Santiago é uma das cidades mais modernas da América do Sul. Muitas vezes aparece nas listas das cidades favoritas das pessoas a serem visitadas. Se você está pensando em ir para lá por uma longa estadia, aconselho-o a primeiro ler estas informações sobre como é trabalhar e morar em Santiago do Chile.
Tabela de Conteúdos
✅ Vantagens de morar em Santiago do Chile
Um dos maiores prós da mudança para a capital chilena é o preço do aluguel. O preço do aluguel de um quarto geralmente varia entre 150.000 e 200.000 pesos, que à taxa de câmbio seria de 196 a 262 euros. Como você pode ver, estes preços são muito acessíveis, portanto se você não tem muito dinheiro, morar em Santiago do Chile não é uma má opção. Além disso, ao contrário do que geralmente acontece em outras cidades, o preço dos imóveis no centro da cidade não dispara, mas permanece estável.
O transporte público em Santiago é excelente, ao contrário do que acontece no resto do país. Você pode se locomover facilmente e ir aonde quiser de táxi, trem, ônibus ou metrô. Se você não tiver um carro quando partir, não se preocupe, pois o transporte público não é apenas eficiente, mas também barato.
Se você é um amante de peixe ou frutos do mar, você encontrou sua cidade ideal, pois Santiago tem um grande número de bares e restaurantes onde comidas como camarões, salmão ou caranguejos aranha, entre outras, reina suprema.
Há uma ampla gama de atividades de lazer, entre as quais podemos destacar tudo relacionado à arte. O teatro, os museus e os concertos são o que mais apaixona os chilenos. Além disso, os centros comerciais estão em todas as esquinas, por assim dizer, a única coisa ruim é que eles tendem a fechar suas portas nos fins de semana.
❌ Desvantagens de morar em Santiago do Chile
O Chile é um país sísmico, portanto, os terremotos são uma ocorrência diária para os chilenos. Na verdade, quando há um terremoto, as pessoas continuam com o que estavam fazendo como se nada tivesse acontecido, o que é muito estranho para os turistas.
Santiago é uma das cidades mais poluídas do mundo. Além disso, devido a seu clima muito seco e baixa pluviosidade, as doenças respiratórias são muito comuns. Durante os primeiros meses, é normal que seus olhos, cabelos e pele se sintam secos.
Há muita criminalidade e violência nas escolas. Muitos estudantes e professores são agredidos e os culpados registram suas «façanhas» e as colocam na Internet. Também se você é uma mulher, você tem que ter cuidado, pois há muita violência de gênero e ela está aumentando a cada ano.
Santiago do Chile é uma das cidades com a maior taxa de suicídio, por isso a depressão é muito comum lá. Os chilenos não são conhecidos por ajudar as pessoas, muito menos por dizer obrigado.
Vou lhe dar uma pequena lista das desvantagens de emigrar para Santiago do Chile:
- Muitos terremotos.
- Alta poluição e muita aridez
- O crime nas ruas
- Alta taxa de suicídios
💼 Trabalhando em Santiago do Chile
A primeira coisa que tenho a dizer é que as mulheres são discriminadas no local de trabalho. Os melhores empregos tendem a ir para os homens independentemente do mérito e, conseqüentemente, os salários dos homens também são mais altos.
A cidade tem um grande número de empresas, portanto, encontrar um emprego será mais fácil do que em qualquer outra parte do país. Os salários são bons e, juntamente com os custos de vida baratos, você poderá economizar uma boa quantia de dinheiro se decidir mudar-se para cá.
A papelada que você tem que fazer para obter sua permissão de trabalho é mais simples do que em outros lugares. E elas podem ser feitas facilmente on-line.