Morar em Genebra

Esta cidade suíça de língua francesa é a sede européia da ONU e também a sede da Cruz Vermelha Internacional. A “menor metrópole do mundo” é universalmente conhecida como a Capital da Paz, o que lhe dá uma idéia do porquê de ser a cidade mais internacional da Suíça. Se você está pensando em se mudar para lá, convidamos você a ler este artigo para aprender sobre os prós e os contras de morar em Genebra.

morar-em-genebra

✅ Vantagens de morar em Genebra

Genebra, como a Suíça em geral, é um dos lugares mais seguros do mundo. Quando você chegar, o mínimo que lhe preocupará é algo que tenha a ver com sua segurança pessoal. Isso é tratado por uma das mais eficientes forças policiais conhecidas hoje em dia.

Além disso, a cidade é uma das mais limpas e menos poluídas da Europa e é considerada um exemplo a seguir em termos de manutenção e gestão de propriedade pública. Além disso, o sistema de saúde é excelente.

Por outro lado, você deve saber que a Suíça é, juntamente com a Noruega, o país com o maior salário médio da Europa, um fator que é acompanhado por um alto poder de compra de seus habitantes. Isto é especialmente notável em Genebra, uma cidade onde as taxas de desemprego estão entre as mais baixas do mundo, o que é reforçado quando vemos que é também uma das cidades suíças com o maior número de estrangeiros trabalhando.

A cidade abriga centenas de empresas internacionais, muitas das quais estão sempre à procura de profissionais fluentes em diferentes idiomas, incluindo o espanhol. É por isso que recomendamos que você se informe sobre empresas locais que publicaram ofertas de emprego destinadas a falantes de espanhol. Para isso, você tem portais como Linkedin ou EURES, este último financiado pela própria Comissão Européia. Se, além de seu espanhol nativo, você for fluente em um dos dois idiomas falados no país (francês, no caso de Genebra), suas oportunidades de trabalho serão melhoradas.

Outra grande atração está na área do ensino superior. A Universidade de Genebra é reconhecida como uma das melhores de todo o continente europeu. Mas esta não é a única alternativa para exercer uma profissão, pois a cidade também abriga centros educacionais como a EU Business School, ou a internacionalmente reconhecida Academia de Direito Internacional Humanitário e Direitos Humanos de Genebra.

❌ Desvantagens de viver em Genebra

Em geral, todos nós associamos a Suíça a um paraíso fiscal, onde o dinheiro é sempre bem-vindo. Mas este não é o caso dos imigrantes, cujo número poderia ser limitado a menos de 3% da população total do país nos próximos anos. Ainda assim, devemos reconhecer que o caráter internacional de Genebra, por causa das instituições que acolhe, poderia mitigar esta fuga em massa de imigrantes.

Quando você faz planos para se mudar para esta cidade, a primeira coisa que você deve fazer é verificar suas disponibilidades monetárias. Tenha em mente que viver nesta cidade é muito mais caro do que em Madri. O custo de vida será maior quando você incluir o custo de aluguel, assumindo que o aluguel de um apartamento de um quarto no centro da cidade custará mais de 1.700 euros por mês.

A maioria dos estrangeiros se queixa de como é difícil conseguir um emprego rapidamente ou pelo menos em um período de tempo razoável. Acrescente a isto os pesados procedimentos para obter uma permissão de trabalho se você não for de um país europeu. Entretanto, uma vez que você consiga regularizar sua situação no país e adaptar-se aos seus costumes e modo de vida, não há dúvida de que Genebra será um ótimo lugar para se viver.