Estocolmo é uma bela cidade localizada na Suécia, seu nome na língua nativa da localidade seria Estocolmo. Justamente a linguagem é uma das variáveis que você deve considerar mais se quiser começar uma vida nesta cidade. Os principais idiomas são sueco e finlandês (da Finlândia), porém, você também ouvirá bósnio, sírio, árabe, turco, curdo, persa, holandês, espanhol, sérvio e croata. Portanto, você terá um verdadeiro prazer se seu objetivo final for aprender idiomas. É hora de dar uma olhada no que é morar em Estocolmo.
Viver em Estocolmo: você precisa desta informação
Como em qualquer país, temos o setor público e o setor privado. O setor privado é composto por lojas, empresas, fábricas, empresas de construção, escritórios jurídicos, transportes e restaurantes, que representam cerca de 70% do setor de emprego.
O setor público é composto por aqueles que dependem do Estado, como as administrações municipais e provinciais. Em Estocolmo, os empregos são variados em saúde, educação, segurança, serviços sociais, proteção ambiental, gestão de resíduos e proteção civil. Há amplo espaço para trabalhos especializados e não especializados, como por exemplo:
- Engenheiros
- Desenvolvedores
- Assistentes sociais
- Enfermeiros
- Arquitetos
- Professores
- Cozinheiros
- Maçons
- Mecânica
- Motoristas
- Carpinteiros
- Pintores
- Operadores
- Técnicos
A moeda em circulação é o SEK, e há notas de 20, 50, 100, 200, 500 e 1.000 coroas suecas, e moedas de 1, 2, 5 e 10. Se você tem dólares, euros ou qualquer outra moeda, há muitos lugares para fazer troco, mas eu recomendo que você vá a um banco. Você também deve estar ciente de que existe uma restrição na quantidade de dinheiro que você pode trazer para a Suécia.
O salário líquido médio dos suecos é atualmente de 2.300 euros, no entanto, em Estocolmo você sempre ganha um pouco mais, então estaríamos falando de um trabalhador médio que ganha o equivalente a cerca de 2.700 euros por mês.
Se você mora em Estocolmo, não deve perder os seguintes lugares:
- O Museu Vasa
- O Museu Skanse ao ar livre
- Gamla stan- cidade velha
- O Palácio Real – Kungliga Slottet
- O Hall- Stadshuset, na cidade de Estocolmo
- O Museu Moderno
- O Museu Fotografiska
- Parque de diversões Grona Lund
- Museu ABBA
- O Arquipélago
A principal desvantagem de se viver em Estocolmo é que é a cidade mais cara da Suécia. Uma coisa surpreendente é que você não paga pela água e não há gás; no entanto, eles têm um serviço de eletricidade que é extremamente caro, já que todos os aparelhos funcionam com eletricidade. Se você está considerando o serviço de internet, primeiro você deve ter passado pelo menos 6 meses de sua estadia para poder solicitar este benefício, assim como o contrato de telefone celular.
Os aluguéis são bastante caros por ser a principal cidade, portanto, uma boa opção é morar nas cidades vizinhas. Estima-se que pode levar quase 2 anos para conseguir um bom arrendamento; no entanto, isto não significa que você não possa obter algo que valha a pena.
É tudo uma questão de calcular e analisar suas opções de moradia e trabalho, porque cada começo é difícil, mas não significa que seja fatídico. Assumir um risco tem um certo encanto quando o risco aponta para seu sucesso.
Qual é o custo de vida em Estocolmo? Neste vídeo, eles explicam a você: