A idéia de morar em Manhattan está em sua mente? A ilha mais exclusiva de Nova York é o destino de férias dos sonhos de muitas pessoas, mas ficar no bairro por mais de um mês pode ser esmagador, especialmente se você não estiver acostumado com as grandes cidades. Neste artigo, veremos os prós e os contras de morar em Manhattan, bem como veremos de perto quanto dinheiro você vai gastar a cada mês.
Tabela de Conteúdos
Como é morar em Manhattan?
Primeiro de tudo, a primeira coisa a ter em mente é que visitar Manhattan não é o mesmo que ficar na ilha. Você nunca ficará entediado aqui, mas também terá uma série de grandes desvantagens, a primeira das quais é o tráfego. Se você quiser chegar a qualquer lugar da cidade, é provável que chegue lá mais rápido a pé do que de carro, especialmente durante a hora de ponta. Se você optar por pegar um táxi, você se desesperará quando vir pedestres passando por cima de você, enquanto o taxímetro estiver funcionando.
O ruído será outro problema. Nova York já é barulhenta o suficiente, mas no meio da cidade de Manhattan haverá noites em que será impossível dormir. A menos que você viva no topo de um arranha-céus (o que é possível, pois Manhattan está cheia deles), você ouvirá o som dos carros passando (o pior são as ambulâncias) e, se você tiver azar, o de seus vizinhos também.
Outra verdade sobre Manhattan, sobre a qual os agentes de viagem muitas vezes ficam calados, é o quanto as ruas estão sujas. Se você tiver nojo de ratos, aconselho-o a não vir aqui, pois eles estão em toda parte, mesmo nos lugares onde menos se espera deles. E sim, eles também estão em casas, especialmente aquelas cujos proprietários não são conhecidos por serem muito comprometidos com a limpeza, para dizer de forma branda. Tenho certeza de que nenhum deles cabe no apartamento de Monica Geller (uma piada que só os viciados em Amigos entenderão).
Eu poderia continuar e continuar sobre as coisas ruins de morar em Manhattan, mas também não pretendo desanimar você, então vamos falar sobre as coisas boas. É claro que, como mencionado anteriormente, não há espaço para o tédio aqui. Você pode ir a cinemas, museus, cafés literários, Central Park, ir ver os Mets, ou os Knicks… Eu poderia continuar até amanhã, as opções são infinitas! Além disso, os locais turísticos mais famosos de Nova York estão a um passo de distância, pois a maioria deles está concentrada em Manhattan, como por exemplo:
- Estátua da Liberdade
- Times Square
- Empire State Building
- Centro Rockefeller
Naturalmente, se você encontrar um emprego em Manhattan, você terá muito mais poder aquisitivo do que tinha em seu país de origem. Mas, por sua vez, você também vai gastar muito mais dinheiro. Manhattan é uma das áreas mais caras do mundo, na seção seguinte analisaremos o custo de vida.
Quanto custa viver em Manhattan?
Você pode procurar e procurar novamente, você não vai encontrar um apartamento para alugar por menos de $2.000 por mês. Na verdade, se você puder encontrá-lo por essa quantia, o locador gosta de jogar dinheiro ao redor. Com nada menos que 1.500 dólares você pode alugar um quarto, e isso sem contar as despesas comuns.
É uma loucura pensar que você pode viver aqui sem emprego, pois o custo de vida em Manhattan é quase insustentável para a maioria das pessoas. Se você não tiver um salário de mais de $3.000 por mês, você não vai conseguir pagar as contas, por mais que tente cortar custos.
No vídeo a seguir, Descolei nos mostra quais são os melhores bairros para se viver em Manhattan: