Morar em São Francisco

São Francisco é uma das cidades mais fortes (economicamente falando) dos Estados Unidos, o que faz com que profissionais de todo o mundo queiram vir para cá. Se você decidiu fazer deste seu novo destino, aqui falaremos sobre como é morar em São Francisco e lhe daremos algumas dicas para começar.

morar-em-sao-francisco

✅ Vantagens de morar em São Francisco

Empregos e mais empregos

Em São Francisco você terá muitas oportunidades de trabalho, a maioria delas direta ou indiretamente relacionadas com o setor de tecnologia. Você pode escolher entre trabalhar em novas startups ou para gigantes da tecnologia como Google, Apple, Twitter ou Facebook.

Transporte público de qualidade

Se você for morar em São Francisco, não precisará comprar um carro, pois o transporte público funciona bem e o levará a praticamente qualquer lugar. No entanto, você precisará estar em boa forma física para contornar a cidade a pé, já que há um total de 53 colinas.

11 milhões de brasileiros

Você será bem-vindo aqui, não importa de que país você é, suas crenças religiosas ou orientação sexual, o que não é o caso em nenhum outro lugar do país. A cidade também ostenta uma presença brasileira, não em comparação com a América Latina, mas você encontrará muitos brasileiros aqui.

Entretenimento 24 horas

Você pode desfrutar de uma série de atividades ao ar livre, assistir a eventos esportivos de classe mundial ou visitar alguns dos melhores museus do país. Nunca há um momento monótono em São Francisco, mesmo à noite, pois a cidade tem uma vida noturna animada.

Os alimentos são de boa qualidade

São Francisco é a cidade americana com mais restaurantes por 1.000 habitantes, e muitos deles são Michelin-starred. E se você não quiser abrir mão dos alimentos de seu país de origem, há muitos supermercados vendendo produtos locais de outras regiões.

❌ Desvantagens de morar em São Francisco

Caos rodoviário

O tráfego em São Francisco é absolutamente terrível, especialmente na hora de ponta e nas ruas mais movimentadas da cidade. As altas taxas de seguro de automóveis, o preço da gasolina e a dificuldade de encontrar estacionamento são outras grandes dores de cabeça para os motoristas.

O tempo não é perfeito

O clima pode ser uma vantagem ou desvantagem dependendo de como você olha para ele, já que os invernos aqui são bastante amenos, ao contrário de outras cidades americanas. Entretanto, se você vier de uma cidade quente da América Latina ou da Espanha, você notará que as temperaturas são um pouco frias e mutáveis.

Ameaçado por terremotos

Se você quer se mudar para a Califórnia, já sabe que deve estar preparado para qualquer tipo de desastre natural. No caso de São Francisco, o mais preocupante são os terremotos, que causaram muitos danos no passado e que se espera que ocorram nos próximos anos.

Não para famílias

São Francisco é um ótimo lugar para os jovens, artistas, solteiros e os mais liberais politicamente. Entretanto, não é a cidade para famílias com crianças pequenas, pois seu sistema escolar público não é de alta qualidade.

Custo de vida excessivamente alto

O alto custo de vida, mas especialmente o custo de moradia, torna a vida em São Francisco uma utopia para muitas pessoas. Por menos de US$ 2.000 por mês, você terá dificuldade para alugar um apartamento e precisará de mais de US$ 1 milhão para comprar uma casa na cidade.

💼 Trabalhando em São Francisco

Principais trabalhos

Como mencionado acima, São Francisco é uma meca para qualquer pessoa que trabalhe no setor de tecnologia. Se este for seu caso, você encontrará muitas oportunidades de trabalho com salários que facilmente triplicam ou quadruplicam o que lhe é oferecido em seu país de origem.

Além da tecnologia, há muitas oportunidades em São Francisco nos setores de finanças, turismo, saúde, educação superior e biotecnologia. Espera-se também que matemáticos, cartógrafos, engenheiros químicos e estatísticos tenham uma grande demanda nos próximos anos.

Por outro lado, os trabalhos mais populares para os recém-chegados de língua espanhola à cidade são nos setores de hospitalidade, comunicação e alimentação. Para alguns empregos, o espanhol acrescenta pontos ao seu currículo, mas saber inglês é essencial se você quiser encontrar um emprego em São Francisco.

Como conseguir um emprego em São Francisco?

O primeiro desafio se você quiser se mudar legalmente para São Francisco é obter a tão esperada autorização de residência. Uma maneira de obtê-lo é ter uma oferta de trabalho de uma empresa americana, o que lhe permitirá desenvolver sua atividade de trabalho no país sem nenhum tipo de inconveniente.

Uma maneira rápida e fácil de encontrar um emprego na cidade é procurar nos jornais locais. O San Francisco Gate e o San Francisco Chronicle são os dois jornais com o maior número de anúncios de emprego.

No entanto, a maioria dos empregos em São Francisco são publicados na Internet. Existem muitos motores de busca de emprego on-line, mas nossa recomendação é usar o CareerBuilder.

🌇 As melhores áreas para se viver em São Francisco

Sunset District: este bairro é perfeito se você quiser morar perto do mar a um preço mais barato do que em outras áreas costeiras da cidade. A peculiar neblina que se forma e as baixas temperaturas no verão são as principais queixas dos residentes do Distrito de Sunset.

Distrito Marina: Esta é a melhor opção se você quiser desfrutar 100% da vida noturna de São Francisco. O grande número de bares, restaurantes e casas noturnas fazem dela a área preferida pelos jovens e solteiros que vivem na cidade.

Mission District: é provavelmente o único bairro da cidade onde você pode viver uma vida normal sem saber inglês, já que a comunidade latina tem uma grande presença. Além disso, os preços de bens e serviços são significativamente mais baixos.

Noe Valley: Este bairro residencial é perfeito para famílias jovens que querem criar seus filhos em um ambiente tranqüilo e seguro. O lado negativo deste bairro é que os preços das casas são um pouco mais altos do que no resto da cidade.