Morar em Kyoto

Apelidada de “Cidade dos Dez Mil Santuários”, Kyoto é a antiga capital do Japão. Localizado no coração da Ilha de Honshu, é considerado um dos principais centros educacionais e culturais do país, atraindo muitos profissionais e estudantes estrangeiros a cada ano. Morar em Kyoto lhes permite desfrutar de um estilo de vida tradicional em uma cidade moderna.

morar-em-kyoto

✅ Vantagens de morar em Kyoto

Kyoto foi estabelecida em 794 como a capital do Japão, posição que ocupou durante os 1.000 anos seguintes. A cidade conseguiu preservar sua história e cultura, e é conhecida como a capital cultural do Japão, tanto no país como no exterior.

Mas Quioto não se limitou ao antigo e continua a se esforçar para desenvolver suas artes, cultura e tradições. Esta combinação do tradicional e do novo é o que a diferencia de outras cidades no Japão.

Muitas indústrias clássicas como a Nishijin-ori (um tipo de tecido altamente valorizado) ainda são mantidas de acordo com a tradição, enquanto várias empresas de alta tecnologia se estabeleceram em Kyoto nos últimos anos. Estes incluem a Nintendo, Kyocera e Omron.

Se você quiser estudar no Japão, escolher Kyoto é uma ótima opção, pois é considerada a cidade universitária por excelência. Dos 1,5 milhões de pessoas que vivem no centro da cidade, 10% são estudantes, e destes, cerca de 9.000 são estrangeiros.

Uma das vantagens de estudar em Kyoto é que há muitos cursos ministrados em inglês, portanto você certamente encontrará algo que lhe convém.

Além disso, o governo japonês facilita sua vida em Kyoto graças aos vistos de trabalho oferecidos aos estudantes. Você terá permissão para trabalhar até 28 horas por semana, o que o ajudará a pagar sua estadia lá.

Os dois setores onde será mais fácil para você encontrar trabalho são o turismo e a educação. Como muitos estrangeiros visitam Kyoto, há uma grande demanda por profissionais da língua para oferecer seus serviços aos turistas, tais como tradutores, guias, recepcionistas de hotel ou funcionários em museus e outras atrações turísticas.

Kyoto tem muitas coisas interessantes para visitar, tais como templos budistas, santuários xintoístas, palácios, pagodes… Você também terá a oportunidade de ver a tradicional gueixa na rua e assistir a cerimônias de chá ou teatros onde eles se apresentam.

Se você gosta da natureza também está com sorte porque Kyoto tem o belo rio Kamogawa, que corre através desta cidade cercada por montanhas, e cuja parte norte está localizada em frente ao mar. Além disso, como local de nascimento do Protocolo de Kyoto, está na vanguarda dos esforços globais para conservar o meio ambiente, reduzindo o desperdício, combatendo o aquecimento global, etc.

❌ Desvantagens de morar em Kyoto

O primeiro problema que você enfrentará ao morar em Kyoto é a língua. Como você pode imaginar, o japonês não é fácil e somente os jovens falam inglês.

Em parte por causa disso e em parte porque eles são uma sociedade muito fechada, você nunca deixará de ser um estrangeiro lá. Mesmo que você viva lá por muitos anos e se torne fluente no idioma, sempre será visto como um forasteiro.

Outra coisa que levará alguns a se acostumarem é sua cultura de trabalho. Muitas pessoas trabalham 60 horas por semana e chegam em casa às onze horas da noite. O tempo no trabalho é mais importante para eles do que o lazer ou o tempo em família, portanto, se você não quer ser um escravo, deixe isso claro em qualquer entrevista de trabalho que tenha.

Embora Kyoto seja uma cidade menor e mais silenciosa do que Tóquio, ainda está muito lotada para os serviços que oferece. Isto significa que você estará lotado no metrô e no ônibus, terá dificuldades para encontrar moradia e terá que fazer fila para tudo.