Istambul, com mais de 15 milhões de habitantes, é a maior cidade da Turquia e o centro histórico, cultural e econômico do país. Situada entre a Europa e a Ásia, esta cidade impressionante é vista como a ponte entre o Ocidente e o Oriente, com uma comunidade expatriada em constante crescimento. Aqui estão alguns dos prós e contras de se morar em Istambul.
Tabela de Conteúdos
✅ Vantagens de morar em Istambul
A principal vantagem de Istambul é que ela desempenha um papel fundamental na indústria, no comércio e na cultura da Turquia. Um fato muito atraente, que se reflete no fato de Istambul ser atualmente o lar de mais de 30.000 empresas internacionais.
Você deve saber que a Turquia tem cerca de vinte Sítios do Patrimônio Mundial, sendo Istambul a cidade mais turística do país. Suas ruas estão repletas de mercados, palácios e mesquitas e, como se isso não fosse suficiente, as costas do Mar Egeu têm muitos sítios arqueológicos de grande importância.
Além disso, quando se trata de oportunidades de investimento, Istambul apresenta um cenário ideal, já que é uma cidade com muitos mercados inexplorados. Além disso, o investimento constante de empresas estrangeiras nos setores automotivo, agrícola, tecnológico e turístico cria múltiplas oportunidades para as PMEs e outras empresas menores.
❌ Desvantagens de morar em Istambul
A qualidade de vida dos habitantes de Istambul não é boa, pois é uma cidade com muitos problemas em termos de organização e poluição, que poderia muito bem ser considerada uma das mais caóticas da Europa. Os níveis de criminalidade e impunidade na cidade são exorbitantes, e os conflitos políticos e ideológicos são um impedimento constante para o progresso de todo o país.
Por outro lado, a Turquia tem uma das mais altas taxas de desemprego da Europa, e Istambul é o maior reflexo disso, com 12% de desemprego. A isto se soma o fato de que os salários turcos estão entre os mais baixos do mundo, em torno de 7.000 euros por ano, com condições de trabalho extremamente ruins, o que o torna um dos piores lugares para se trabalhar no velho continente.
O tráfego em Istambul é insuportável, e é por isso que a maioria dos residentes de Istambul prefere se locomover em motocicletas ou a pé em vez de enfrentar o tráfego congestionado da capital. Não é raro ficar preso por horas nas principais estradas da cidade, o que torna o acesso ao trabalho problemático.
Por outro lado, há um alto nível de poluição particulada no ar, que também afeta a qualidade da água e a saúde pulmonar de seus cidadãos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, Istambul é uma das cidades mais poluídas da Europa.
A qualidade dos serviços pode ser muito melhorada. Os habitantes das principais áreas da cidade reclamam de constantes apagões e cortes repentinos de água. Além disso, Istambul é uma das cidades com os piores serviços de internet e comunicação da Europa.
A corrupção também é uma grande preocupação, e permeia todos os níveis da sociedade. É um lugar onde os favores têm que ser pagos e solicitados, seja para obter um papel importante ou para permitir a impunidade de um crime.
Finalmente, há a questão da educação universitária. Istambul tem dezenas de universidades de renome, tais como a Universidade de Istambul ou a Universidade Marmara, que já foram de classe mundial. Infelizmente, a paisagem mudou, e hoje a qualidade do ensino superior na cidade tem sido criticada por sua baixa qualidade.
Moyse G García nos mostra em seu vlog como é a vida em Istambul. Do positivo para o negativo, ele também mostra todas as suas compras na cidade turca. Aproveite: