Morar em Roma

Embora o norte da Itália seja a melhor área para encontrar um emprego no país, Roma (sendo a capital) oferece muitas oportunidades de trabalho aos milhares de expatriados que vêm à cidade a cada ano. Se você quiser vir também, este artigo tem as melhores informações para começar a morar em Roma.

morar-em-roma

✅ Vantagens de morar em Roma

🍝 A comida é deliciosa

A comida em Roma e na Itália em geral é excelente em todos os sentidos. Pizzas, massas, queijos e frutos do mar são alguns dos elementos típicos da gastronomia romana, que se destaca por sua infinita comida deliciosa, mas hipercalórica. Cuidado para não ganhar alguns quilos a mais!

☀ Clima mediterrâneo

O calor chega à cidade nos meses de verão, com temperaturas mínimas de 17°C e máximas de 24°C. Os invernos de Roma são frios, embora as temperaturas não sejam extremas, raramente caindo abaixo de 3 °C. No outono e na primavera, o clima é ameno.

🏛️ Atrações turísticas

Milhões de turistas vêm a Roma a cada ano para visitar suas muitas atrações históricas, arquitetônicas e culturais. Se você mora aqui, pode ter a sorte de desfrutar de toda a beleza que a cidade tem a oferecer enquanto está a caminho do trabalho ou de um passeio.

📚Educação de qualidade

Você planeja morar em Roma com sua família? Então você ficará feliz em saber que o ensino público na cidade é de excelente qualidade, incluindo o ensino universitário. O único problema que você terá é se quiser enviar seus filhos a uma escola internacional, pois os preços são muito altos.

🥰 Custará menos para você se adaptar

As pessoas em Roma são muito amigáveis e abertas aos outros, especialmente os estrangeiros. Se você está indo como estudante Erasmus ou se você está planejando estudar uma graduação, você deve saber que o ambiente estudantil é muito bom, então será fácil para você fazer novos amigos.

❌ Desvantagens de morar em Roma

🏙️ Cidade caótica

Roma está repleta de turistas, o que dificulta muito a navegação nas ruas. Além disso, você terá que ser muito cuidadoso ao atravessar a calçada, pois os motoristas são muito imprudentes e quebram as regras de trânsito mais vezes do que você pensa.

🚘 A locomoção é complicada

Em Roma o tráfego é realmente pesado e é muito difícil encontrar vagas de estacionamento livres nas ruas. O transporte público também é ineficiente, especialmente os ônibus, que são pouco pontuais e sempre cheios. O metrô é o único meio de transporte com o qual você pode se locomover de forma ideal.

💸 Rendas caras

Devido ao grande número de estudantes Erasmus que vêm à cidade a cada ano, é muito difícil encontrar um apartamento alugado decente. A maioria dos apartamentos para aluguel estão em muito mau estado ou têm preços muito altos. Se você quiser alugar ou comprar um apartamento em Roma, é aconselhável que ele esteja próximo a uma estação de metrô.

👛 Cuidado com os batedores de carteira

Se você quer viver em Roma, deve ter especial cuidado com seus pertences, especialmente quando estiver no metrô ou em uma multidão. Ladrões e carteiristas estão usando cada vez mais truques sofisticados para roubar de suas vítimas, que na maioria das vezes são pessoas que se parecem com turistas.

📋 Muita papelada

A burocracia na Itália é muito lenta, portanto cada processo administrativo que você deseja fazer acabará se tornando uma odisséia. Se você não é cidadão da União Européia e deseja solicitar residência no país, recomendamos que você se armar com paciência.

💼 Trabalhando em Roma

🇮🇹 Trabalhar em Roma sem saber italiano

Para a maioria dos empregos em Roma será exigido que você seja fluente em italiano. Além disso, se você tiver um bom nível em idiomas como inglês, alemão, francês ou japonês, suas chances de encontrar um emprego aumentarão exponencialmente.

Se você não sabe italiano, suas chances são que você tenha um diploma universitário de prestígio ou uma ampla experiência e reputação em sua área. Se este não for o caso, você deve saber que os empregos para os quais você pode se candidatar serão geralmente mal pagos.

✍️ A maioria dos empregos oferecidos

Roma é o maior centro financeiro do país, portanto você pode facilmente encontrar empregos nos setores imobiliário, bancário e de consultoria. Há também muitos empregos na educação, marketing e comunicação.

No entanto, a maioria dos novos residentes em Roma acabam em menos empregos corporativos. Estes são os trabalhos mais comuns para os recém-chegados espanhóis e latino-americanos à cidade:

  • Professor em uma escola de idiomas
  • Garçom
  • Recepcionista de hotel
  • Au pair
  • Assistente de loja em lojas ou shoppings

👷‍♀️ Como conseguir um emprego em Roma?

A maneira mais fácil de encontrar seu primeiro emprego em Roma é ir a uma das muitas agências de trabalho temporário. Esta é uma maneira fácil de ganhar experiência de trabalho no país enquanto se aprende o idioma.

Entre as agências de emprego, recomendamos que você experimente o Adecco.it. E se você estiver cansado do LinkedIn ou de fato outra opção, você tem que encontrar um emprego em Roma é ir para o site Job in Rome.

🌆 As melhores áreas para se viver em Roma

Monteverde: se você está procurando um bairro com muitas áreas verdes e onde você pode ficar quieto, Monteverde é uma ótima opção. É um dos bairros mais bem classificados entre as famílias, por sua qualidade de serviços e por sua proximidade com o centro da cidade.

San Lorenzo: este bairro é preferido por estudantes e estudantes universitários. Os preços acessíveis do aluguel, as inúmeras casas noturnas e o bom funcionamento do transporte público são as principais razões pelas quais você deve morar neste bairro.

Trastevere: se você quer viver no centro de Roma, há muitos bairros onde você pode ficar, mas todos eles têm um denominador comum: seus altos preços de moradia. Se você escolher Trastevere, poderá desfrutar de uma área boêmia onde encontrará muitos restaurantes, lojas e cervejarias.

Garbatella: esta é uma boa opção se você estiver procurando um equilíbrio entre qualidade de vida e preços de aluguel. Este bairro está longe das áreas mais turísticas da cidade, portanto você poderá ter uma experiência mais “real” de como é a vida em Roma.

Como é viver em Roma? Será tão bom quanto é feito para ser? Neste vídeo, saberemos a partir de uma experiência real: