Quando você decide se mudar para um novo país, há sempre considerações mínimas a serem levadas em conta, além das principais razões pelas quais você está emigrando; o ideal é sempre fazer um estudo de como seria a sua situação naquele novo lugar. Neste posto, esperamos ajudá-lo com as seguintes dicas para morar em Londres.
Tabela de Conteúdos
Morar em Londres? O que você deve considerar…
🗣️ O nível de inglês: O conhecimento deste idioma será vital para o seu sucesso no país. Sempre pensamos que só porque estudamos em boas escolas, isso significa que já conhecemos o idioma. Pelo contrário, quando você conhece uma nova cultura que usa o inglês como língua nativa, você percebe que você só entende 30% do que eles dizem. Para alguns trabalhos, o inglês básico é suficiente, mas se você está considerando conseguir um bom emprego, é melhor investir seu tempo no aprendizado do idioma com perfeição.
📃 Documentos: Antes de sair, você deve verificar sua documentação. Se você tem uma carteira de identidade, é ainda melhor, mas deve sempre levar seu passaporte com você para fins legais. Outro aspecto a considerar é o Cartão Europeu de Seguro Saúde, pois é um dos procedimentos gratuitos no país e você terá que dedicar apenas alguns minutos de seu tempo a ele. O Cartão Europeu de Seguro Saúde garante até mesmo que você poderá começar a trabalhar e, por sua vez, poderá obter seu número NIN (Seguro Social). Na chegada, você deve encontrar o GP mais próximo para designá-lo a um médico de família, acompanhado de um comprovante de residência e do CESD.
📞 Número de telefone: Uma das primeiras coisas que você deve ter quando começar sua vida em Londres é um número de telefone. Coisas como aluguel e obtenção de um número NIN dependerão disso. É um processo super fácil, pois você só precisa obter um cartão SIM que tenha “pay as you go”, que não o amarra a nenhum contrato e você pode recarregar a linha somente quando precisar dele. A melhor empresa para mim é a GiffGaff, onde você pode encomendar seu SIM online e ele será entregue em seu endereço.
🏢 Apartamento: Ao pensar em onde morar em Londres, a melhor opção que você pode ter é alugar um apartamento compartilhado, pois isso o ajudará a economizar dinheiro. Naturalmente, se seu orçamento for mais limitado, há sempre a opção de ficar em um albergue ou em um quarto. Recomendamos que você tome a decisão quando chegar à cidade, a fim de evitar mal-entendidos pela Internet; devo adverti-lo de que muitas pessoas são enganadas no processo. Quanto mais longe você estiver do centro da cidade, mais barato será o aluguel; você deve estudar isto muito bem, pois há áreas onde o aluguel é mais barato, mas o transporte é caro. A maioria dos aluguéis é oferecida em uma base semanal (PW) ou mensal (PM).
✉ VIC: Se você quiser trabalhar, precisará de um NIN (Número Nacional de Seguro). Para obtê-lo é tão fácil quanto ligar para o número que eles têm no site e eles lhe darão uma consulta dentro de duas ou três semanas. Este compromisso é enviado a você por carta diretamente ao seu endereço, onde você terá uma simples entrevista, para a qual você deverá trazer todos os seus documentos de identificação.
💳 Contas bancárias: Abrir uma conta bancária não é necessariamente uma prioridade, mas beneficiará você de várias maneiras. Se você não tiver um emprego no momento em que abrir a conta, será um pouco mais difícil do que para aqueles que têm. Deixe claro para eles que você quer estabelecer uma vida em Londres indefinidamente e que com suas economias você pode sobreviver até conseguir um emprego. Naturalmente, é crucial estar muito apresentável no banco, porque em Londres eles levam muito em conta o vestuário.
💼 Trabalho: Quanto ao trabalho, você pode procurar por um emprego especializado ou em qualquer outra área. É preciso levar em conta que trabalhos especializados exigem um alto nível de inglês. Hoje em dia há muita concorrência, portanto não é tão fácil, a menos que você tenha experiência ou estudos na área. Se você quiser ter mais chances de encontrar um emprego, você deve entrar em contato com as Agências de Recrutamento. Caso você não vá para uma área específica, mas para qualquer trabalho, basta enviar alguns currículos e esperar; aconselho você a ser bastante ativo nisto e andar pelas ruas de Londres sempre com muito desejo. Se você realmente se esforçar muito em sua busca, em menos de duas semanas você poderá ter o emprego que procura.
🚌 Transporte: Minha recomendação pessoal é conseguir um cartão Oyster, que é um cartão para transporte público. Se você usa o metrô regularmente, eu o aconselho a obter um passe semanal ou mensal; por outro lado, se você viajar menos, sua melhor opção é obter um “Pay as you go”, no qual você pode recarregar quantas libras quiser. O ônibus é sempre mais barato que o metrô e menos discriminatório por área; se houver uma parada de ônibus perto de sua casa você poderá economizar muito no transporte.
🏯 Cultura: Escusado será dizer que a cidade é muito animada à noite. Quanto aos locais, eles são variados, mas se você for para o centro, geralmente estão cheios de turistas. Você deve ser inteligente e cauteloso procurando o transporte noturno para retornar, pois o metrô só funciona até a meia-noite.
Você também deve saber…
- Os supermercados mais acessíveis são Asda, Lidl e Sainsbury`s.
- Observe que na cidade e no resto do país, você dirige do lado esquerdo.
- Se você não sabe se tem o orçamento para se mudar para cá, talvez queira dar uma olhada em nosso artigo Quanto custa morar em Londres?
- As tomadas são diferentes em toda a Europa, portanto, lembre-se de ter os adaptadores certos.