Embora Paris seja uma das cidades mais icônicas do mundo, há muita diferença entre passar alguns dias como turista na «capital do amor» ou ficar por anos. Neste artigo vamos analisar todas as informações relacionadas ao trabalho e à vida em Paris, começando com os aspectos positivos e negativos da cidade.
Tabela de Conteúdos
✅ Vantagens de morar em Paris
🎭 Muitas opções de entretenimento
Paris oferece a todos os seus habitantes uma gama inigualável de opções de entretenimento, com centenas de museus, exposições, teatros, cinemas e uma longa lista de atividades culturais para desfrutar. Você também pode aproveitar a incrível vida noturna parisiense indo a algumas das muitas boates e discotecas da cidade.
🇫🇷 Cidade fotogênica
É evidente que Paris é um dos lugares mais bonitos do mundo, pois cada canto da cidade é único e tem um encanto especial que a torna diferente dos outros. A arquitetura desta cidade cosmopolita o seduzirá de tal forma que você vai querer viver aqui o máximo de tempo possível.
🥖 Ele come muito bem
Não é segredo que a gastronomia da França em geral (e de Paris em particular) é de um nível diferente. Embora os preços dos alimentos sejam muito altos, aqui você notará que alimentos como pão, chocolate, queijos ou vinho assumem outra dimensão de sabor.
🚌 O transporte público é adequado
Embora o transporte público tenha alguns inconvenientes como o preço elevado dos bilhetes ou alguns maus cheiros, em termos gerais podemos dizer que ele funciona perfeitamente. Na verdade, é possível morar em Paris sem ter que comprar um carro, pois com a combinação ônibus + metrô você poderá chegar a qualquer parte da cidade.
👨💼 É fácil conseguir um emprego
Paris é a capital de um país tão forte economicamente quanto a França, o que significa que você terá muitas oportunidades de trabalho em diferentes e variados setores. Além disso, as horas de trabalho são no máximo 35 horas por semana, e os salários são – em geral – bastante altos.
❌ Desvantagens de morar em Paris
☂️ O clima
Para latinos e espanhóis, o clima em Paris é um pouco deprimente, pois a única estação do ano em que não haverá frio é o verão (de junho a setembro). Os invernos, em particular, são bastante frios e escuros, com apenas 50-60 horas de sol em dezembro e janeiro.
🤬 O Povo
Os parisienses têm a reputação de serem um tanto antipáticos e rudes com os outros, e especialmente com pessoas do exterior que ainda não conhecem bem o seu idioma. Com relação a isto, o atendimento ao cliente também pode ser um pouco frustrante, especialmente em restaurantes, lojas de roupas e hospitais.
🕜 Horários
O horário de abertura em Paris é um pouco chocante, pois as lojas tendem a fechar muito cedo no meio do dia e não reabrem antes do final da tarde. Além disso, quase todas as lojas estão fechadas aos domingos, deixando uma margem muito pequena se você tiver vontade de fazer um plano nesse dia ou se precisar encher a geladeira.
🏠 Você vai viver em um pequeno espaço
Embora haja muitas opções de hospedagem em Paris, a maioria dos apartamentos para aluguel são muito pequenos e muito caros, especialmente nas áreas mais próximas ao centro da cidade. Isto também pode se tornar um problema se você for com sua família ou amigos, já que os apartamentos maiores tendem a ter preços exorbitantes.
💸 Paris é muito cara
O custo de vida em Paris é muito mais alto do que em qualquer cidade da América Latina ou da Espanha. Não apenas os preços das casas são mais altos, mas também a alimentação, transporte, educação privada, vida noturna, impostos, etc….
💼 Trabalhar em Paris
Trabalhar em Paris sem saber francês
Paris é uma cidade muito multicultural e recebe um grande número de turistas a cada ano, portanto é possível encontrar um emprego que fale pouco ou nada de francês. A maioria dos empregos aos quais você se candidatará pagará abaixo do salário médio, o que significa que você terá que pagar as contas.
Os trabalhos mais fáceis que você pode conseguir sem saber francês são em empresas de hospitalidade, parques de diversões, empresas de emparelhamento, de entrega ou de limpeza. Para estes trabalhos, você só precisará aprender as palavras ou frases essenciais que lhe permitirão comunicar-se brevemente com os clientes.
Conhecer o português também pode ser importante se você quiser viver em Paris, pois há muitos restaurantes e bares freqüentados principalmente por pessoas que falam a língua, o que faz com que os proprietários procurem funcionários que falem nossa língua. Além disso, sempre será possível ter aulas de português, um idioma muito popular na França.
Entretanto, se você pretende viver em Paris, a melhor coisa a fazer é aprender francês, pois isso abrirá muitas oportunidades de trabalho na cidade. O inglês também é uma vantagem para encontrar um emprego, mas é menos importante do que em outras grandes cidades européias, pois os franceses geralmente não são muito fluentes neste idioma.
A maioria dos empregos oferecidos
Técnico de manutenção de hotel, garçom/ garçom e assistente de cozinha são as três profissões mais oferecidas para trabalhar em Paris. Deve-se notar também que engenheiros, fisioterapeutas, agentes comerciais e psicólogos têm muitas oportunidades de trabalho nesta cidade.
Naturalmente, um dos trabalhos mais populares para os estudantes é trabalhar em restaurantes de fast food. Embora estes sejam geralmente empregos temporários, nunca dói se você quiser sobreviver em Paris enquanto aprende a língua.
Agora vamos dar uma olhada em uma lista dos setores de trabalho mais populares em Paris a cada ano:
- Turismo
- Comunicação
- IT
- Pesquisa
- Finanças
- Medicina
Como conseguir um emprego em Paris?
A primeira coisa que você precisa fazer para poder trabalhar em Paris é ter todos os seus papéis em ordem. Para os espanhóis, o processo é muito simples, mas os latino-americanos têm mais dificuldades, pois não são cidadãos da União Européia.
Não existe uma fórmula mágica para conseguir um emprego em Paris, mas podemos aconselhá-lo a registrar-se em sites de busca de emprego. Também é recomendável que você se junte ao grupo Facebook «Search and offer jobs in Paris», o mais importante desta rede social.
🏙️ As melhores áreas para se morar em Paris
A cidade de Paris é composta por um total de 20 bairros, que estão divididos principalmente em duas subcategorias: áreas turísticas e áreas residenciais. Os bairros mais movimentados para turistas estão localizados nos 1º a 9º arrondissements, enquanto os bairros mais tranqüilos estão localizados nos 10º a 20º arrondissements.
O 5º arrondissement, mais conhecido como Bairro Latino, é a área certa para ficar se você quiser aproveitar a vida noturna de Paris. A famosa Universidade Soborna está localizada aqui, tornando-a um distrito com uma atmosfera jovem e progressista.
Se você está procurando uma área acessível para morar em Paris, você deve saber que os 13º, 14º e 15º arrondissements têm preços de moradia mais acessíveis.
Por outro lado, os 12º e 16º arrondissements são perfeitos para famílias jovens que procuram tranquilidade, segurança e escolas públicas de qualidade. A grande desvantagem de alugar ou comprar um apartamento nestes dois arrondissements é que o custo de vida neles é muito alto.