preferências de trabalho para aqueles com os quais não têm problemas de comunicação.

Algo que você pode não gostar muito são os baixos salários que são percebidos no país. Mesmo em São Petersburgo, que está ao lado de Moscou, um dos lugares com os salários médios mais altos, os salários estão no equivalente a cerca de 670 dólares.

Se você trabalha em uma empresa em seu país com presença em São Petersburgo, vale a pena considerar a possibilidade de conseguir uma transferência para esta interessante cidade russa com o mesmo salário que você recebe em seu país. Esta é uma grande idéia para aproveitar as vantagens do custo de vida, que beneficiarão muito sua economia.

Aqui estão cinco razões para morar em São Petersburgo. Venha e veja por si mesmo!